Política

Escola do Legislativo da Alego abriu nesta 5ª-feira, 20, atividade de capacitação para a Polícia Legislativa da Casa

Publicado

em

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) abriu na manhã desta quinta-feira, 20, em sua sala de aula 1, o terceiro módulo de atividade de capacitação voltado para a Polícia Legislativa da Casa de Leis. Trata-se do curso com a temática “Estruturação do Modelo Operacional do Setor 2”, que objetiva melhor qualificar o policial para o setor de acesso ao Palácio Maguito Vilela, principalmente na recepção aos visitantes.

A atividade é ministrada, conjuntamente, pelos servidores da Alego Léslio César Moraes, coordenador técnico-operacional da Secretaria da Polícia Legislativa, e Paulo Vitor Madureira Ramos, efetivo da Polícia Legislativa, com atuação na elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP). O curso contará com a carga horária de oito horas, dividido em duas turmas, sendo uma no período matutino, das 9 às 12 horas, e outra no período vespertino, das 14 às 17 horas. 

Esse terceiro módulo de atividade voltado especificamente para a Polícia Legislativa (são 12 servidores na turma da manhã e 14 na turma vespertina) é uma atividade promovida numa parceria da Diretoria de Gestão de Pessoas com a Escola do Legislativo e Polícia Legislativa. Coordenadora Pedagógica da Escola, Milena Costa ressaltou que os módulos anteriores apresentaram bons resultados, por isso a disposição é a de continuar oferecendo novas atividades de qualificação dos servidores da Alego.

Léslio Moraes e Paulo Madureira apresentaram uma novidade no ensino do tema Processos e Procedimentos da Polícia Legislativa no setor saguão, entrada pela esplanada do Palácio Maguito Vilela. Ministram uma dinâmica do podcast, onde os policiais/alunos apresentaram os problemas voltados para o setor de acesso à Casa de Leis e, ao mesmo tempo, debateram as soluções. Outra novidade foi a estruturação da sala, com a montagem das cadeiras, onde os alunos têm facilidade de comunicação interpessoal.

A policial Tânia Emos, que completa nove anos de Assembleia Legislativa, ressaltou que já participou de vários cursos oferecidos pela Casa de Leis e que todos foram importantes para qualificá-la para o exercício de suas atividades policiais no âmbito do Poder Legislativo. “Busco sempre me inscrever para os cursos oferecidos, porque entendo que devemos estar sempre aprendendo, buscando nos aperfeiçoar para melhor servir os deputados, diretores, servidores e, principalmente, os visitantes”, frisou.

Conteúdo programático

O curso contará com a carga-horária de oito horas e o seguinte conteúdo programático:

1 – Introdução às ferramentas de procedimentos operacionais:
– Discussão a respeito do tema;

2 – Ciclo de discussões referentes aos desenhos propostos:
– Desenhos inseridos no Plano de Segurança;
– Abertura ao feedback a respeito do modelo atual;
–  Discussões a respeito dos processos para o setor destino;
– Formulação de desenhos projetados em grupos e vistos na individualidade;
– Monitoramento e avaliação;

3 – Inter-relações e complementaridades das fases do ciclo processual:
– Projeção de implantação do modelo de sistema proposto;
– Aspectos estruturais dos processos implantados e normatividade proposta;
– Relação com o conjunto tecnológico implantado;

4 – Procedimentos finais:
– Modelos estruturados na sua fase pré-elaborada; 
– O modelo adequado a ser implantado;
– A implantação do sistema e suas adequações finais;
– Aspectos estruturais dos processos implantados e normatividade imposta;

5 – Prática processual:
– Supervisão técnica.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA