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Alta gastronomia e vinhos, um caminho aberto ao DF

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O enoturismo no Distrito Federal vem se desenvolvendo a cada dia para que, no próximo ano, com a inauguração da Vinícola Brasília, a região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), a 60 km a sudeste da capital federal, seja uma referência na rota de vinho do Brasil. Neste fim de semana, a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, acompanhou mais uma ação na área para projetar o segmento turístico à conquista de novos mercados em Brasília e no país.

“A conexão entre esses empresários vai impulsionar a nossa economia pelo turismo gastronômico e pelo enoturismo, gerando desenvolvimento local, emprego e renda” Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

A titular da Secretaria de Turismo (Setur) visitou a região acompanhada pelo empresário Juscelino Pereira, da Rede Piselli, grupo da alta gastronomia de São Paulo (SP), para se encontrar com investidores do polo vinícola do PAD-DF – os empresários Ronaldo Triacca, Rodrigo Sucena e Erbert Araújo.

A meta é integrar e conectar grupos econômicos para o desenvolvimento regional pelo olhar do turismo. Com esse objetivo, a Setur está coordenando ações para fortalecer o enoturismo, cujo alto valor agregado alavanca outros segmentos do setor, como ecoturismo, turismo de aventura, de experiência, rural, gastronômico, comercial e de contemplação.

Grupo organizado pela Setur visitou a região do PAD-DF: negócios promissores para a região | Foto: Aurélio Pereira/Setur

A secretária de Turismo lembrou que o trabalho conjunto do poder público com a iniciativa privada com vistas a bons resultados para a comunidade é uma característica do Governo do Distrito Federal (GDF). “A conexão entre esses empresários – que, além do talento e da jornada de superação, querem contribuir com a nossa cidade –  vai impulsionar a nossa economia pelo turismo gastronômico e pelo enoturismo, gerando desenvolvimento local, emprego e renda”, afirmou. “Essa é a linha de trabalho do nosso governo, que busca gerar resultados efetivos. A hora é de ação.”

Produtores locais

Ronaldo Triacca destacou que, no momento em que o enoturismo está nascendo na região, o apoio do GDF é fundamental para dar visibilidade e fortalecer os empreendimentos locais. “Ganhar grupos econômicos e fazer essa ligação conosco, agora que estamos iniciando um projeto de produção de vinhos finos e que tem tudo a ver com a alta gastronomia, é um ganho fantástico. Vai nos ajudar a fazer com que nossos vinhos sejam conhecidos em nível nacional”, declarou.

Durante a visita aos empreendimentos Villa Triacca e Ercoara, Juscelino Pereira teve a oportunidade de ver de perto o PAD-DF. A região abriga um importante cinturão verde, com grande produção de hortaliças, verduras, grãos, aves e suínos, por meio do uso de tecnologia de equipamentos e de irrigação.

É ali que está sendo implantado o projeto da Vinícola Brasília, que vai produzir vinhos de inverno considerados de alta qualidade. Essa iniciativa foi o mais chamou a atenção do empresário visitante. “Estou encantado com tudo que conheci hoje”, disse Juscelino. “O vinho é de alta qualidade e será muito bem-vindo em nosso restaurante, além de outros produtos que visitamos e conhecemos. Vamos incluí-los nas nossas pesquisas para entregar produtos mais frescos possíveis para o nosso cliente da cidade”.

A Vinícola Brasília é o resultado da união de dez amigos amantes do vinho e agricultores da região que identificaram na atividade uma oportunidade promissora para ampliar negócios, gerar renda e emprego. A vinícola é formada pelas empresas Miro Vinhos e Vinhedos Ltda., Ercoara Cordeiro e Vinho, Hartos Vitivinicultura, Vinícola Marchese, Omar Sena Vinhos e Vinhedos, Horus Vinhos e Vinhedos, Casa Vitor, Toscana do Cerrado, Vista Da Mata e Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos.

R$ 6 milhões Total investido, até o momento, na estrutura da Vinícola Brasília

A certeza de produzir vinhos de alta qualidade pelos empresários da região do PAD-DF tem uma razão: a amplitude térmica, apontou um dos sócios da Ercoara Cordeiro e Vinhos, Erbert Araújo. Na avaliação do produtor, a alternância das temperaturas altas durante o dia e as baixas durante a noite explica a qualidade da uva. O sol quente sem nebulosidade, explica ele, expõe as uvas ao calor.

“Durante o dia, as plantas estão trabalhando, fazendo a fotossíntese, puxando nutrientes do solo para colocar nos frutos; e, quando chega a noite, a temperatura cai e é o momento em que a planta descansa para concentrar as características fenólicas nas bagas”, ensina Erbert. “Isso vai dar estrutura ao vinho, futuramente. A grande vantagem do nosso clima é o período seco, que garante a produção de um vinho fino de altíssima qualidade.”

Bons negócios

O arrojado projeto arquitetônico foi desenvolvido por arquitetos locais e contará com tecnologia de ponta, que justifica o investimento de R$ 6 milhões até o momento. O espaço terá um enorme subsolo para armazenamento das barricas, loja para comercialização dos 11 rótulos, sendo um de cada vinhedo e o 11º, um blend com todos.  A inauguração está prevista para maio de 2022.

A produção inicial será de 60 mil litros/ ano, com previsão de  chegar a 500 mil litros/ano. A uva carro-chefe da vinícola será a Syrah. Outras castas podem entrar no portfólio de produção: Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Vermentino e Petit Verdot. A convicção dos sócios da Vinícola Brasília é que haverá boas safras de negócios para degustar.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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