Distrito Federal

Segurança estuda sistema único de registro de ocorrências

Publicado

em


Com o objetivo de integrar a gestão dos sistemas de ocorrências entre os órgãos do sistema de segurança pública, o Governo do Distrito Federal (GDF) editou um decreto, no âmbito da Secretaria de Segurança Pública (SSP), para formular um único sistema de registros e compartilhamentos de informações. Sob a coordenação da pasta, cada órgão já indicou sua equipe técnica para a formação de um grupo de trabalho que desenvolva soluções conjuntas. A integração das bases de dados atende leis do DF e da União.

Sistema único de informações vai beneficiar a sociedade com uma gestão mais eficiente | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

De acordo com o Decreto nº 42.081, a integração das bases de dados é ampla e inclui todas as forças de segurança, não se restringindo às polícias. Ou seja, ocorrências de busca e salvamento, do Corpo de Bombeiros, as de trânsito, do Detran, bem como as relacionadas à Defesa Civil também farão parte do sistema.

“A integração entre as forças de segurança é uma de nossas prioridadesDelegado Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

“A integração entre as forças de segurança é uma de nossas prioridades. Desta forma, o cumprimento das leis que versam sobre a obrigatoriedade de criação de um sistema único de atendimento vem ao encontro de nossas premissas e formato de trabalho já adotados”, avalia o secretário de Segurança Pública, delegado Júlio Danilo.

De acordo com o titular da pasta da segurança, o novo modelo adequa-se ainda aos avanços tecnológicos e ao melhor atendimento da população, como previsto no programa DF Mais Seguro, que direciona as ações da secretaria até 2022. “O objetivo é avançarmos ainda mais, aproveitando todas as possibilidades que o uso da tecnologia pode trazer. Isso nos possibilita entregar para a sociedade serviços cada vez mais eficientes, superando o modelo de atuação isolada, com base em sistemas individuais”, ressalta.

Além de melhorar a gestão de informações e a consolidação das estatísticas oficiais, a integração vai impactar diretamente na definição das políticas de segurança pública. “Vamos fazer um melhor gerenciamento de ocorrências, que poderão ser acompanhadas desde o início até a conclusão, e compartilhar informações com quem depende dela para tornar o próprio trabalho cada vez mais eficiente”, completa Danilo.

Novo sistema vai favorecer as definições das políticas públicas de segurança | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Polícia Militar

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos, a alteração será importante e a corporação tem todo interesse, já que poderá melhorar os serviços prestados para a população. “Toda mudança que for para melhor atender a população, a PMDF estará presente e fará parte do processo, sempre da melhor forma possível”.

Polícia Civil

O delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), delegado Robson Cândido, acredita que esta é uma conquista de toda a população. “Nesse contexto, de mais acesso e fluxo de informações, esperamos entregar uma resposta mais célere à sociedade e com mais assertividade. Em resumo, vejo um horizonte promissor, com mais crimes resolvidos e em menor tempo”, analisa.

Corpo de Bombeiros

“O objetivo é a integração, não havendo alterações de fluxos de atendimento e registro das ocorrências”, explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel William Bomfim, que dá um exemplo: “Em uma ocorrência corriqueira no dia a dia do CBMDF, como um acidente automobilístico, diversas agências podem atuar em conjunto, como a PMDF, Detran, PCDF, entre outras. O registro único facilitará ainda a compilação de informações entre os órgãos da segurança pública”, afirma.

Detran

O diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF), Zélio Maio, compactua com a afirmação dos demais chefes das forças de segurança sobre a importância do novo formato de atuação conjunta. “A integração entre as bases de dados só vem ratificar o trabalho conjunto das forças de segurança que assim terão acesso às informações mais completas”, finaliza.

*Com informações da SSP/DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA