Minas Gerais

Utramig é a única instituição de Minas em projeto piloto do MEC

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Utramig é a única instituição de ensino de Minas Gerais a participar do “Projeto piloto: Qualifica Mais”, do Ministério da Educação (MEC). A fundação vai oferecer 532 vagas gratuitas em cursos de formação inicial e continuada (FIC) com foco na inserção dos alunos no mercado de trabalho.

As inscrições para os cursos podem ser feitas até o dia 11/4, por meio da página da Plataforma Edulivre. As formações são voltadas, prioritariamente, a jovens trabalhadores de até 29 anos. As aulas estão previstas para começar em maio. 

Na primeira chamada, a Utramig oferece, de forma gratuita, os seguintes cursos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), com duração aproximada de cinco meses e carga horária total de 200h:

·         145 vagas Programador web

·         283 vagas Programador de sistemas

·         104 vagas Programador de dispositivos móveis

O interessado deve fazer o cadastro e completar a Trilha de Aprendizagem Qualifica Mais, que traz informações sobre os cursos, sobre o mercado de trabalho relacionado e contém exercícios sobre os conteúdos apresentados. O resultado dos participantes da Trilha de Aprendizagem será divulgado no dia 15/4.

A presidente da Utramig, Patrícia Braga Soares e Silva, ressalta que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos reforça a importância da fundação para o  mundo do trabalho em Minas Gerais. “A Utramig é uma referência na execução de programas federais de educação profissionalizante porque alia conteúdos técnicos, sensibilidade e responsabilidade social a uma efetiva e eficiente gestão dos recursos públicos”, afirma.

Patrícia Braga reforça que, mesmo em meio à pandemia, a Utramig não interrompeu suas atividades, buscando formas de levar a educação profissionalizante às casas dos possíveis alunos. “Nossa equipe se desdobrou, não só para continuar remotamente as aulas dos cursos já iniciados, como também para oferecermos mais de mil vagas divididas entre cursos técnicos e de qualificação de curta duração. Por isso, o MEC viu na Utramig uma parceira para esse projeto piloto”, enfatiza a gestora. 

Cursos 

Programador de Sistemas: Desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas, de acordo com metodologia e técnicas adequadas, visando atender aos objetivos estabelecidos quanto a qualidade, custos, prazos e benefícios. A formação também vai abordar a racionalização e a automatização de processos e rotinas de trabalho.

Programador Web: Programação, codificação e teste de sistemas, sites e portais voltados ao ambiente da internet. Manutenção e correção de sistemas visando atender às necessidades dos usuários. Montagem, depuração e testes de programas já desenvolvidos.

Programador de Dispositivos Móveis: Programação, codificação e teste nas plataformas Android/iOS. Desenvolvimento de softwares e recursos para dispositivos móveis, que podem englobar desde sistemas extranet e intranet, até aplicativos, de acordo com as necessidades da empresa ou do cliente.

Além dos conteúdos específicos de cada curso, serão oferecidos, também, conteúdos voltados ao desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, com objetivo de auxiliar o aluno na entrada e na permanência em empregos no mercado de trabalho formal.

Edulivre

A plataforma Edulivre é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Sesi e Unesco são parceiros da Secretaria de Políticas Públicas para o Emprego do Ministério da Economia e apoiadores da ação Qualifica Mais do governo federal.

Para mais informações, visite o site: utramig.mg.gov.br

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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