Política

Programa da TV Alego recebeu idealizadora do projeto “Beleza nas Ruas”

Publicado

em

Na edição dessa semana, o programa “Alego Entrevista” mostrou um pouco da história da ação social “Beleza nas Ruas”, idealizada e coordenada pela empresária Karla Lima. No próximo domingo, 4, acontece a 4ª edição do projeto.  

O projeto foi idealizado em 2019. Ao chegar à cidade de São Paulo em uma viagem a trabalho, a empresária Karla Lima passou por uma situação que a deixou muito angustiada e apreensiva. Ela seguia, de táxi, para o hotel, quando ao passar pela região conhecida como Cracolândia, onde há uma grande aglomeração de pessoas em situação de rua e usuários de drogas, o carro foi abordado por um grupo de moradores de rua. No veículo estavam apenas ela e o motorista e os homens só não conseguiram abrir a porta do carro porque estava trancada. 

Apesar do susto, em vez de se revoltar ou ter algum sentimento negativo em relação às pessoas que a abordaram, Karla começou a analisar como era a vida dessa população. E chegou a uma conclusão: “Eu vi que quanto pior essas pessoas estão, mais nós nos afastamos delas. E daí veio a ideia de levar um pouco de beleza e de dignidade a essas pessoas”, contou a empresária. As revelações foram feitas pela própria Karla Lima durante a entrevista concedida ao programa Alego Entrevista, que foi ao ar, nessa quinta-feira, 1°, na TV Alego. A entrevista já está disponível no canal do Youtube da Assembleia e pode ser assistida nesse link

No bate papo com a jornalista Daniela Melo, a empresária contou ainda que, na volta para Goiânia, formatou o projeto e, com a ajuda de alguns parceiros, realizou a primeira edição do “Beleza nas Ruas”, que aconteceu em Goiânia e outras quatro cidades brasileiras, simultaneamente. Durante a ação, realizada no Cepal do Setor Sul, as pessoas em situação de rua ganharam café da manhã, puderam tomar banho, escolheram a roupa que queriam usar, fizeram barba e cabelo e passaram por atendimento odontológico. Cerca de 100 pessoas participaram e os organizadores já decidiram, ali mesmo, pela realização da segunda edição, no ano seguinte. 

Mas em 2020, com a pandemia, muitos parceiros e voluntários desistiram de participar, e ainda assim, Karla Lima seguiu determinada a fazer o projeto acontecer. E, com algumas adaptações, como um drive-thru de doações e o uso de máscaras e muito álcool em gel, conseguiu atender cerca de 100 pessoas. Já em 2021, a ação voltou a acontecer, ainda com algumas restrições, que devem ser repetidas esse ano, para garantir a segurança sanitária tanto dos voluntários quanto dos participantes. 

Projeto “Belezas nas Ruas”

A cada ano, o projeto, que acontece sempre no primeiro domingo do mês de dezembro, cresce e é realizado em mais cidades brasileiras. No total, juntando as 3 edições anteriores, a estimativa é de que cerca de 700 pessoas tenham sido beneficiadas. Como o projeto é realizado totalmente com a ação de voluntários, quem se interessar em ajudar, pode se cadastrar no perfil do Instagram @belezanasruasoficial. A idealizadora do projeto garante que quem realiza, ganha muito mais do que a população que recebe os benefícios. “Eu sempre fiz doações para campanhas, mas de forma distante. E é muito diferente quando a gente está junto, quando se envolve, quando a gente está próximo às pessoas. Você aprende a escutar, a se doar, encontrar histórias de vida surpreendentes. É um grande aprendizado”, afirma.

Em Goiânia, o “Beleza nas Ruas” desse ano acontece no Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba, no setor Central, entre 8h30 e 11h30 da manhã. É bom lembrar que os voluntários que não podem fazer doações de bens materiais, podem doar tempo e atendimento profissional, entre outras coisas. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA