Distrito Federal

Sudoeste comemora a maioridade no Parque do Bosque

Publicado

em


Em comemoração aos 18 anos do Setor Sudoeste, completados na quinta-feira passada (6), a Administração Regional (RA) da cidade promoveu um café da manhã  neste sábado (8) na sede do Parque Urbano Bosque do Sudoeste, com atividades festivas alusivas à data para os frequentadores do local. O evento contou com a participação do Comitê Todos Contra a Covid, na distribuição de kits com álcool gel, máscaras e cartilha explicativa educativa sobre a covid-19.

Presente ao evento, o vice-governador Paco Britto, que é presidente do Comitê, ao cumprimentar os frequentadores do Parque, ao lado de sua esposa, Ana Paula Hoff, fez questão de distribuir os produtos de proteção às pessoas próximas. “Vamos vencer a pandemia. Mas só venceremos com a vacinação. Enquanto não somos vacinados, é preciso ter distanciamento social, usar máscara e álcool gel”, ressaltou, após falar ao público presente, em sua maioria composta por mulheres.

Aniversário do Setor Sudoeste foi comemorado com distribuição de produtos de proteção contra a pandemia | Foto: Vinicius de Melo / Agência Brasília

Véspera do Dia das Mães, Paco aproveitou para parabenizá-las. “As mulheres são protagonistas. Vocês [mães] são pilares da família, da educação e da sociedade brasileira”, completou, pedindo a elas que ajudem no combate à covid. “Nos ajudem a ajudar vocês. Para que, no ano que vem, livres da pandemia, possamos comemorar [o aniversário do Sudoeste] de forma diferente, com todos se abraçando, com aglomeração, como o brasileiro gosta”, brincou.

Atividades no Parque

Há oito anos, desde sua inauguração em março de 2013, o Parque é bem frequentado por crianças, adultos e idosos, que procuram atividades físicas ao ar livre. Atualmente, cerca de mil pessoas circulam pela área diariamente,  informou a administradora da Região Sudoeste/Octogonal, Tereza Canal Lamb. São várias atrações locais, como atividades com dança e ginástica, de segunda a sexta-feira, ministradas por professores da Administração Regional.

“Sou muito feliz na minha quadra. E aqui está maravilhoso! Todo evento cultural me encanta” Lucimar Rodrigues, cantora brasiliense

Neste sábado ensolarado, quem passou pelo anfiteatro localizado na sede do Parque, por exemplo, pôde aproveitar para se exercitar e aprender a dançar o estilo fit dance, com profissionais da academia Unique, parceira de projetos da Administração. Um deles desenvolvidos é o Vida em Movimento, que oferece atividades físicas gratuitas no espaço durante a semana. A aula deste sábado foi realizada com todos cuidados necessários devido à pandemia.

A cantora brasiliense Lucimar Rodrigues, 60 anos, moradora do setor há 20 anos, ativa frequentadora do parque, estava lá e aproveitou. “Sou muito feliz na minha quadra. E aqui está maravilhoso! Todo evento cultural me encanta”, frisou. Ela foi uma das pessoas presentes que recebeu das mãos do vice-governador o kit com os produtos. Ao saber das ações do Comitê, reagiu animada: “Acho muito boa essa iniciativa, em prol dos que precisam e também dessa atitude [distribuição de álcool gel e máscaras, com a cartilha]”, disse, garantindo que iria ler com cuidado o conteúdo informativo.

Benfeitorias

“Aqui [Sudoeste] temos uma excelente qualidade de vida. A nossa comunidade é participativa e temos uma relação de parceria. O morador nos procura, pode ser por causa de problemas mais simples, como buraco na rua, e é atendido. O atendimento é pessoal”, garantiu Tereza, que está à frente da administração desde setembro de 2020.

Entre os benefícios conseguidos para o setor, por meio de ações do governo Ibaneis Rocha, Tereza elencou vários, desde a reforma que está sendo feita em duas praças da cidade, a das Motos e a do Setor Econômico e –, até a nova iluminação, com troca das lâmpadas comuns por LED, em todo Setor Econômico, no SIG Quadra 8 e na SQSW 304. Para a nova iluminação, foram investidos mais de R$ 600 mil.

Outro planejamento aguardado pela comunidade é a do Skate Park, na Octogonal. O projeto está pronto, segundo a administração, mas a expectativa é que até o fim deste ano o processo com os trâmites para a construção esteja finalizado.

Além disso, a tão aguardada obra do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) atenderá cerca de 25 mil veículos que trafegam diariamente no local, desafogando o intenso trânsito da região, na entrada do Sudoeste. O investimento previsto é de R$ 21 milhões, com geração de 180 empregos diretos e indiretos. Paco falou dessa real necessidade da obra e reforçou que ainda “há muito o que fazer por esta RA. E estamos com um olhar especial pela região”.

Entre outros presentes à comemoração da maioridade do Sudoeste, também esteve no evento o deputado distrital Sardinha, acompanhado de sua esposa.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA