Caldas Novas

Socorristas do SAMU de Caldas Novas recebem treinamentos para buscas e salvamentos aquáticos

Publicado

em

Foto: Andreazza Joseph

Caldas Novas é a maior estancia hidrotermal do mundo, recebendo mais de 4 milhões de turistas por ano, diante dessa demanda, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Caldas Novas Goiás, região sul do estado, participou nos dias 26 e 27 de janeiro, no hotel Lagoa Flat em Caldas Novas Goiás, região Sul do estado, do treinamento de noções básicas de buscas e salvamento aquático, o intuito do treinamento é adequação a portaria de nº2048, do Ministério da Saúde, onde todos os socorristas necessitam dos conhecimentos necessários para efetuar salvamento aquático.

Foto: Andreazza Joseph

Foto: Andreazza Joseph

Com a chegada do período de folia pré-carnaval, aumenta a procura por locais de recreação às margens de cachoeiras, lagos e represas, essa demanda gera possibilidade de graves incidentes. Segundo, Luciana Ribeiro, Diretora Geral do SAMU. A maior preocupação é nesse período que antecede as festividades de Carnaval, sendo que o afogamento, devido à combinação perigosa de bebidas alcoólicas e mergulhos aumentam ainda mais essas estatísticas.

“Hoje estamos aqui com os nossos profissionais socorristas, recebendo esse curso,  contando com o apoio do Prefeito Kleber Marra, do nosso secretário de Saúde, José Osvaldo, também do nosso coordenador Bruno Peixoto e sob a orientação do instrutor Ranes, dando esse treinamento para os nossos profissionais do SAMU, é sabido que a nossa cidade é conhecida mundialmente como a capital das das águas quentes, portanto, temos uma responsabilidade ainda maior, por ser uma cidade turística, diante disso, precisamos nos adequarmos as normas da portaria do Ministério da Saúde, bem como, evitar que tais  incidentes sejam contabilizados junto a média nacional, sendo que quase 6 mil mortes por afogamentos ocorrem por ano em nosso pais”. Disse Luciana Ribeiro.

Os afogamentos em praias, piscinas, rios e represas são a causa de 5.700 mortes por ano no Brasil. Crianças e jovens do sexo masculino são as principais vítimas. Na faixa entre 15 e 21 anos, o número de mortes é 17 vezes maior do que o de mulheres. Esses dados fazem parte do balanço divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), no primeiro semestre de 2022.

Foto Andreazza Joseph – Informações: Jornal Local

 

 

Comentários do Facebook

Caldas Novas

Aeroporto de Caldas Novas (GO) teve aumento de 23% de passageiros no 1º trimestre de 2024 em relação a 2023

Publicados

em

A concessionária Socicam informa que o número de viajantes que optaram pelo transporte aéreo para visitar as maravilhas naturais da Região das Águas Quentes aumentou no primeiro trimestre de 2024

Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas (GO), considerando o total de embarques e desembarques. O quantitativo representa um aumento de 23% em relação ao registrado no mesmo período em 2023, quando 11.600 viajantes passaram pelo terminal.

Além do crescimento no número de passageiros, os indicadores também são positivos na quantidade voos. Durante o primeiro trimestre, o goiano registrou 69 pousos e decolagens da aviação regular, operados pela GOL e pela Azul, o que significa um aumento de 27% em relação ao mesmo recorte de tempo no ano passado, quando o empreendimento atendeu 54 operações.

Para Sylla Gomes, gerente do Aeroporto de Caldas Novas, os resultados demonstram a capacidade do empreendimento como dinamizador do turismo na maior estância hidrotermal do mundo.

“Ao disponibilizar infraestrutura operacional qualificada, equipe preparada e instalações confortáveis, o Aeroporto de Caldas Novas se torna um importante vetor de mobilidade para os turistas da Região das Águas Quentes. Esses atributos foram essenciais para o aumento da oferta de voos no período de férias escolares, permitindo que mais passageiros visitassem nossa região”, afirma. Alexander Cerqueira

O Diretor de Aeroportos da Socicam, acredita que 2024 será um ano promissor para o turismo de lazer.

“O crescimento substancial no número de passageiros que escolhem Caldas Novas como destino reforça a relevância turística da região. Nesse sentido, estamos comprometidos em aprimorar constantemente nossa infraestrutura e atendimento, além dialogar com as companhias para atrair novas opções de voos e, assim, alavancar ainda mais o turismo na Região das Águas Quentes”, conclui.

O Aeroporto de Caldas Novas atende operações regulares da GOL para Congonhas (SP) e da Azul para Confins (MG), realizadas às quintas e aos domingos.

O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães é o segundo mais importante do estado de Goiás. É a principal porta de entrada para quem deseja desfrutar das águas termais de Caldas Novas, considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Além disso, a cidade figura como o maior polo turístico do Centro-Oeste.

Informações da Socicam

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA