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Cinquenta novas bocas de lobo em Taguatinga Norte

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Obras por toda parte: segurança de pedestres e motoristas é prioridade | Fotos: GDF Presente

“É um serviço importante, que vai melhorar bastante a vida das pessoas dessa região, porque estamos ampliando a evasão da água” Elton Walcácer, coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente

O GDF Presente está ampliando o sistema de captação de águas pluviais na QNA 54 de Taguatinga Norte. Os trabalhos, executados por empresa terceirizada, tiveram início na última quinta-feira (6). A meta é instalar em toda a avenida cerca de 50 novas bocas de lobo, evitando, com isso, transtornos como alagamentos e enxurradas.

“Onde só tinha uma grelha para captar a água da chuva, haverá agora de duas a quatro bocas de lobo no modelo meio-fio vazado, que vai aumentar o escoamento”, explica o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcácer. “É um serviço importante, que vai melhorar bastante a vida das pessoas dessa região, porque estamos ampliando a evasão da água.”

Assim espera o mecânico Tiago Luiz Sousa, 26 anos, que há três meses alugou o espaço de uma oficina em frente a uma boca de lobo que só lhe trazia problemas. “Quando chove, o bueiro não consegue suportar a quantidade de água e ela desce para cá, alagando toda a área”, conta. “Acredito que, aumentando as bocas de lobos, esse problema vai acabar, evitando também buracos no asfalto.”

O segurança Ronaldo Vieira, morador: “Boa a iniciativa do governo de ampliar as captações de água na região”

Seis homens trabalham no local com ajuda de uma pá mecânica, usada para alargar a parte subterrânea da boca de lobo. Feita a sarjeta, ou seja, o buraco, que tem em média 1,20 metro de profundidade, vem o assentamento da base, com blocos de cimento. Cada boca de lobo geralmente é construída em dois dias. “Mas temos demorado mais tempo por causa da chuva, que vem e desmancha o serviço feito”, lamenta o encarregado da obra, David Silva.

Morador da QND, setor próximo ao local estão sendo ampliadas as bocas de lobos, o segurança Ronaldo Santos Vieira, 51 anos, estava acompanhando atentamente a obra. “Esse problema com os bueiros aqui é antigo”, explica. “Boa a iniciativa do governo de ampliar as captações de água na região, porque, quando chove, tudo aqui vira um caos.”

Tapa-buraco

Entre uma trégua e outra das águas que castigam o DF nesses dias, os trabalhos de tapa-buraco seguem na programação das equipes do GDF Presente. Em Ceilândia, foram aplicadas mais de 6 toneladas de massa asfáltica na restauração de pavimentos das entrequadras EQNM 3/5 e EQNO 13/15.

Já nas quadras 2, 3 e 4 da QIS, de Taguatinga Norte, cerca de 50 buracos foram tapados em um dia, numa operação que envolveu equipes da Novacap e da administração local.

Ainda em Taguatinga Norte, na QNB 9, as obras de reforma de um amplo estacionamento na área comercial do setor foram finalizadas, na última quinta-feira (6), com a reposição de novos bloquetes. “O estacionamento estava bem deteriorado na entrada e na saída, e essas partes foram reconstruídas”, revela o coordenador do Polo Oeste II. “Quanto aos trabalhos de tapa-buraco, são demandas prioritárias nas regiões administrativas, sobretudo nesse período de chuva”.

Segundo o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, os planos para manutenção para 2022 são audaciosos. “Mesmo com as chuvas torrenciais das últimas semanas, montamos uma operação de emergência para minimizar os estragos das chuvas”, afirma. O gestor lembra, ainda, que as obras do túnel de Taguatinga seguem ininterruptas.

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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