Política

13 processos são deliberados na reunião da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor realizada nesta quinta-feira

Publicado

em


Em reunião híbrida realizada no início da tarde desta quinta-feira, 26, a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor deliberou sobre 13 processos constantes da pauta.  O colegiado apreciou 8 projetos de lei que já estavam aptos à votação, dentre eles, 7 com parecer favorável e um contrário. Outros cinco processos habilitados à distribuição, tiveram seus relatores definidos.

Entre os projetos com parecer favorável do relator, estava o processo nº 2649/20, de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC) – que teve apensado projeto de igual teor, do deputado Delegado Humberto Teófilo – e estabelece prazos para os estabelecimentos de ensino apresentarem planilha de custo aos consumidores. A proposta também prevê que o consumidor poderá solicitar a planilha a qualquer momento, restando à instituição de ensino o prazo de 10 (dez) dias úteis para apresentar os dados. E ainda que o cliente poderá escolher receber o documento presencialmente, por endereço eletrônico ou por meio de aplicativo de dispositivos móveis.

O parlamentar justifica que a lei se baseia em inúmeras vertentes previstas no Código de Defesa do Consumidor, mas especialmente sob a perspectiva do direito à informação adequada e ao direito à modificação e revisão de cláusulas desproporcionais ou excessivamente onerosas. Além disso, Prado lembra da crise vivida atualmente pelas famílias, em virtude da pandemia de covid-19: “cabe ressaltar a importância desta lei no atual momento vivido em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que provocou a interrupção das aulas em regime presencial e causou uma grave crise financeira para consumidores e prestadores de serviços educacionais”. O relatório do deputado Paulo Cezar Martins (MDB), favorável à proposta, foi aprovado por unanimidade. 

Outro relatório favorável de Paulo Cezar Martins, que também obteve aprovação do colegiado, foi ao processo nº 2484/20, proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania). O projeto de lei propõe que as instituições  bancárias em funcionamento em Goiás sejam obrigadas a concederem aos seus clientes que possuem conta salário o acesso a todos os serviços bancários mediante aplicativo e internet banking.

Segundo o parlamentar, a proposta visa a redução da ida dos clientes com conta-salário às agências bancárias, diminuindo assim, as possibilidades de contaminação pela covid-19. “O isolamento social é uma das mais importantes ferramentas na prevenção e combate ao coronavírus. No entanto, o  cliente bancário que opte com exclusividade pela conta salário não tem acesso a facilidades como a utilização de aplicativos e internet banking. Qualquer demanda bancária exige o encaminhamento do cliente ao banco, o que vai de encontro às exigências profiláticas adotadas pelo Governo do Estado e recomendadas pelo Ministério da Saúde. (…) É direito da instituição bancária comportar-se com seu cliente conforme o serviço por ele contratado. Entretanto, a atual conjuntura exige o comprometimento de toda sociedade em busca deste mesmo objetivo”, alega Cruvinel.

Já o Processo nº 2292/20, do ex-deputado Diego Sorgatto, que dispõe sobre a quitação de faturas em atraso das concessionárias fornecedoras de água e energia elétrica, antes da efetiva interrupção dos serviços, disponibilizando equipamentos para recebimento do pagamento por meio de cartão de débito ou crédito, teve parecer contrário do deputado Paulo Trabalho (PSL).   O parecer teve pedido de vistas do deputado Virmondes Cruvinel. 

Confira todos os projetos deliberados na reunião de hoje:  

Aprovados com parecer favorável: 
Processo nº 2033/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Proíbe a remoção de veículo por reboque público ou por empresa prestadora desse serviço, quando o responsável pelo mesmo estiver presente e em condições para efetuar a remoção. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 7033/19 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Obriga o uso de mangueiras transparentes nas bombas de combustíveis. Relatado pelo deputado Cairo Salim.
Processo nº 2818/20 – Deputado Dr. Antonio – Dispõe sobre a informação ao consumidor sobre o direito de arrependimento na compra por meio de comércio eletrônico. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo. 

Processo nº 2649/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Estabelece prazos para os estabelecimentos de ensino apresentarem planilha de custo aos consumidores. Relatado pelo deputado Paulo Cezar Martins.

Processo nº 2484/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Obriga as instituições  bancárias em funcionamento em Goiás a concederem aos seus clientes que possuem conta salário o acesso a todos os serviços bancários mediante aplicativo e internet banking. Relatado pelo deputado Paulo Cezar Martins.

Processo nº 4727/19 – Deputado Alysson Lima – Proíbe na convenção, regulamento ou regimento interno dos condomínios, apresentar cláusulas restritivas sobre a permanência de animais domésticos em suas unidades autônomas.  Relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado.

Processo nº 1822/20 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Revoga a Lei nº 20.729, de 15 de janeiro de 2020, que institui a obrigatoriedade dos produtores de alimentos congelados informar nas embalagens o peso anterior e posterior ao congelamento. Relatado pelo deputado Delegado Eduardo Prado.

Pedidos de vista 

Processo nº 2292/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre a quitação de faturas em atraso das concessionárias fornecedoras de água e energia elétrica, antes da efetiva interrupção dos serviços, disponibilizando equipamentos para recebimento do pagamento por meio de cartão de débito ou crédito. Relatado pelo deputado Paulo Trabalho.  

Distribuição:

Processo nº 3879/20 – Ex-deputado Diego Sorgatto – Dispõe sobre o prazo de envio de documentos de cobranças da forma que especifica em Goiás. Distribuído para relatoria a Virmondes Cruvinel.

Processo nº 3965/20 – Deputado Dr. Antonio – Trata do tempo máximo de espera para os atendimentos realizados nas lojas das operadoras de telefonia.  Distribuído para relatoria a Paulo Trabalho.

Processo nº 3966/20 –  Deputado Virmondes Cruvinel – Determina que as concessionárias de serviços públicos possibilitem a contestação de faturas de consumo por intermédio de plataforma digital.  Distribuído para relatoria a Humberto Aidar.

Processo nº 4025/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política de Publicação de Boletim de Dados relativos às políticas de assistência social.  Distribuído para relatoria a Paulo Trabalho.

Processo nº 4455/20 – Deputado Virmondes Cruvinel – Assegura ao consumidor a informação, em tempo real, pelas operadoras de telefonia móvel, sobre a redução de velocidade de conexão à internet móvel.  Distribuído para relatoria a Amauri Ribeiro 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA