Geral
Segmento de beleza e bem-estar é recebido pelo GDF
Maior capacitação dos empresários e redução da carga horária foram algumas alternativas sugeridas para enfrentar dificuldades trazidas pela pandemia
O Fórum Econômico A Economia Pós-Pandemia desta quinta-feira (16) recebeu representantes do segmento de beleza e bem-estar. O evento, realizado no Salão Nobre do Palácio do Buriti, é promovido pela Secretaria de Economia (Seec) e pelo Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental (CPPGG).
Esta foi a sétima edição do módulo Na Hora de Ouvir, que tem como objetivo incentivar o diálogo com os setores econômicos em busca de alternativas para impulsionar a economia local e superar os efeitos da pandemia da covid-19.
Profissionais de educação física e representantes de academias, salões de beleza e setor de cosméticos reuniram-se com o governo para relatar as dificuldades enfrentadas durante a pandemia. Apontaram possíveis soluções, como maior capacitação dos empresários do setor e redução da carga tributária.
As propostas foram ouvidas pelos representantes do governo – os secretários de Economia, André Clemente; de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira, e de Empreendedorismo, Amós Batista de Souza, além da diretora técnica do Sebrae-DF e secretária executiva do CPGG-DF, Rose Rainha, e do presidente da Codeplan, Jean Lima. Eles se comprometeram a dar encaminhamento às demandas e manter o diálogo com o setor.
Busca de soluções
A abertura e a continuidade do diálogo foram elogiadas pelos participantes do evento, como o empresário Valteni Souza, que destacou: “Quero parabenizar o governador Ibaneis Rocha, que tem feito um grande trabalho ao ouvir os empresários que podem alavancar a economia do DF”.
“Nós somos um governo que ouve, que entrega, que faz, que muda vidas, que transforma realidades” André Clemente, secretário de Economia
A iniciativa de realização do fórum também foi aprovada pela diretora administrativa e financeira do Sindicato das Empresas do Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e Higiene Pessoal do Distrito Federal (Sindbele-DF), Érika Flávia Miguel Lobo. “Saber que o governo está com os olhos voltados para este segmento é muito gratificante”, disse.
Durante o evento, a Codeplan apresentou um estudo com os dados referentes ao segmento de beleza e bem-estar no DF. Segundo o levantamento, “o gasto médio das famílias brasilienses com produtos de beleza é 25% maior que a média brasileira e o segundo maior entre as unidades da Federação”. No DF, esse valor é de R$ 117 por família, enquanto no Brasil a média é de R$ 93,54.
Apoio
“O governo se preocupou desde o início com o desenvolvimento e o crescimento do DF”, lembrou o secretário de Economia. “Nós somos um governo que ouve, que entrega, que faz, que muda vidas, que transforma realidades. Vocês são ouvidos e são considerados.”
Até agora, o fórum já recebeu representantes dos setores de economia criativa, transporte, construção civil e imóveis, moda e vestuário, turismo, hospedagem e gastronomia, tecnologia da informação e comunicação, inovação e startups. Estão previstos mais 13 encontros para abranger todo o setor produtivo do DF.
A Seec e o CPPGG-DF vão produzir um relatório final, com o objetivo de nortear a implementação de um plano de ações efetivas, além das que já foram empreendidas pelo GDF para apoiar o setor produtivo no contexto da pandemia da covid-19.
Além dos representantes do governo, o fórum contou com as presenças da diretora do Sindicato dos Salões, Institutos e Centros de Beleza, Estética e Profissionais Autônomos, Rosalba Maciel; da presidente do Sindicato das Academias do DF, Thaís Ferreira; do presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região Distrito Federal, Patrick Novaes Aguiar, e de empresários do ramo.
*Com informações da Secretaria de Economia
Geral
Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.
» Conheça a produção em vídeo premiada
Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).
O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.
Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.
“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.
Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.
“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.
COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.
Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.
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