Distrito Federal

Viaduto do Riacho Fundo mais próximo da realidade

Publicado

em


O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou nesta terça-feira (26), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o aviso de licitação da concorrência nº002/2020, que escolherá a empresa que vai construir o viaduto do Riacho Fundo, ao custo de aproximadamente R$ 16 milhões.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas concorrentes será em março | Crédito: Arte/DER

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes será no dia 5 de março deste ano , às 10h, na sede do Departamento.

A fase seguinte marcará a abertura das propostas de preço, que será analisada pela Comissão Julgadora Permanente (CJP). Posteriormente serão divulgadas as empresas habilitadas a participarem da concorrência, seguida pela escolha da vencedora do certame.

A etapa final será a assinatura do contrato e na sequência a assinatura da ordem de serviço, para início imediato dos trabalhos. Todo este trâmite leva aproximadamente 60 dias. Iniciados os serviços, a previsão de execução da obra é de 365 dias.

O local escolhido para a construção do viaduto é uma importante rota de entrada e saída de Brasília pela BR-060.

Planejamento

A obra de arte especial será construída na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/ DF-075), no acesso ao Riacho Fundo e à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) de Águas Claras. O local escolhido para a construção do viaduto é uma importante rota de entrada e saída de Brasília pela BR-060.

Além do Riacho Fundo, a EPNB faz ligação com outras cidades do Distrito Federal como Taguatinga, Santa Maria, Gama e Riacho Fundo II.

Alívio para os motoristas

No local onde será construído o elevado, hoje existe uma rotatória que causa grande congestionamento na região. Devido ao grande número de acidentes e as entradas e saídas das cidades, ali existem duas barreiras eletrônicas com velocidade de 40 km/h nos dois sentidos da via, que forçam os veículos a reduzirem consideravelmente a velocidade ao se aproximarem do balão.

A construção do viaduto vai acabar com esse problema, beneficiando aproximadamente 100 mil condutores que trafegam diariamente por aquele trecho.

“Quando concluirmos esta obra o trânsito desta região vai ter maior fluidez, principalmente nos horários de pico, com a eliminação do gargalo que faz com que o tráfego de veículos fique mais lento,” afirmou o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

O operador de telemarketing, Darlan Gonzaga, de 43 anos, morador do Riacho Fundo II, aguarda com ansiedade o dia em que trafegará pela DF-075 com tranquilidade e sem precisar parar na rotatória. “A EPNB é uma rodovia muito importante, por onde passam muitos carros e a construção desse viaduto vai desafogar muito o trânsito. E só de pensar em não parar mais nesse balão será ótimo”, comemorou.

*Com informações do DER

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA