Geral

Curso de perícia em incêndio florestal capacita servidores

Publicado

em


No período mais crítico da seca, o Distrito Federal enfrenta o desafio de combater inúmeros focos de incêndio florestal, o que acaba trazendo o questionamento sobre a origem do fogo e se suas causas são naturais ou provocadas.

Para tentar responder essas perguntas, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ministra o curso de Perícia em Incêndio Florestal.

O curso teve início nesta segunda (18) e segue até o sábado (23), com aulas teóricas e práticas, entre 8h e 18h, no Grupamento de Proteção Ambiental – GPRAM/CBMDF e no Parque Nacional de Brasília| Foto: Divulgação/Sema

O evento abre o ciclo 2021 das atividades de capacitação previstas no Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PPCIF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema). Até novembro, serão ministradas outras três capacitações: Resgate de Fauna em Incêndio Florestal; Embarque e Desembarque em Aeronaves, com APH Avançado, e Curso sobre Sistema de Comando de Incidentes (SCI Intermediário).

Esses cursos serão realizados em parceria com o Jardim Zoológico de Brasília, Aeronáutica e Corpo de Bombeiros Militar, respectivamente. As vagas são destinadas a servidores que atuam na área em órgãos que integram o PPCIF.

“Esse curso é essencial para que se possa tanto responsabilizar a pessoa que iniciou o incêndio como para dar uma resposta à sociedade capaz de trazer subsídios para trabalhar a prevenção”Alexandre Pereira, analista ambiental

O curso de perícia em incêndio florestal teve início nesta segunda (18) e segue até o sábado (23), com aulas teóricas e práticas, entre 8h e 18h, no Grupamento de Proteção Ambiental – GPRAM/CBMDF e no Parque Nacional de Brasília.

O objetivo é capacitar servidores dos diversos órgãos que integram o PPCIF para identificar, em campo, elementos e indícios que contribuam para investigar e determinar as causas de incêndios florestais e prepará-los para redigir laudos que subsidiem a elaboração de autos de infração ambientais.

“Também buscamos aumentar a capacidade de identificar e autuar os responsáveis por crimes ambientais nas áreas de preservação, onde a perícia é fundamental para aprender como preservar as áreas afetadas e concluir com mais precisão a origem dos focos de incêndio”, afirma a coordenadora técnica do PPCIF, Carolina Schubart, da Sema.

Segundo o analista ambiental Alexandre Pereira, um dos quatro instrutores do curso, as aulas abordam diversos aspectos do incêndio com o objetivo principal de encontrar a origem e entender a dinâmica do fogo. Assim, é possível buscar saber onde começou, entender o que o motivou e, se for constatado que foi provocado por uma pessoa, chegar de fato a quem o iniciou e poder responsabilizá-la administrativa e até criminalmente.

O objetivo é capacitar servidores dos diversos órgãos que integram o PPCIF para identificar, em campo, elementos e indícios que contribuam para investigar e determinar as causas de incêndios florestais e prepará-los para redigir laudos que subsidiem a elaboração de autos de infração ambientais| Foto: Divulgação/Sema

Resposta para a sociedade

“Portanto, esse curso é essencial para que se possa tanto responsabilizar a pessoa que iniciou o incêndio como para dar uma resposta à sociedade capaz de trazer subsídios para trabalhar a prevenção. Se a gente sabe o motivo, o que faz as pessoas colocarem fogo, consegue traçar campanhas de educação ambiental especificas ligadas aos motivos das ocorrências em determinada região”, diz Alexandre.

O gerente de Preservação do Jardim Botânico de Brasília, Diego Miranda, acredita que o curso vai ser de grande valia para o espaço. “Tendo em vista que esse é um tipo de capacitação que as instituições têm certa carência”, ele afirma.

“Há poucos funcionários capacitados para a elaboração de investigação de incêndios florestais, podendo chegar aos seus culpados e às unidades tomarem as providências cabíveis. Quem ganha com isso são as unidades de proteção do DF e as instituições que estão participando, fortalecendo, assim, o PPCIF”, acrescenta.

Saiba mais sobre o PPCIF aqui

*Com informações da Sema

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA