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Caesb lança novas funcionalidades em seu aplicativo

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A Caesb lançou, neste mês, três novas funcionalidades para o seu aplicativo de autoatendimento. Agora, além dos serviços já ofertados, os usuários podem solicitar a autoleitura, gerar PDF da segunda via de conta e salvar ou compartilhar por e-mail ou Whatsapp, e registrar extravasamento de esgoto por meio do canal verde (técnicos e fiscais do Ibram [Instituto Brasília Ambiental]).

A ferramenta autoleitura já existe no site e agora está disponível no app. Ela permite que o próprio usuário forneça a leitura do medidor do hidrômetro, porém, Para tanto, o cliente deverá realizar o cadastro no aplicativo.

Até o momento, o aplicativo possui mais de 60 mil usuários ativos no sistema Android e 13 mil no sistema iOS, da Apple

Segundo o superintendente de Comercialização da Caesb, Diego Rezende, o cadastramento só é possível para as inscrições na qual o usuário é atual responsável financeiro.

“O usuário deve informar a leitura encontrada no hidrômetro com antecedência de até 3 dias da data programada. Após 05 dias úteis da informação da leitura, ficará disponível, no app, a conta processada para pagamento. Nos meses de abril e outubro, o cliente deverá permitir, na data prevista para execução da leitura, o acesso ao hidrômetro para vistoria e confirmação de registros”, explica Diego.

Outra nova funcionalidade é a opção de salvar como PDF a segunda via da fatura ou compartilhar o documento via e-mail, whatsapp ou drive. 

O desenvolvedor do novo aplicativo, o empregado Bernardo Vergne Dias, destaca que essas novas funções servem para ampliar o leque de serviços digitais oferecidos pela Companhia. “O objetivo da Companhia é trazer comodidade para nossos clientes, de forma que eles possam resolver mais facilmente suas necessidades, sem precisar sair de casa”, explica Bernardo.

Para os fiscais e demais servidores do Ibram, a Companhia desenvolveu uma funcionalidade exclusiva no app. Lá eles poderão comunicar o extravasamento de esgoto em parques e unidades de conservação. As ordens de serviço geradas por esses chamados serão classificadas como urgentes e encaminhadas como prioridade para a área de manutenção.

Para a chefe da área de Tecnologia de Informação da Caesb, Márcia Duarte, o objetivo é prestar um melhor atendimento ao cidadão ao reduzir a burocracia, simplificar o acesso e diminuir o tempo de espera. “Nossos técnicos trabalham diariamente para ofertar a maior quantidade possível de serviços em nosso app, sempre buscando oferecer canais de atendimento ágeis e modernos”, reforça Márcia.

Até o momento, o aplicativo possui mais de 60 mil usuários ativos no sistema Android e 13 mil no sistema iOS, da Apple. Somente na última semana, mais de três mil novos usuários baixaram o aplicativo. Nos últimos seis meses, o app foi aberto mais de 640 mil vezes pelos usuários, o que representa uma oportunidade de prestação de serviço pela Companhia.

Serviços disponíveis pelo app

O aplicativo disponibiliza atualmente inúmeros serviços, além de um link para a simulação da tarifa e outro para a Carta de Serviços: revisão de conta, alteração da data de vencimento, alteração de titularidade, informar vazamento na rua com uso de GPS, segunda via de conta, consultar e informar falta d´água, vazamento no hidrômetro, desobstrução de esgoto, consumo de água, situação dos protocolos, mapa de balneabilidade e cartilha caça-vazamentos.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, clique aqui.

Para baixar o aplicativo no sistema iOS, clique aqui.

* Com informações da Caesb

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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