Política

Thiago Albernaz e Bruno Peixoto promoveram sessões solenes para homenagens na noite dessa 2ª-feira, 20

Publicado

em

O plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela foi palco de duas sessões solenes para homenagens na noite dessa segunda-feira, 20. A primeira solenidade ocorreu às 19 horas, com entrega de Título de Cidadania Goiana e Certificados do Mérito Legislativo pelo deputado Thiago Albernaz (MDB). Em seguida, às 20 horas, o deputado Bruno Peixoto (UB) promoveu nova sessão, em comemoração ao Dia do Policial Penal. 

Compuseram a mesa de trabalhos da primeira sessão da noite, além de Thiago Albernaz na presidência: o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, Washigton Luiz Vaz; a chefe da assessoria adjunta de Assistência Militar da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), tenente-coronel André Ribeiro Nunes, representante do comandante-geral da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), André Henrique Avelar; o chefe da assistência de Bombeiros da Alego, major Pimenta; o assessor do Corpo de Bombeiros da Alego, tenente Gustavo; e o 3º sargento da PM-GO, Guilherme Ponciano Cunha de Oliveira.

Na primeira sessão foram entregues dez Medalhas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira a policiais militares e bombeiros. Foram eles: a 3º sargento da PM-GO Karina Angélica Rodrigues de Lima; o comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Guapó, Alcides Moreno Barbosa Filho; o 2º sargento Gabriel Junior da Silva; o 2º sargento Hander Barbosa de Barros Mochnacz; 1º sargento Janilson de Melo Silva; o capitão da PM-GO Lívio Jaime de Pina Júnior; o 1° sargento Osmar Luiz Ferreira; o 2° sargento Rogério Ribeiro Brandão e o 3° sargento BM Victor Augusto Santos Valentin.

Albernaz também entregou o Título de Cidadania Goiana ao mestre artesão João Gomes da Silva. Natural do interior do Ceará e conhecido como “Juão de Fibra”, ele é especialista em fibras naturais. Em Goiás, Gomes realizou trabalhos de capacitação nas cidades de Serranópolis, Novo Gama, Mineiros, Valparaíso, Rio Verde (Lagoa do Bauzinho) e, principalmente, em Jataí. Os cursos lecionados abordam desde a extração de fibra e confecção de produtos até o manuseio de fibras naturais de diversos tipos.

O legislador disse que o trabalho das pessoas foram homenageadas é honroso e que elas que carregam a missão de promover o bem-estar social. “Hoje a Assembleia reconhece vocês com o que há de mais importante das homenagens listadas aqui, que é a Medalha Pedro Ludovico. Desejo que ela os motive pelo legado e juramento que firmaram na academia, de trabalhar com lealdade e ética. Nesse momento que nosso País vive, precisamos de pessoas com valores e princípios morais que possam representar cada um de nós.”

Ao subir à tribuna para agradecer a honraria recebida, João Gomes lembrou sua chegada em Goiás aos 6 anos de idade. “Quis Deus que eu fosse um artesão. Havia dificuldades, pois, eu não tinha recursos para comprar ferramentas. Os desafios foram muitos, pessoas lutaram contra. Mas minha vontade de representar esse estado por meio do artesanato foi muito maior. Admiro Goiás e, hoje, tenho esse prazer de dizer a todos que sou goiano e posso provar isso. Agradeço ao Thiago por esse título, isso só me dá mais força para representar Goiás.”

Comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar de Guapó, Alcides Moreno Barbosa Filho pontuou que a categoria está lisonjeada em receber a Medalha Pedro Ludovico Teixeira. “Aproveito a oportunidade para parabenizar meus colegas policiais e bombeiros militares. Não é todo dia que recebemos uma homenagem, portanto, esse momento é de elevado significado e será lembrado por uma vida inteira. Nosso maior patrimônio é a confiança das pessoas que resulta de um trabalho intenso que tem como alicerce o trabalho digno de homens e mulheres que dedicam sua vida ao bem-estar da sociedade goiana.”

Dia do Policial Penal

Na segunda sessão solene da noite, o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB) comemorou o Dia do Policial Penal. Receberam a Medalha Pedro Ludovico Teixeira das mãos do deputado: o presidente da Associação dos Policiais Penais de Goiás, Adalto Nunes de Souza Júnior; o diretor-geral adjunto da Policia Penal, Firmino José Alves; e o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires Nicolau do Nascimento. Além deles, mais 150 pessoas foram agraciadas com Certificados do Mérito Legislativo.

Fizeram parte da mesa de trabalhos além de Peixoto na presidência: o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires Nicolau do Nascimento; o diretor-geral adjunto de Administração Penitenciária, Firmino José Alves; o presidente da Associação dos Policiais Penais de Goiás, Adalto Nunes de Souza Júnior; o superintendente de Reintegração Social e Cidadania, Leoni de Ramos Caiado; o chefe da assistência de Bombeiros da Alego, major Pimenta; e o superintendente de Segurança Penitenciária, Leopoldo de Castro Coelho.

Bruno Peixoto afirmou que vai propor matéria para que seja criada a Assessoria da Polícia Penal dentro do Poder Legislativo, além disso, na oportunidade, o parlamentar lembrou desafios enfrentados pela categoria da segurança pública nos últimos anos. “Tenho admiração e respeito pela categoria. Assim, que Adalto, Firmino e Josimar assumiram, vieram em nosso gabinete e disseram que precisavam das promoções. Fomos até o secretário e naquele momento foi assinado o ofício para análise”, contou.

“Com luta conquistamos a aprovação dessa promoção. Estou relatando isso aqui pois é uma prestação de contas. Porém, ainda há muito para conquistar. Será aprovado ano que vem, se Deus quiser, o projeto que promove a paridade e integralidade do policial penal, quando vão para a aposentadoria”, disse Peixoto.

O presidente da Associação dos Policiais Penais de Goiás, Adalto Nunes de Souza Júnior, falou em nome dos homenageados com a Medalha Pedro Ludovico. Ele disse que há três anos iniciou uma luta por esses homens e mulheres que dedicam suas vidas à sociedade. “Os policiais penais são pessoas que ‘derramam seu sangue em prol do povo goiano’”, destacou.  

O diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires Nicolau do Nascimento, disse que os homens e as mulheres homenageados garantem a segurança e o estado de direito da sociedade goiana. “Toda vez que o governador fala da polícia penal nos enche de orgulho, afinal, sabemos que estamos no caminho certo. A conquista desta farda passa por desafios. Hoje, os policiais penais sentem orgulho de estar nesta Casa de Leis, ostentando a farda de policial penal”, disse.

O diretor-geral adjunto de Administração Penitenciária, Firmino José Alves, também subiu à tribuna para agradecer a homenagem. “Orgulho de ser policial penal. Tenho orgulho de usar preto. Nossas unidades prisionais estão totalmente controladas. Isso é fruto do trabalho de cada um que está aqui hoje. Eu tenho os melhores à frente. Vocês são os melhores”, declarou.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA