Distrito Federal

Mais segurança para condomínios às margens da BR-020

Publicado

em


Obas na rotatória, próximo à passarela: velocidade na região foi limitada a 60 km/h | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Alívio e sensação de segurança é o que vivenciam agora os moradores do Condomínio Vivendas Nova Petrópolis, próximo à BR-020, sentido Planaltina, bem na altura da passarela. Isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) finalizou, nesta sexta-feira (15), as obras de melhoria de tráfego no local. Pela manhã, um caminhão-pipa fazia a limpeza das pistas para que, na próxima semana, faixas horizontais de sinalização possam ser afixadas.

“Aqui era só terra e, quando chovia, empossava bastante água”, lembra o agente de segurança Marcelo Luís, 28 anos, que passa pelo lugar pelo menos duas vezes por semana para visitar o pai. “Também não tinha balão, nem quebra-mola, nada, e agora ficou perfeito.”

Foram mais de dois meses de trabalho envolvendo diretamente uma média de 30 homens por dia e recursos da própria empresa pública. Os serviços em frente ao Vivendas Nova Petrópolis começaram com drenagem pluvial, para conter a forte água da chuva que descia da via principal e alagava toda a entrada. O passo seguinte foi a terraplanagem para a pavimentação e o alargamento de um desvio que dá acesso ao condomínio e à rotatória. Na sequência, foram construídos meios-fios. Ao todo, foram usadas mais de 20 toneladas de massa asfáltica – desse total, 3 toneladas só para a construção de passagem de pedestre que vai até a passarela e à parada de ônibus, dando acessibilidade aos moradores.

20 toneladasde massa asfáltica foram utilizadas na obra

“Essa ação direta do DER atende demanda antiga das pessoas que vivem nessa região”, explica o chefe do 1º Distrito do DER, Kenio Marcio Avelar. “Aqui no condomínio Nova Petrópolis os motoristas tinham uma dificuldade muito grande para circular. Aconteciam acidentes quase que diariamente.”

“Essa ação direta do DER atende demanda antiga das pessoas que vivem nessa região”Kenio Marcio Avelar, chefe do 1º Distrito do DER

Uma novidade foi a instalação de radares nos dois sentidos da BR, limitando a velocidade a 60 km/h. “Desde o primeiro dia em que começamos as obras no local, os acidentes reduziram bastante”, compara Kenio. “Como não tinha rotatória ou quebra-mola, a batida era certa. Eu mesmo já vi algumas colisões por aqui”.  O assistente administrativo Murilo Forélio, 31 anos, morador do condomínio, endossa: “Acredito que, com essas obras, vai ficar bom para todo mundo”.

Já estão pavimentados e liberados para tráfego o retorno em frente ao condomínio Alto da Boa Vista e os acessos à rodovia. A previsão do DER é que, na próxima semana, os trabalhos de melhoria de fluxo de carros também sejam finalizados em frente ao Condomínio Recanto do Sossego. “Estamos trabalhando com dedicação para atender toda essa comunidade com um serviço bem-feito”, destaca o Chefe do Núcleo de Manutenção do DER, Jaime Cândido.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA