Política

Solidariedade que salva vidas: Alego e Hemocentro promovem campanha para doação de sangue e cadastro de medula

Publicado

em

Teve início na manhã desta quinta-feira, a 21ª campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Em parceria com o Hemocentro , que disponibiliza uma unidade móvel para a realização do atendimento, a tradicional ação acontece no estacionamento do Palácio Maguito Vilela, até às 16 horas. 

A chefe da seção de Serviço Social da Alego, departamento responsável pela execução da campanha, Eliete Cruvinel, explicou que, para evitar aglomerações, houve o agendamento de horário por meio dos telefones (62) 3221-3161 e (62) 3221-3141. “Até agora foram realizadas 58 inscrições. Porém, a expectativa é que esse número seja ultrapassado até às 16 horas, pois foi divulgado externamente, inclusive nos comércios próximos à Casa de Leis”, disse.  

O diretor da seção de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, o médico Marcos Nogueira, afirmou que a expectativa é que, mesmo sendo a primeira vez na nova sede, seja alcançado muitos doadores. “É a 21ª edição e a mensagem continua a mesma: salvar vidas. Nossa expectativa é que consigamos atingir a média de 70 a 80 pessoas até o fim do dia”, enfatizou.  

Hérica Barbosa Silva, uma das enfermeiras responsáveis pelo atendimento na unidade móvel do Hemocentro, destacou que a coleta externa é fundamental para o estoque de sangue deles. “É que, muitas vezes, o doador não tem condições de ir até lá. Então, a unidade móvel facilita. Atendemos todo o estado, não apenas a região metropolitana de Goiânia e estamos sempre precisando de sangue em nossos estoques”, explicou.  

O primeiro doador do dia foi o servidor da Casa, Edmee Nunes que, há oito anos, tem essa atitude de solidariedade. “Doo sangue há oito anos. Aqui na Assembleia é a primeira vez. Para ajudar a salvar vidas vale tudo e quando precisar eu doo de novo. Isso é bom demais”, destacou.  

Tradição 

A ação é realizada a cada quatro meses, mas na nova sede do Legislativo goiano é a sua primeira edição. O objetivo é contribuir com a manutenção dos estoques do Hemocentro. “Os bancos de sangue estão escassos. Então, a gente tenta mobilizar o servidor e a comunidade próxima para o abastecimento”, pontua Eliete Cruvinel. 

A Assembleia Legislativa de Goiás está situada na Avenida Emival Bueno, Quadra G, lote 01, no Park Lozandes. 

Critérios para ser doador 

Para ser doador de sangue é preciso observar alguns critérios, são eles: 

  • Levar documento de identificação com foto; 
  • Estar em boas condições de saúde; 
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (de 16 a 17 somente com autorização do responsável legal); 
  • Idade até 60 anos se for a primeira doação; 
  • Intervalo entre doação de sangue de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens; 
  • Pesar mais de 50 kg; 
  • Não estar em jejum; 
  • Após almoço ou janta aguardar pelo menos três horas; 
  • Não ter feito uso de bebida alcóolica nas últimas 12 horas; 
  • Não ter tido parto ou aborto há menos de três meses; 
  • Não estar grávida ou amamentando; 
  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses; 
  • Não ter piercing em cavidade oral ou região genital; 
  • Não ter feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses; 
  • Não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe a menos de 15 dias; 
  • Não ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão; 
  • Não ter visitado área endêmica de malária a menos de um ano; 
  • Não ter tido malária; 
  • Não ter diabetes em uso de insulina ou epilepsia em tratamento; 
  • Não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios a menos de três dias; 
  • Não ter recebido diagnóstico de covid-19 nos últimos 30 dias; 
    Quanto à vacinação da Covid-19: 
  • Vacinados com a CoronaVac devem aguardar 48 após a aplicação do imunizante para doar sangue; 
  • Vacinados com a AstraZeneca, Pfizer ou Janssen devem aguardar sete dias após a aplicação do imunizante para doar. 

 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA