Distrito Federal

Segurança Pública dará apoio ao Enem

Publicado

em


A Secretaria de Segurança Pública (SSP) preparou um protocolo integrado de ações para apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) durante a aplicação das provas deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O certame está marcado para este domingo (17) e o próximo (24).

A elaboração do documento contou com a participação das forças de segurança e demais órgãos locais e federais envolvidos na operação, como Samu, secretarias de Educação (SEE) e Mobilidade (Semob), CEB, Novacap, Brasília Ambiental, Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), Polícia Federal (PF), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e Fundação Getúlio Vargas (FGV). A operação será monitorada por representantes de todas as instituições, diretamente do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

“O planejamento prévio e conjunto é muito importante para que qualquer situação que ocorra durante a aplicação das provas seja amenizada ou resolvida com maior agilidade”, explica o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. “Além disso, o monitoramento por meio do Ciob com a participação de representantes dos órgãos locais e federais envolvidos facilita a articulação e resolução de situações em casos necessários.”

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) dará apoio à ECT no transporte das avaliações do Aeroporto Internacional de Brasília até os mais de 250 locais de prova nas regiões administrativas do DF. “Essa é uma atividade essencial para a realização do exame”, pontua o subchefe de Operações da PMDF, coronel Klepter. “Além disso, será empregado o policiamento ostensivo feito por comandos especializados nas proximidades de todas as escolas escolhidas pelo Inep”.

“Essa é uma atividade essencial para a realização do exame”Coronel Klepter, subchefe de Operações da PMDF

Trabalho contínuo

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) reforçará o plantão de todas as delegacias, já que a prova será aplicada em escolas de todo o DF. “Nossa inteligência já vinha atuando junto a outros órgãos do segmento com o intuito de coibir possíveis fraudes”, explicou o diretor da Divisão de Apoio Logístico e Operacional (Dalop), Paulo Henrique de Almeida.

O plantão de todas as unidades do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) será reforçado nos dois dias de exame. O Grupamento de Aviação Operacional da corporação estará de prontidão. Todos os locais de prova terão apoio de brigadistas e de seguranças particulares contratados pela FGV, responsável pela realização do Enem.

As equipes de fiscalização do Detran farão controle de tráfego e fiscalização nos locais com mais de mil inscritos. Para isso, serão montadas equipes de patrulhamentos compostas sempre por mais de uma viatura.  O órgão fará, ainda, ações para impedir o estacionamento irregular. “Reiteramos a importância de os candidatos estacionarem em locais permitidos”, lembra o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Lúcio Lahm.

Representantes dos órgãos estarão à disposição do Ciob e, em caso de necessidade, poderão ser remanejados. “Demos início ao processo de organização do Enem ainda ano passado, com participação de todos os envolvidos”, explica o coordenador de planejamento da Operação Enem da SSP, coronel Paulo Mourão.

* Com informações da SSP

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA