Tecnologia

Toyota trabalha em baterias que aguentam 1,2 mil km e carregam em 10 minutos

Publicado

em

A Toyota entrou de vez no ramo dos veículos elétricos. Depois de anunciar uma nova fábrica exclusiva para o setor dos EVs em 2026, a marca também revelou que trabalha em quatro tipos de baterias de última geração. Algumas delas diminuem o custo do veículo em até 40% e podem chegar a uma autonomia de 1,2 mil km, segundo a fabricante.

Próximas baterias da Toyota

  • Segundo o site Inside EVs, a Toyota terá quatro tipos de bateria. Três delas terão novas tecnologias de eletrólito líquido e uma terá tecnologia de bateria em estado sólido;
  • De acordo com a empresa, esses novos dispositivos vão suprir a demanda de 1,7 milhão de carros, entre os 3,5 milhões que a Toyota quer vender mundialmente até 2030;
  • Ainda segundo o site, a marca dividiu as baterias de eletrólitos líquidos, o primeiro tipo, em três categorias: Performance, Popularização e Alto Desempenho;
  • Esse tipo de dispositivo é o mais usado atualmente na indústria dos carros elétricos e a categorização da Toyota tem a ver com melhorias no sentido de maior densidade energética, preços competitivo e velocidade de carregamento.

Baterias tipo 1: Performance

Como mostra uma tabela da Toyota (veja acima), esse tipo de bateria forneceria uma autonomia de mais de 800 km e um preço 20% menor do que custa o modelo bZ4X.  Ainda, ela se recarregaria em cerca de 20 minutos, considerando melhoras feitas nos modelos (em relação a peso e aerodinâmica) para comportá-la.Ela deve chegar aos modelos da Toyota a partir de 2026.

Baterias tipo 2: Popularização

Já a segunda bateria terá química de fosfato de ferro-lítio (LFP) e a intenção é custar menos, para popularizar os modelos. A tabela aponta que ela deve custar até 40% menos do que o bZ4X.

No entanto, seu alcance é menor, com autonomia de 600 km, e demora cerca de 30 minutos para carregar. Essa bateria deve chegar entre 2026 e 2027.

Baterias tipo 3: Alto Desempenho

Já na bateria Alto Desempenho, a Toyota estima uma redução de 10% em relação ao modelo atual, com um carregamento em cerca de 20 min.

O diferencial dessa é a autonomia: ela pode chegar a 1 mil km. Essas devem chegar entre 2027 e 2028.

Já o quarto tipo de baterias, em estado sólido, ainda não tem economia definida, mas também deve proporcionar alcance de 1 mil a 1,2 mil km de autonomia. O chamativo de uma delas seria o tempo de carregamento: apenas 10 minutos. Essas devem chegar a partir de 2027, com algumas ainda sem data definida.

Comentários do Facebook

Educação

Everest Digital ajudará governo a formar jovens na área de TI

Publicados

em

Parceria com o governo de Goiás objetiva reduzir a evasão de alunos nos cursos técnicos e ajudar na colocação de jovens no mercado de trabalho de tecnologia

A Everest Digital, empresa do Grupo Soluti, é a primeira a fechar parceria com o governo de Goiás num projeto pioneiro de oferta de estágios e residências na área de tecnologia para alunos das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs). A iniciativa ajudará a resolver a carência de mão de obra especializada na área de Tecnologia da Informação (TI) em Goiás e dará aos alunos a perspectiva de ingressarem em um mercado de trabalho que tem salários atrativos e diversas possibilidades de crescimento profissional.

Com sede em Goiânia (GO), a Everest Digital passará a acolher os jovens participantes do programa de estágios e residências tecnológicas a partir de 2024. Os alunos terão acessos às mais novas tecnologias disponíveis no mercado, nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento, ciência de dados, inteligência artificial, cibersegurança, e certificação digital, entre outras.

Para o CEO da empresa, Gleysson Araújo, a parceria com o governo de Goiás tem potencial para se tornar referência nacional. “Trata-se de um projeto importante para dar orientação profissional antecipada aos jovens estudantes. Feito de forma estruturada, para capacitarmos novos talentos na área de tecnologia. Quanto mais jovens nós mantivermos na trilha dos estudos, mais mão de obra preparada teremos neste mercado, que cresce e contrata cada vez mais”, ressalta.

“Temos um trabalho intenso e bem estruturado de capacitação dos jovens que contratamos. Eles passam por treinamentos que têm como foco as mais novas tecnologias e acabam crescendo dentro da Everest e de todo o Grupo Soluti”, explica Gleysson Araújo. Ele frisa que a ideia da parceria com o governo de Goiás surgiu em uma conversa com o vice-governador Daniel Vilela sobre a importância da capacitação profissional e as oportunidades que o mercado de tecnologia oferece aos jovens.

“Temos escolas em perfeitas condições, e também as Escolas do Futuro, que têm quase R$ 10 milhões em equipamentos de alta qualidade, cada uma. Apostamos na tecnologia para qualificar nossos jovens e prepará-los para o futuro”, afirma Daniel Vilela.

Mercado de trabalho

Sobre a perspectiva dos alunos conseguirem colocação no mercado de tecnologia, Gleysson Araújo cita o exemplo da Everest Digital. A empresa tem lidado com uma demanda crescente de contratação de mão de obra bem treinada, mas encontrado dificuldades de preencher todas as vagas disponíveis.

“Acreditamos que vamos seguir com a contratação da maioria destes jovens que fizerem a residência tecnológica conosco. Possuímos um relacionamento forte com outras grandes empresas de tecnologia, que também precisam de mão de obra qualificada, e vamos apoiar essa iniciativa indicando os demais jovens que passarem pelo programa”, afirma.

A parceria entre a Everest Digital e o governo de Goiás ajudará a prevenir a evasão de alunos dos cursos técnicos criados recentemente pelo Estado. “Muitas vezes, por estar distante da vivência prática do uso profissional da tecnologia, o jovem acaba desistindo de continuar a capacitação profissional. Além disso, os estágios e as residências tecnológicas fortalecem a capacitação destes jovens, que poderão ver na prática tudo que aprenderam na sala de aula, com apoio e supervisão de profissionais com muita experiência em tecnologias de ponta”, enfatiza o CEO da empresa.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA