Geral

Caravana Desenvolve DF desembarca em Ceilândia

Publicado

em


Os empresários de Ceilândia serão atendidos até 16 de outubro no estacionamento ao lado da administração regional da cidade | Fotos: P.H. Carvalho/ Agência Brasília

Os empresários Josiane Magalhães e Jackson Alves vêm enfrentando problemas para impulsionar a casa de festas infantis que administram no P Sul. No terreno da Terracap, não conseguem realizar obras de adequação do espaço. Já no modelo de empresa em que estão cadastrados, vivem no limiar entre tentar crescer, mas travados por exigências que não conseguem atender diante da crise.

Nesta quinta-feira (7), os dois estiveram no centro de Ceilândia e buscaram ajuda na Caravana Desenvolve DF, programa do Governo do Distrito Federal (GDF) que desembarcou na cidade com o objetivo de regularizar a situação de empresários que enfrentam problemas jurídicos e burocráticos – e não conseguem crescer.

“Queremos dar aos empresários chances de crescer sem burocracia, porque é gerando trabalho e renda que a gente gera tranquilidade”Governador Ibaneis Rocha

“Muita coisa feita no passado foi desenvolvida sem compromisso e sem responsabilidade jurídica com o empresário, que é o gerador de emprego. Queremos dar a eles chances de crescer sem burocracia, porque é gerando trabalho e renda que a gente gera tranquilidade”, afirmou o governador Ibaneis Rocha, em solenidade de lançamento do projeto nesta quinta-feira (7).

São cinco os tipos de atendimentos do Caravana Desenvolve DF: análise técnica de processos em andamento dos antigos programas; orientação para a abertura de empresas, registros e licenciamentos; auxílio para autônomos informais se transformarem em microempreendedor individual (MEI); atendimento com contadores especializados em gestão empresarial e planejamento tributário; e orientação com representantes de bancos sobre acessos a linhas de crédito.

Atendimento diferenciado

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Desenvolve DF aperfeiçoou e melhorou os antigos Pró-DF, Proin, Prodecon e Pades – projetos lançados em gestões anteriores que ainda prendiam os pequenos e microempresários na teia da burocracia. A caravana conta ainda com os apoios da Terracap e do Sebrae-DF.

Para evitar aglomerações, os interessados devem agendar a solicitação pelo WhatsApp no número (61) 99317-6542

“Essa primeira parada da caravana traz um atendimento diferenciado aos pequenos negócios, que é uma determinação do governador Ibaneis, incluindo orientação sobre o cadastramento dessas empresas aos cartões sociais, como o de material escolar e creches, além de fomento ao crédito junto ao BRB”, explicou o secretário Márcio Faria.

O atendimento a empresários ocorre até 16 de outubro no estacionamento ao lado da Administração Regional da Ceilândia. O atendimento ao público ocorre nesta sexta-feira (8) e, de 13 a 15 de outubro, sempre das 9h às 17h. Para evitar aglomerações, os interessados devem agendar a solicitação pelo WhatsApp (61) 99317-6542.

Diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim diz que essa fase do projeto está dentro do desenhado pelo governo para regularização da situação dos empresários. “O Estado está vindo aqui para ouvir esses empreendedores, entender os problemas e mostrar as soluções na legislação criada pela gestão do governador Ibaneis Rocha.”

O projeto também vai capacitar os empresários com palestras e treinamentos. “Fazemos aqui o primeiro atendimento, principalmente àqueles que buscam sair da informalidade e não sabem qual o primeiro passo para se regularizarem como empresa”, conta a diretora-técnica do Sebrae-DF, Rose Rainha.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA