Geral

Cidade da Segurança Pública é lançada no Paranoá

Publicado

em


“Fazer um governo cada vez mais horizontal, próximo da população e com atendimentos cada vez mais eficientes e humanos é uma determinação do nosso governador Ibaneis Rocha”Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF

Lançado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), nesta quarta-feira (10), no Paranoá, o projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) seguirá até o próximo domingo (14), com reforço do policiamento na região e no Itapoã. As ações de prevenção à criminalidade e os serviços,  como emissão de carteira de identidade, poderão ser acessados até sábado (13), das 9h às 14h, na Praça Central do Paranoá.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes dos poderes Executivo e Legislativo local, das forças de segurança, gestores da SSP-DF, populares e lideranças comunitárias. A solenidade foi transmitida por meio do perfil da pasta no Instagram.

“Este é um projeto de governo, que reúne diversos órgãos com foco na prevenção e repressão criminal, que atuam de forma integrada, coordenada e concentrada em um único local, sendo possível, assim, acessar mais facilmente as demandas da população e atendê-las”, afirma o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. “Fazer um governo cada vez mais horizontal, próximo da população e com atendimentos mais eficientes e humanos é uma determinação do nosso governador Ibaneis Rocha”, acrescenta.

Projeto Cidade da Segurança Pública (CSP) seguirá até o próximo domingo (14), com reforço do policiamento na região e no Itapoã | Fotos: Divulgação/SSP-DF

A CSP é um projeto itinerante da SSP-DF, integrante do programa estruturante da Segurança Pública local, o DF Mais Seguro. Além das forças de segurança – polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Detran-DF -, a CSP reúne, ainda, instituições parceiras, como a Secretaria de Segurança do Estado de Goiás (SSP-GO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

Também fazem desta edição as secretarias de Administração Penitenciária (Seape), da Mulher (SM), de Saúde (SES), de Desenvolvimento Social (Sedes), do Trabalho (Setrab), de Justiça (Sejus) e DF Legal; o Banco de Brasília (BRB), Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Administração Regional do Gama e Neoenergia BSB.

Lançamento do projeto itinerante da SSP-DF, nesta quarta (10), que conta com várias instituições parceiras

Durante a cerimônia, o titular da pasta explicou a importância do projeto e da atuação integrada para redução da criminalidade no DF. “Temos conseguido atingir os melhores índices criminais já registrados no DF. Estamos seguindo para finalizar mais um ano com redução histórica, como ocorreu nos dois últimos anos. Os dados positivos resultam de uma série de esforços, do comprometimento de cada agente de segurança pública e de um governo que coloca a segurança pública como prioridade”, completa Danilo.

O administrador regional do Paranoá, Sérgio Damaceno, agradeceu a realização do projeto na região. “Esta é uma data histórica para a nossa cidade. Estamos avançando em ações e melhorando a qualidade de vida de nossa população. Esta praça que estamos, por exemplo, apesar de ser uma região central, antes deste governo servia como ponto de tráfico de drogas. Hoje vemos crianças e famílias dividindo o mesmo espaço”, comemora.

Para o administrador regional do Itapoã, Marcus Cotrim, região que também terá o policiamento reforçado até o próximo domingo (14), a realização do projeto será essencial para região como um todo. “Este é um marco para nossa cidade”.

Participaram da cerimônia a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, e de Governo, Valmir Lemos, o comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Vasconcelos, o vice-diretor do Detran-DF, Gustavo Amaral, e os deputados distritais João Hermeto e Roosevelt Vilela.

Participação da população  

“É muito importante que a comunidade venha prestigiar, interagir e ver que o serviço público vem até eles”, disse Denisvaldo Cruz

Denisvaldo Cruz, 56 anos, descobriu o evento enquanto caminhava para levar os filhos à escola. Chegando à casa, contou para a esposa que seria possível tirar a segunda via do RG no ônibus da identidade solidária da Polícia Civil (PCDF). “Ela precisava atualizar o documento com o estado civil de casada e o serviço que a CSP promoveu nos ajudou bastante”, contou o servidor público. “É muito importante que a comunidade venha prestigiar, interagir e ver que o serviço público vem até eles”, acrescentou o morador.

O jovem Alessandro Macêdo, 19 anos, também prestigiou o primeiro dia do evento e aproveitou para conhecer um pouco mais as forças de segurança. “É uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem mais de perto a área de segurança pública do DF”, opinou. Uma das exposições que chamou a atenção do professor de robótica foi a da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Foi bem bacana conhecer os equipamentos e ter um pouco de contato com a realidade deles durante a atuação. Eventos assim são importantes para a comunidade”, declarou.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA