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Governo do Tocantins comemora 34 anos de Junta Comercial com mais de 185 mil empresas ativas

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O Governo do Tocantins comemora nesta segunda-feira, 23, o aniversário de 34 anos de criação da Junta Comercial do Estado (Jucetins). Desde 1989 o órgão contribui com o desenvolvimento econômico do Tocantins e com a geração de emprego e renda, devido ao avanço tecnológico e de inovação no processo de registro público de empresas mercantis. Uma ação que é fruto do trabalho da desburocratização e simplificação dos processos.

Durante toda essa história de funcionamento, vários servidores públicos passaram pela autarquia, uns permaneceram e outros foram alocados para outros órgãos. No período de 34 anos, passaram-se 14 presidentes na Jucetins, dentre eles citamos o advogado, Manoel Pires, como o primeiro a exercer o cargo. “Recebi a incumbência do então Governador Siqueira Campos para exercer essa missão e fiz com afinco e dedicação. Como tudo era na base do improviso, abri a Jucetins na sala da minha casa, na capital provisória de Miracema, que permaneceu por alguns meses até se estruturar. Nessa época não existia as secretarias de Governo, mas aos poucos íamos fazendo o registro das empresas e nomeando a equipe técnica e organizando o órgão”, destacou o ex-presidente.

Manoel Pires ficou no cargo de 1989 a 1991 e durante sua gestão recorda a criação das Regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi, e do convênio firmado com a Junta Comercial de Goiás para solicitação do acervo das empresas para o Tocantins. Além de ter contribuído com a nomeação dos primeiros leiloeiros do Estado e dos primeiros servidores da autarquia. “Passamos muita luta, dificuldades, fomos desbravadores, perseverantes, mas o importante foi a superação dos desafios. Sinto-me feliz por fazer parte da história do Estado e de ter dado os primeiros passos para o desenvolvimento da Jucetins. Desta forma parabenizo o atual presidente da Jucetins pelo progresso do órgão e pela competência em suas ações”, disse Manoel Pires, que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Primeiros Registros

Um fato curioso foi a abertura da primeira empresa em 1989, como é o caso da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (Codetins), que teve um papel de suma importância no desenvolvimento econômico e social e atuou como instrumento auxiliar do Governo do Estado. Participava de empreendimentos públicos ou privados, por ação direta, indireta, associativa ou através de subsidiárias, mediante convenções, contratos ou ajustes e assumia empréstimos e repassava recursos. E assim foram surgindo outras empresas. O atual presidente da Jucetins, José Aníbal, também foi presidente da primeira empresa aberta no Estado, a Codetins.

Pioneirismo

A história da Jucetins é marcada por raridades, como servidores que atuam no órgão desde sua criação e que permanece até os dias atuais. É o caso de Hilda Cristina, atual Gerente de Atendimento da Jucetins. Com 34 anos de história profissional, ela relembra que passou por todas as funções de registro mercantil. “Entrei na Junta com 17 anos, aprendi a trabalhar aqui. Foram anos de aprendizado, luta, é de muito trabalho. Éramos poucos na época, havia uma grande demanda de serviço e o interesse dos empresários em abrir seu próprio negócio era muito grande, desta forma o órgão era lotado de pessoas para o atendimento presencial. Muitas vezes levei as instruções normativas para estudar à noite na minha casa, por falta de tempo no horário de trabalho”, relatou.

Hilda Cristina por relembra que as lutas trouxeram amadurecimento e conhecimento, o que viabilizou a ministração de cursos e treinamentos para os colegas analistas que iam sendo contratados na Jucetins. Desta forma ensinava assuntos relacionados ao registro mercantil. Devido a simpatia e bom relacionamento com as pessoas, Hilda é conhecida com sorriso no rosto no atendimento ao público. “Para mim é uma satisfação fazer parte dessa história de evolução e de desenvolvimento”, relembra.

O administrador Erlan Souza Milhomem também é pioneiro e atua no órgão desde 1989. Lembra que na época tudo era muito burocrático e dificultoso. “Na época era tudo manual, o processo de abertura demandava tempo. O contador peregrinava muito para resolver as questões dos empresários junto aos órgãos públicos. Mas graças ao avanço tecnológico, a Jucetins foi o primeiro órgão a digitalizar o acervo em parceria com o Sebrae, o que trouxe agilidade nos processos de abertura de empresas”, destaca. O servidor atualmente exerce o cargo de Secretário-Geral da Jucetins, e já passou por várias funções no órgão, como Vice-Presidente e Diretor Financeiro.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, João Gonçalo, a Jucetins presta um serviço de excelência. “Principalmente ao contador como principal usuário da autarquia. Desta maneira, destaco a agilidade e eficiência no processo de abertura de empresas. Parabenizo pelos 34 anos de história e por ser uma das Juntas mais eficientes do país, desta forma torço para que continue evoluindo”, disse.

Avanço tecnológico

Segundo o presidente da Jucetins, José Aníbal, a autarquia tem tido avanços significativos, graças à legislação que tem contribuído de forma efetiva para a agilidade na prestação dos serviços. “Atualmente o Tocantins conta com 185.594 mil empresas ativas registradas no órgão, as quais estão situadas nos 139 municípios e principalmente em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso. O segmento econômico que mais prevalece no Tocantins é o do Comércio com 40% em todo o Estado, que representa 77 mil empresas em funcionamento nos 139 municípios. Também nos destacamos pela desburocratização, simplificação e agilidade. Em média registramos a abertura de 2 mil empresas por mês no Tocantins”, destacou o gestor.

Aníbal também destaca a integração que a Jucetins tem feito entre os órgãos para incentivar o empreendedorismo, a automatização de processos, além de ter conquistado o primeiro lugar no ranking nacional de tempo para abertura de empresas, as quais classifica como conquistas do governo Wanderlei Barbosa que levaram o Tocantins a ser um exemplo de sucesso para o registro empresarial brasileiro.

Erlan Milhomem destaca um dos livros atas das reuniões do colégio de vogais da Jucetins. Um documento histórico que impulsionou o desenvolvimento – Philipe Ramos/Governo do Tocantins

Os servidores revelam satisfação por fazerem parte dos 34 anos de história, desenvolvimento e evolução da Jucetins – Philipe Ramos/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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