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Sectur divulga pesquisa do perfil dos turistas e visitantes da temporada de praia 2022

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O mês de julho é quando as águas dos rios baixam e surgem as belas praias paradisíacas e temporárias que atraem e encantam os visitantes de dentro e fora do Tocantins, o que também favorece a geração de emprego e renda. Com o objetivo de conhecer o perfil dos turistas e a movimentação financeira dos municípios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur), com ação do Observatório do Turismo do Tocantins, realizou um levantamento no período de 1º a 31 de julho, em sete cidades. A pesquisa apresentou resultados positivos para economia dos municípios.

O estudo foi realizado por amostragem em alguns dos municípios que apresentaram projetos de temporada de praia e que receberam apoio financeiro para realização dos eventos, sendo elas: Araguacema, Araguanã, Itaguatins, Pedro Afonso, Peixe, Tocantinópolis e Tupiratins. Ao todo, 23 municípios foram contemplados com recursos destinados pelo Governo do Tocantins, provenientes da Sectur e de emendas parlamentares com valores na ordem de R$ 7,3 mi, para investimento na infraestrutura de palco, a exemplo de iluminação, som, além das atrações culturais.

Pela pesquisa financeira, foram visitados 55 estabelecimentos comerciais nas sete cidades, incluindo barraqueiros, empreendedores e ambulantes. Dos comerciantes pesquisados, 59% eram do sexo feminino e 41% do sexo masculino.

O levantamento também foi realizado junto aos visitantes. No total 645 turistas foram questionados, sendo 57% sexo feminino e 43% masculino. Durante a abordagem eles responderam sobre o grau de satisfação, permanência, meio de hospedagem, gasto médio por turista, ocupação, escolaridade, renda familiar, dentre outros.

Segundo o gerente de pesquisas e informações da Sectur, Gabriel da Luz, a coleta de dados foi realizada por amostragem nessas cidades selecionadas, de forma presencial, utilizando o método quantitativo de pesquisa, seguindo critérios técnicos estatísticos de pesquisa. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Para o secretário da Sectur, Hercy Filho, o apoio do Governo do Tocantins, com os investimentos nos projetos de temporadas de praias garante um retorno positivo para o turismo. “ A pesquisa do perfil dos turistas e de movimentação financeira é de suma importância, pois serve de base para que os municípios, com tradição de temporada de praia, possam se organizar e planejar com eficiência esse período tão importante para cadeia do turismo e impactos positivos na oxigenação da economia regional”, considerou.

Para a secretária municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Araguanã, Gislana Campos, o turismo é uma atividade importante para economia do município. “A pesquisa realizada durante a temporada de verão, que aconteceu no mês de julho na cidade, é de suma importância para a gestão, pois nos ajuda a identificar o perfil do turista visitante, a levantar as demandas prioritárias e o que tem que ser mudado, tanto na estrutura física da ilha onde acontecem os shows, quanto na cidade. E também, na divulgação do ponto turístico em si. Ficamos agradecidos pela parceria”, considerou.

A pesquisa está disponível para consulta no site do Observatório do Turismo do Tocantins, no endereço: https://observatorio.turismo.to.gov.br

Observatório do Turismo do Tocantins
O Observatório do Turismo do Estado do Tocantins tem o objetivo de facilitar o planejamento e gestão pública e privada da atividade turística.

A existência de dados e estudos é uma das coisas mais importantes para o planejamento público e o investimento privado. Decisões estratégicas devem ser tomadas a partir de dados que fundamentam as possibilidades de negócios, no caso do setor privado, e o planejamento do turismo, no caso do setor público.

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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