Política

Comissão de Segurança Pública, comandada pelo deputado Delegado Eduardo Prado, realiza reunião nesta quinta-feira

Publicado

em


A Comissão de Segurança Pública do Parlamento de Goiás se reúne nesta quinta-feira, 19, a fim de apreciar dez matérias propostas pelos deputados. Sete delas habilitadas à distribuição e três aptas à votação. Dentre os textos a serem votados, dois possuem parecer pela aprovação e um pela rejeição. A sessão híbrida acontecerá às 13h30, comandada pelo presidente do colegiado, deputado Delegado Eduardo Prado (DC).

Os trabalhos podem ser acompanhados pelo público em geral pelo site oficial do Legislativo estadual, por meio da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta e 8 da NET Claro) e, também, pelo Youtube.

Uma das proposituras com parecer favorável a ser votada trata da proibição de visitas íntimas nos estabelecimentos penitenciários de Goiás, defendida pelo deputado Henrique Arantes (MBD). A outra, de autoria do deputado Lucas Calil (PSD), refere-se a  utilização de veículos automotores apreendidos em razão da prática de ilícitos administrativos ou penais pelo Poder Executivo.

Segundo Arantes, no texto do processo nº 2024/19, por entender que a Constituição Federal, quando versou sobre direitos dos presos, ou seja, dessa categoria de indivíduos, que incidiram em falta com a sociedade e quebraram o pacto social, “em passagem alguma, lhes assegurou visitas íntimas ou contato reservado com familiares, prova disso é o disposto no artigo 5°“, ressalta ao citar a íntegra da legislação. O parlamentar lança mão da Lei Federal nº 7.210, de 1984, Lei de Execuções Penais (LEP), ao afirmar que na referida legislação, “inexiste qualquer dispositivo que garanta a visita íntima”.

Por fim, Arantes argumenta que “seria um contrassenso consignar uma determinada benesse a essa categoria que resulte em risco para a manutenção do próprio sistema carcerário e da política de segurança pública, algo que se percebe com maior intensidade nos estabelecimentos penitenciários federais na medida em que pode ser interpretado como última ratio da sociedade na tentativa de desmobilizar as fortes cadeias de comando do poder paralelo”, afirma o parlamentar ao fazer uso de nomenclaturas do Direito Penal.

Veículos apreendidos

Por sua vez, o deputado Lucas Calil, no texto do processo nº 2007/20,  salienta que veículos automotores somente poderão ser utilizados pelo Executivo estadual se permanecerem apreendidos por tempo superior a 365 dias sem serem reclamados pelos respectivos proprietários. “O objetivo da proposta é desafogar os pátios do Detran e assim reduzir custos ao Estado”, garante Lucas. 

As matérias:

Distribuição

Processo nº 5369/19 – Deputado Karlos Cabral – Cria a Política de Pessoas Desaparecidas a fim de desenvolver ações coordenadas para auxiliar na prevenção, localização e assistência a pessoas desaparecidas e seus familiares.

Processo nº 2911/20 – Deputado Julio Pina – Obriga a afixação de cartazes informativos sobre o dever lagal de comunicação às autoridades competentes, de casos de estupro e assédio sexual. 

Processo nº 3485/20 – Deputado Jeferson Rodrigues – Institui a Política de Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos. 

Processo nº 3808/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Prevê a substituição da placa de veículo automotor que tenha sido clonada. 

Processo nº 4763/20 – Deputado Bruno Peixoto – Voltado aos cargos do pessoal da diretoria-geral da Polícia Civil e da superintendência de Polícia Técnico-Científica, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO). 

Processo nº 4974/20 – Deputado Karlos Cabral – Institui o serviço de denúncia de violência contra a mulher via WhatsApp.

Processo nº 4205/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Trata de resguardar informação a respeito das placas de veículos de propriedade de policiais civis e militares e servidores socioeducatlvos.

Votação

Processo nº 2024/19 – Deputado Henrique Arantes – Proíbe visitas íntimas nos estabelecimentos penitenciários de Goiás. Relatado pelo deputado Humberto Teófilo pela aprovação.

Processo nº 2007/20 – Deputado Lucas Calil – Os veículos automotores apreendidos em razão da prática de ilícitos administrativos ou penais poderão ser utilizados pelo Poder Executivo. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo pela aprovação.

Processo nº 3766/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Trata da publicação de fotografias e informações de pessoas desaparecidas nos sítios eletrônicos da administração pública estadual. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo pela rejeição.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA