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Secretária Mayara Rocha reúne gestores das unidades socioassistenciais

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Mayara: “tenho a responsabilidade de garantir o combustível, o ânimo que vocês têm que ter no direcionamento que passam para as equipes de trabalho” | Foto: Renato Raphael/Sedes

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, se reuniu nesta quarta-feira (10) com os gestores das unidades da Assistência Social para ouvir as demandas dos servidores. Por meio desse alinhamento com as unidades, a ideia é aproximar a gestão da Sedes dos servidores e avaliar a melhor forma de atender todas as necessidades das unidades socioassistenciais.

Trabalhar na assistência social não é fácil e eu estou aqui para fortalecer uma das pastas mais importantes do governoMayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Participaram do encontro, realizado no auditório amplo do Centro de Treinamento e Capacitação da Sedes para manter o distanciamento social em razão da Covid-19, 62 gestores das unidades, entre representantes de Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Unidade de Proteção Social 24 horas.

62gestores das unidades da Assistência Social participaram da reunião

“Eu tenho uma responsabilidade com os trabalhadores da assistência social, de garantir o combustível, o ânimo que vocês têm que ter, no direcionamento que vocês passam para as equipes de trabalho. Trabalhar na assistência social não é fácil e eu estou aqui para fortalecer uma das pastas mais importantes do governo”, reiterou Mayara Rocha para os gestores.

Gerente do Cras Paranoá, Lúbina Guadagnin, avalia que reuniões como essa, com “contato olho a olho”, trabalham a relação de confiança entre os chefes das unidades e a gestão da Sedes. “Eu acho que é super necessário. É a primeira vez dentro da secretaria que eu vejo este modelo acontecer. Isso dá a possibilidade de perguntar sobre tudo e saber o andamento das coisas. Nós, na maioria das vezes, lidamos com problemas, como essas dificuldades envolvendo o serviço funerário, o processo de reformas, por exemplo, e não sabemos se existe uma solução em andamento. Mas é um espaço que precisa ser trabalhado para que a gente se sinta cada vez mais à vontade”.

Para a gerente do Cras Recanto das Emas, Crysthiane Portela, esses encontros trazem mais segurança na execução dos serviços. “Quando há essa aproximação, esse olhar diferenciado, nós nos sentimos mais acolhidos e isso dá segurança para o gestor que está ali na ponta, que, consequentemente, repassa isso para os nossos usuários. A reunião foi muito positiva”, relata.

Segundo Mayara Rocha, a expectativa é promover reuniões desse modelo com regularidade e visitar as unidades pessoalmente ainda neste ano.

Quando há essa aproximação, esse olhar diferenciado, nós nos sentimos mais acolhidos e isso dá segurança para o gestor que está ali na ponta, que, consequentemente, repassa isso para os nossos usuáriosCrysthiane Portela, gerente do Cras Recanto das Emas

“Nós sabemos da dificuldade do dia a dia, de questões que vão desde um material, uma estrutura, uma lâmpada. Então, a ideia é ouvir vocês, saber de que forma vocês avaliam como essa gestão pode contribuir mais. Estamos aqui para ouvir o que vocês estão sentindo falta. Em alguns casos não teremos uma solução imediata, mas trabalharemos para isso”, reiterou a secretária de Desenvolvimento Social.

O encontro foi no auditório amplo do Centro de Treinamento e Capacitação da Sedes | Foto: Renato Raphael/Sedes

Demandas

As demandas relatadas na reunião vão desde pedidos para reforçar os Equipamentos de Proteção Individual nas unidades, necessidades de reforma e ampliação dos espaços, agilidade na concessão dos benefícios sociais para a população e a possibilidade de vacinação dos servidores da assistência social.

Ao lado do secretário-executivo de Desenvolvimento Social, Thiago Pinheiro, e da secretária-adjunta substituta Kariny Alves, Mayara Rocha destacou que a maioria dos servidores não aderiram à greve porque entendem que há uma dificuldade de acesso à vacina contra a Covid-19, que não é restrita ao Distrito Federal.

“A maioria dos nossos servidores entendem que esse não é o momento de fazer paralisação. A população mais vulnerável precisa dos nossos serviços, ainda mais durante a pandemia. Desde antes de a vacina chegar ao DF tenho defendido a vacinação dos nossos servidores, isso está, inclusive, registrado em ata de uma reunião com o Ministério Público no dia 14 de janeiro. Em nenhum momento eu me calei. Mas tem um cronograma de prioridades, que precisa ser respeitado, e não depende de mim”, pontua a gestora.

*Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

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Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

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No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

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