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Segurança Pública do Tocantins lança aplicativo e moderniza atendimento da Ouvidoria ao cidadão

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Disponível para os sistemas operacionais Android, o aplicativo “Fale com a Ouvidoria SSP-TO” já pode ser baixado pelos cidadãos tocantinenses de norte a sul do Estado. O aplicativo foi lançado na tarde dessa quinta-feira, 8, em solenidade no Palácio Araguaia, realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO).

Por meio do aplicativo é possível fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões, inclusive de forma anônima, se o cidadão assim preferir. Todas as funcionalidades foram apresentadas pelo assessor de Tecnologia da Informação da SSP-TO, Rodrigo Barbosa, responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. “Percebemos que a Ouvidoria é muito importante, mas não era aproveitada como poderia ser. Então o App tem o objetivo de ampliar o atendimento da Ouvidoria, modernizar esse atendimento e ser pioneiro na área”, destacou Rodrigo.

“Pensamos na construção desse aplicativo. Começamos uma caminhada, num período de cerca de três meses. Foi um trabalho incansável. Diante desse esforço foi construído esse aplicativo e agora está sendo entregue para a sociedade tocantinense”, complementou o ouvidor da SSP-TO, Nelson Tavares, informando que a demanda anual da Ouvidoria é de cerca de 700 atendimentos. “Após o aplicativo, tenho certeza que esse atendimento, disponível 24 horas, vai aumentar ainda mais”, ressaltou.

O secretário da Segurança Pública, Wlademir Costa, falou dos benefícios dessa ferramenta para o Tocantins. “Quem ganha é a sociedade. Isso permite que o cidadão de Talismã à Esperantina consiga se comunicar com a Ouvidoria. Esse é o pontapé para que a Ouvidoria chegue a todo o Estado do Tocantins. Nosso produto final não se exaure em si mesmo, ele se exaure na satisfação da sociedade. Não pensem em si, pensem nas pessoas. Quem precisa do nosso serviço é o cidadão”, ressaltou.

O secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Senivan Arruda, prestigiou o lançamento e destacou a importância de um órgão de segurança pública disponibilizar essa ferramenta. “A gente vê aqui um órgão de segurança pública com responsabilidade com a comunidade. O controle social é uma prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa. A SSP tem avançado muito nesse sentido e essa é uma forma de devolver ao cidadão todo o investimento que ele faz ao Estado. Espero que essa ferramenta seja estendida para todo o estado do Tocantins e até para fora”, destacou.

Primeira Ouvidora

Na oportunidade, a primeira ouvidora da SSP, Ceila Maria Melo Mendonça, falou das dificuldades para implantação da Ouvidoria e da felicidade em ver sua evolução ao longo dos anos. “Hoje é um dia de alegria. Quando assumi a Ouvidoria enfrentamos muitas dificuldades. Não tínhamos muito conhecimento sobre o assunto. Procurei me inteirar sobre tudo, porque as pessoas confundiam com a Corregedoria. Hoje estou vendo que a Ouvidoria progrediu com os meus sucessores. É um dia histórico, estamos com essa ferramenta impecável que vai contribuir muito para a melhoria do nosso atendimento”, destacou.

O lançamento do aplicativo “Fale com a Ouvidoria SSP-TO” contou com as presenças do secretário executivo da SSP-TO, Reginaldo de Menezes; do delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira; representando o ouvidor do Ministério Público do Tocantins, Márcio Bignotti, a diretora da Escola Superior do MPTO, Cínthia de Paula; da superintendente de Segurança Integrada (SSI), Fátima Holanda; da superintendente de Polícia Científica, Aldênis Cavalcante; da diretora do Instituto de Identificação, Naídes César; do diretor do Centro Integrado de Operações Aéreas – Tocantins (Ciopaer), Major Gustavo Bolentini; do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), Coronel Álon Amaral; delegados e demais servidores da SSP-TO.

Funcionalidades foram apresentadas pelo assessor de Tecnologia da Informação da SSP-TO, Rodrigo Barbosa – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Aplicativo foi lançado na tarde dessa quinta-feira, 8, pela Secretaria da Segurança Pública – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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