Política

“Vamos seguir com um gabinete democrático e participativo”, afirma Karlos Cabral, reeleito para o quarto mandato

Publicado

em

Natural de Rio Verde e representante de todo o Sudoeste goiano, Karlos Cabral (PSB) segue, na 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), para seu quarto mandato. Reeleito nas eleições de 2022 com 18.777 votos, é servidor concursado do Poder Judiciário, pós-graduado em Direito Constitucional e possui MBA em Gestão Pública. 

Karlos Cabral é filho de um casal de trabalhadores rurais e, desde cedo, acompanhava a mãe em reuniões na igreja, o que o levou a participar de  grupos de jovens da Pastoral da Juventude. Foi neste espaço que compreendeu a importância da participação dos jovens na política para transformar a sociedade. Assim, em 2004, aos 24 anos de idade, disputou sua primeira eleição, para vereador de Rio Verde. 

Nas eleições de 2010, quando ainda era filiado ao PT, foi eleito deputado estadual pela primeira vez, com 14.427 votos. Já no pleito de 2014, alcançou a cadeira de primeira suplência do Partido dos Trabalhadores e assumiu o mandato em dezembro de 2016, na vaga surgida com a renúncia de Renato de Castro (UB). Em 2018, agora filiado ao PDT, tornou-se deputado estadual titular novamente, eleito com 15.941 votos. Filiou-se ao PSB, sua atual legenda, em abril de 2022. 

Na 19ª Legislatura, Karlos Cabral é presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios Públicos (FPCP-GO) e da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos (FPDSP-GO). Veja aqui os projetos de lei apresentados pelo parlamentar. 

Em entrevista à Agência de Notícias da Alego, o político aborda o desafio de estar presente em vários municípios durante a campanha eleitoral, mas destaca que, agora, pós-eleições, o momento pede que palanques sejam encerrados em nome do bem geral. Além disso, ressalta a renovação de cadeiras na Alego a partir de 2023, que se aliará à experiência dos parlamentares reeleitos, e a importância de se manter próximo ao povo goiano. Karlos Cabral comenta, ainda, as pautas que pretende priorizar nos próximos anos e o orgulho de ser o deputado vindo de Rio Verde com o maior número de mandatos da história do município. 

Confira abaixo a entrevista completa:  

Como avalia as eleições deste ano? Quais foram os principais desafios?

Toda eleição tem os seus desafios e, nesta, não foi diferente. Vivemos em um mundo conectado. Mesmo com o apoio da internet, sempre tive o compromisso de ir até as pessoas, conversar e estar presente nos municípios. Sempre foi assim em meus mandatos e assim foi na campanha. Buscamos ir ao máximo de lugares possíveis apresentando nossas propostas e o trabalho de resultados que já temos feito em Goiás. 

Um dos grandes desafios de uma campanha é justamente isso. Por ser uma campanha de 45 dias corridos, precisamos fazer um esforço coletivo para tentar chegar em todas as regiões do Estado. Contudo, o ambiente digital nos ajudou bastante. Sempre fui um parlamentar que respeita os eleitores. Fizemos uma campanha limpa, propositiva e transparente. Saímos de cabeça erguida e com mais força de vontade de seguir trabalhando em prol de Goiás. Foi realmente um trabalho coletivo. Contudo, o mais importante é que a vontade popular é soberana e uma democracia forte se faz com a garantia do desejo da maioria. A pacificação é necessária para que o estado de Goiás e o Brasil sigam em frente com desenvolvimento e igualdade para todos. É hora de encerrar os palanques. Estou pronto para ajudar nisso no que for preciso. 

Qual sua expectativa para a próxima Legislatura na Alego?

Positiva. Seguiremos com nosso trabalho pautado na seriedade e responsabilidade ao tratar todas as pautas que afetam a vida da população goiana. A próxima Legislatura da Assembleia teve uma renovação de 50% das cadeiras, e com isso, será um momento de convergência. Ao mesmo tempo ocorrerá uma oxigenação da Casa e um momento de agregação da experiência dos parlamentares reeleitos ou que retornaram.

A minha expectativa é que possamos estar cada vez mais perto das pessoas. O Parlamento necessita desse diálogo constante, pois como todos sabemos: estamos na Casa do povo. O Legislativo goiano teve seus avanços nos últimos anos, porém acredito que o nosso trabalho parlamentar é extremamente importante para a garantia da transparência no serviço público. Reforço que temos que avançar ainda mais, sempre buscando maior proximidade com a população. Isso é fundamental. 

Além disso, as audiências públicas são essenciais para o trabalho legislativo, assim como, para poder receber a população, lideranças e entidades, para debater pautas que afetam diretamente a vida da população, buscando mudanças e melhorias efetivas. O Legislativo deve e tem que ser um facilitador, busco contribuir para que isso sempre aconteça. 

Quais pautas pretende priorizar nos próximos anos?

Nosso mandato é coletivo e feito por várias mãos. Quero garantir a continuidade de todas as pautas importantes que defendemos e continuar com uma defesa intransigente da educação, da saúde, dos servidores públicos, do setor produtivo, dentre outras. Vamos seguir com um gabinete aberto, democrático e participativo. 

Sou um dos deputados que tem uma das maiores produções legislativas em termos de projetos apresentados e leis sancionadas na Assembleia Legislativa, com uma amplitude de pautas. Alguns exemplos estão nas áreas da saúde; servidores públicos; educação; direito das pessoas com deficiência; direito da mulher; meio ambiente; combate ao racismo; direito dos idosos; direitos da infância e juventude; agricultura; ciência e tecnologia; mobilidade urbana; direito do consumidor; direito dos animais; empreendedorismo; acessibilidade; cultura; obras públicas; direito das minorias; segurança pública. Enfim, toda e qualquer necessidade que seja de interesse coletivo da população goiana sempre encontrará espaço em nosso mandato. 

Sendo assim, todas essas pautas serão priorizadas nos próximos anos. Assim como cada cidadão goiano pode ter certeza que sempre estaremos abertos para ouvir e receber demandas. Não posso de deixar de reforçar que as emendas parlamentares são instrumentos importantes para atender as prioridades dos municípios goianos, desde recursos para obras de infraestrutura até ações de desenvolvimento social e destinação de equipamentos e materiais para órgãos e entidades, como por exemplo, o encaminhamento para escolas públicas. 

O que sua experiência nos mandatos anteriores te ensina para o futuro?

Estou indo para o quarto mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa de Goiás, por meio do voto de confiança da população goiana nos quatro cantos de Goiás. Além de muita gratidão, recebo essa nova oportunidade com muita humildade, seriedade e com o compromisso de bem representar os goianos e goianas no Parlamento. 

Sou natural de Rio Verde, onde nasci, cresci, me desenvolvi profissionalmente e formei minha família. E, para mim, é uma grande honra ser o deputado vindo de Rio Verde com o maior número de mandatos da história do município: quatro. Esse retorno da população é muito gratificante e é um combustível para seguir em frente. 

Nos últimos 10 anos, aprendi muito nessa Casa Legislativa, contudo, aprendi mais ainda com as pessoas que fazem parte do nosso mandato: a população goiana. Vim do movimento popular e continuo firme nesse trabalho de estar com as pessoas, exercendo um mandato progressista e pautado na defesa da democracia. Sou filho da escola pública, filho de um tratorista e uma dona de casa e, assim como grande parte da população, passei por inúmeros desafios e dificuldades ao longo da vida. A educação e o sonho dos meus pais de darem um futuro melhor para seus filhos, mudou a minha vida e a da minha família. Assim, quero seguir ajudando as pessoas não só aqui no Parlamento, mas no dia a dia, mostrando que podemos alcançar nossos sonhos.

Enquanto deputado, tenho o compromisso e a obrigação de sempre ouvir as pessoas e buscar atender os anseios e demandas para garantir que o bem comum de todos seja alcançado da melhor forma possível. Não voto contra a população. Por isso, sei da grande responsabilidade do nosso mandato em agir com independência e seriedade. 

Enfim, a minha experiência nos mandatos anteriores me ensina que devemos pautar o presente com ações concretas, que gerem resultados efetivos no agora, permitindo assim, melhorias no futuro. O Legislativo tem muito disso e deve ser um facilitador na vida de todos e todas. Agradeço aos 18.777 votos, que agora representam os mais de 7 milhões de goianos e goianas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA