Política

Sob comando de Thiago Albernaz, Comissão de Tributação realiza sessão nesta 4-feira, 8, com 3 processos na pauta

Publicado

em

Os deputados integrantes da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento (CTFO) do Poder Legislativo de Goiás se reúnem nesta quarta-feira, 8, a fim de apreciarem e votarem três processos. Também serão distribuídos quatro processos. Os trabalhos serão coordenados pelo deputado Thiago Albernaz (MDB), presidente do colegiado.

A reunião híbrida terá início às 14 horas e poderá ser acompanhada pela população em geral e imprensa pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A proposta de instituição do Programa Auxílio Goiás, assinada pelo deputado Lucas Calil (MDB), voltado a famílias monoparentais com pessoas com deficiência, no valor de R$ 1.100,00, conta com parecer favorável pela diligência à Secretaria de Estado da Economia. 

No processo nº 7917/21, o parlamentar detalha que famílias monoparentais são, usualmente, aquelas em que um progenitor convive e é exclusivamente responsável por seus filhos biológicos ou adotivos. Tecnicamente são mencionados os núcleos monoparentais formados pelo pai ou pela mãe e seus filhos, mesmo que o outro genitor esteja vivo, ou tenha falecido, ou ainda, seja desconhecido porque a prole provenha de uma mãe solteira, sendo bastante frequente que os filhos mantenham relação com o progenitor com o qual não vivam cotidianamente.

Calil defende a relevância da matéria ao realçar a necessidade de um novo olhar protetivo a essas famílias, principalmente as que se encontram em situação de vulnerabilidade social e têm em sua composição pessoas com deficiência e mulheres como chefes de família –  monoparental feminina. Nesse último caso, é preciso considerar a vida de mulheres que conduzem sozinhas a dinâmica familiar. 

O legislador afirma que as mulheres precisam conciliar a vida privada com os cuidados com a casa e educação dos filhos e a vida pública, no trabalho cotidiano, além de encontrar um espaço para se dedicarem às suas próprias necessidades, enquanto mulheres.

Tal análise mostra as condições de vida de mulheres, chefes de família em situação de monoparentalidade, identificando suas necessidades subjetivas, dificilmente contempladas pelos programas e políticas sociais destinadas ao atendimento dessas mulheres, dedicadas a jornadas árduas de trabalho extra e intrafamiliar. “O desafio da conciliação entre o trabalho e sua vida familiar, está presente em depoimentos reveladores da dificuldade da mulher/mãe e provedora do sustento da família e de uma participação mais efetiva junto a seus filhos e ao ambiente familiar. 

O parlamentar entende a vulnerabilidade e a fragilidade financeira e educacional como responsáveis por incrementar a dificuldade econômico-social, dificultando sua participação na vida familiar. 

Lista de matérias

Votação 

Processo nº 7970/21 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 38/2021 – Comacg/GAOS/Super – Policlínica Regional – Unidade Posse – Instituto CEM, processo SEI nº 202100010032131. Relatado pelo deputado Jeferson Rodrigues pelo arquivamento. 

Processo nº 5883/21 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui o Prêmio Meninas Olímpicas, a ser conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). Relatado pelo deputado Jeferson Rodrigues pela diligência.

Processo nº 7917/21 – Deputado Lucas Calil – Institui o Programa Auxílio Goiás para famílias monoparentais com pessoas com deficiência. Relatado pelo deputado Henrique César pela diligência à Secretaria de Estado da Economia.

Distribuição

Processo nº 2254/22 – Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) – Representação nº 4/2022 – GPSG – TCE-GO.

Processo nº 1838/22 – Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO) – Relatório anual de atividades de 2021 do TCM.

Processo nº 10059/22 – Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) – Relatório nº 23/2021 – Comacg/GAOS/Super/SES-GO. Processo SEI nº 202100010009242

Processo nº 10032/22 Secretaria de Estado da Administração (SEAD-GO) – Relatório conclusivo do acompanhamento e avaliação da execução e desempenho do contrato de gestão nº 001/2011 SEAD/OVG – Exercício 2021. Processo SEI nº 202200005008776.

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA