Política

Sob comando do deputado Dr. Antonio, Comissão de Constituição, Justiça e Redação realiza reunião nesta tarde às 14 horas

Publicado

em

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Legislativo goiano se reúne nesta quinta-feira, 17, a fim de deliberar sobre 16 processos. Dentre eles, constam da pauta um veto, oriundo do Executivo, com parecer pela rejeição, e quatro matérias de autoria parlamentar, com entendimento favorável e um contrário. E, ainda, dois vetos da Governadoria aptos à distribuição, além de nove matérias de autoria parlamentar. 

Sob a presidência do deputado Dr. Antonio (UB), o encontro poderá ser acompanhado a partir das 14 horas, por meio da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A implantação de microchips para identificar cães e gatos domésticos, proposta pelo deputado Karlos Cabral (PSB), está apta para votação. Conforme o texto do processo nº 9474/21, a proposição segue uma tendência de países que compõem à União Europeia, cujas legislações já prevêem a necessidade dos proprietários de cães (e em alguns casos gatos), de implantarem em seus animais de estimação o chip subcutâneo, com algumas informações essenciais, como, por exemplo: nome e telefone do proprietário, raça do animal e data de nascimento. 

Ainda de acordo com a justificativa, tais informações, além de auxiliarem no censo demográfico de cada espécie, são de suma importância naqueles casos em que se mostra necessária a localização dos proprietários ou responsáveis pelos animais domésticos (cães e gatos) perdidos ou roubados.

A medida, com isso, tem o efeito prático de coibir o abandono e auxiliar naquelas situações em que, por qualquer razão, o animal doméstico se encontra perdido.

Por fim, o texto assinala que a implantação do microchip não acarretará qualquer sofrimento ao animal, pois o implante do microchip só pode ser feito por um veterinário. A implantação funciona como a aplicação de vacinas.

Emergência

A instalação de botão de emergência em banheiros destinados a pessoas com deficiência, proposta pela deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), também está apta à votação. 

A matéria consta do processo nº 10105/22, e a justificativa assinala a preocupação progressiva nos últimos anos com as questões de acessibilidade de pessoas idosas e de pessoas com deficiência aos espaços, sejam eles de uso público ou não. 

A deputada destaca que tal atitude se deve, em parte, a uma mudança de mentalidade, já que, a partir da década de 80, a pessoa com deficiência passa a ser vista sob a ótica da capacidade e não mais sob a ótica da deficiência. 

O texto acentua, ainda, que, ao abordar integração social, a referência não somente às atribuições de trabalho, educação, assistência social, jurídica ou de saúde, mas também e, principalmente, de lazer, cultura e atividades pessoais. Nesse sentido é mister que se pense em adaptações de acesso para que as pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida tenham realmente garantidos e respeitados seus direitos de cidadãos.

Votação Rejeição (Veto)

Processo nº 10182/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 214, de 20 de abril de 2022, de autoria da deputada Lêda Borges, que obriga as empresas de planos de saúde a autorizarem, quando o paciente for idoso, todos os exames que exijam análise prévia, em um prazo máximo de 24 horas. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Favorável 

Processo nº 9474/21 – Deputado Karlos Cabral – Dispõe sobre a implantação de microchips para a  identificação de cães e gatos domésticos. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10105/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Obriga estabelecimentos públicos e privados a instalarem um botão de emergência em banheiros destinados a pessoas com deficiência. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10116/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui a Política Estadual de Reeducação Reflexiva dos  Autores de Violência Doméstica e Familiar. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10475/22 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei nº 8.033, de 2 de dezembro de 1975, que  dispõe sobre o Estatuto dos Policiais Militares do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Amauri Ribeiro, com voto em separado do deputado Delegado Humberto Teófilo pela aprovação.

Contrário 

Processo nº 2317/22 Deputado Alysson Lima – Autoriza o Poder Executivo a conceder pensão especial aos filhos de pessoas atingidas  pela hanseníase. Relatado pelo deputado Wilde Cambão.

Distribuição

Vetos

Processo nº 10786/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 458, de 13 de setembro de 2022. De autoria do deputado Álvaro Guimarães, o texto trata da inclusão de alimentos orgânicos e de base agroecológica na merenda escolar da rede pública estadual de ensino. 

Processo nº 10792/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 461, de 18 de outubro de 2022. De autoria do deputado Amauri Ribeiro, a matéria trata das consignações em folha de pagamento dos servidores e militares, ativos e inativos, e pensionistas do Poder Executivo. 

Processo nº 10775/22 – Deputado Talles Barreto – Torna obrigatório exame de mutação genética dos genes BRCA1 e BRCA2 em pacientes com histórico familiar de câncer de mama ou de ovário na rede pública de Goiás. 

Processo nº 10794/22 – Deputado Chico KGL – Considera como experiência profissional o estágio curricular realizado pelo estudante, para fins de admissão em primeiro emprego e concurso público perante a administração pública estadual direta e indireta, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Processo nº 10795/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi  – Institui o selo Estadual de Luta contra a Intolerância Política e de Promoção da Tolerância Democrática. 

Processo nº 10796/22 – Deputado Lucas Calil – Define as medidas da faixa de domínio na rodovia estadual GO-239.

Processo nº 10797/22 – Deputado Talles Barreto – Declara de utilidade pública o Instituto Real Desenvolvimento Social (IRDS), com sede  no município de Abadia de Goiás. 

Processo nº 10799/22 – Deputada Lêda Borges – Reconhece de utilidade pública a Associação dos Produtores Rurais e Região, com sede  no município de Alto Paraíso.

Processo nº 10800/22 – Deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre a afixação do material publicitário nos veículos de transporte escolar. 

Processo nº 10801/22 – Deputado Henrique César – Declara de utilidade pública a Associação Beneficente da Assembleia de Deus Rubiataba (Semear), com sede naquele município. 

Processo nº 10807/22 – Deputado Antônio Gomide – Institui o Dia Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA