Distrito Federal

Seguranças do Hospital de Base são treinados para evitar a Covid-19

Publicado

em


No combate ao coronavírus até quem lida com segurança tem que ser treinado para enfrentar esse mortal inimigo invisível. Foi isso que o aconteceu com um grupo de agentes do Núcleo de Segurança Institucional do Hospital de Base (HB), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).
 
Nessa quinta-feira (28), eles receberam treinamento especial sobre como se proteger e evitar a contaminação pela Covid-19 quando estiverem atuando no sistema de segurança do maior hospital público do DF, local de alto risco de contágio. “A segurança deles é a nossa segurança. A vida deles também nos importa”, ressaltou o superintendente do HB, Lucas Seixas.
 

10 mil pessoascirculam diariamente no Hospital de Base

No Hospital de Base é grande o número de pacientes e visitantes. No ano passado, foram realizados 1,8 milhão de procedimentos no HB, onde diariamente circulam cerca de 10 mil pessoas. Os agentes de Segurança Institucional, profissionais contratados e terceirizados, estão integrados à rotina do hospital. Eles estão em todas as áreas, convivendo com pacientes e visitantes, correndo risco de contágio. Por isso, a importância de treinamentos para prevenir a doença.
 
“É importante que estejam a cada dia mais treinados, cientes de como podem se prevenir e, assim, prevenir a todos”, explicou a gerente administrativa da Superintendência Operacional do HB, Marina Rocha. “Esse grupo é peça fundamental para manter a proteção dos colaboradores e dos pacientes do nosso hospital.”
 
Para o chefe do Núcleo de Segurança, Rogério Pacheco, a conscientização no enfrentamento da pandemia é papel de todas as áreas do hospital. “Uma única área não vai ser capaz de alertar o público interno e externo sobre a relevância do distanciamento, da higienização das mãos e da utilização de máscaras”, afirmou o colaborador, que participou do treinamento.
 
Cuidado com os colaboradores
Desde dezembro de 2020, o Iges-DF promove treinamentos com colaboradores de diversos setores para  evitar o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus durante o trabalho.
 
As capacitações são promovidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) em parceria com a Superintendência Operacional do HB. Já foram treinados os maqueiros, os profissionais do projeto Humanizar e os funcionários da Central de Material Esterilizado (CME).
*Com informações de Iges-DF
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA