Distrito Federal

CEB faz procedimento para abertura de comportas do Paranoá

Publicado

em


Com as fortes chuvas que vêm caindo em todo o Distrito Federal e arredores, o reservatório de águas do Lago Paranoá alcançou, na madrugada de hoje, a cota de 1.000,60 metros. Desta forma, a CEB Geração informa que, a partir das 12h de hoje, após o sobrevoo de helicóptero realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF, com a finalidade de controlar o volume de água represado, adotará o procedimento de abertura de comportas da Barragem do Paranoá, atendendo aos protocolos de segurança.

1.000,60 metrosCota atingida na madrugada desta segunda-feira, provocada pelas fortes chuvas que caem no DF

“Os três primeiros meses de do ano são os mais chuvosos no Distrito Federal. Com o aumento do volume de água, a equipe técnica da CEB Geração sinalizou a necessidade iminente de abertura das comportas do vertedouro da Barragem Paranoá”, explica o Diretor-Geral da CEB Geração, Eduardo Roriz. “Essa ação é necessária para que os níveis da Barragem permaneçam dentro de patamares confortáveis e em conformidade com as normas técnicas”, completa ele.

“Será a primeira abertura de comportas após termos investido na completa renovação do sistema de notificação sonora da Barragem”, lembra o Presidente da CEB, Edison Garcia. “Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora serão finalmente utilizados para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragem”, completou.

Todo o trabalho de preparação do sistema, desenvolvido pelas equipes da CEB Geração durante a pandemia, agora serão finalmente utilizados para alertar a população ribeirinha sobre a abertura de comportas e os riscos à jusante da barragemEdison Garcia, presidente da CEB

O monitoramento e controle do nível do lago é uma atribuição da CEB Geração, que desde ontem tem se preparado para a abertura de comporta, conforme procedimento operacional de controle vazão da Barragem Paranoá.

Deste modo, nesta manhã (15.02), a Companhia notificou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, para mobilização na execução do procedimento, com de sobrevoo de helicóptero, antes da abertura das comportas, nas áreas a jusante da barragem e aviso in loco nas comunidades. O alerta tem a finalidade de avisar a população para que fique atenta às mudanças repentinas no volume do Rio Paranoá. Pedimos para que se evite circular às margens do Rio, o que inclui a prática de pesca e banho no local.

*Com informações da CEB Geração

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA