Cidades

Seapa e parceiros promovem Dia D de Prevenção e Combate a Incêndios na Zona Rural

Publicado

em

O Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural de Goiás realizará, nesta quarta-feira (1º/6), o Dia D de Aceiros e Podas 2022. O evento ocorrerá, simultaneamente, a partir das 9 horas, em cinco municípios: Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde. Ao lado dos parceiros que compõem o Comitê, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reunirá lideranças locais e produtores para falar da importância de prevenir incêndios, demonstrar técnicas de aceiros e podas e mapear possíveis estruturas auxiliares de combate ao fogo em cada região.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que o Dia D é importante por levar informações e disseminar boas práticas de prevenção e combate ao fogo no período seco do Cerrado. “Proteger o meio ambiente é também proteger o agro, e a criação do Comitê foi importantíssima para unir esforços neste sentido. Estamos trabalhando juntos para colher melhores resultados para todos. Vamos fazer uma grande ação, em parceria com sindicatos Rurais e produtores”, afirma ele.

Os superintendentes de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, e de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social, José Ricardo Caixeta Ramos, estarão em Rio Verde e Cristalina, respectivamente. Outras autoridades estaduais abrirão as atividades em Alto Paraíso, Goianésia e Morrinhos.

Além das entidades que compõem o Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás, o Dia D de Aceiros e Podas 2022 tem a parceira de Prefeituras Municipais (Alto Paraíso, Cristalina e Goianésia), Sindicatos Rurais (Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde), Faeg Jovem (Alto Paraíso, Goianésia e Rio Verde) e da Fazenda Volta da Serra (Alto Paraíso).

Saiba mais
O Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás foi criado em julho de 2021. As entidades que integram o grupo são:
• Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO)
• Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO)
• Corpo de Bombeiros Militar de Goiás
• Enel Distribuição Goiás
• Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
• Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)
• Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio)
• Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO)
• Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO)
• Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO)
• Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
• Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – GO
• Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar)
• Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg)
• Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF)

Serviço
Dia D de Aceiros e Podas 2022

Data: 1º/6/2022 (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Locais: Alto Paraíso – Sindicato Rural (Avenida Ari Ribeiro Valadão Filho, Setor Planalto)
Cristalina – APP do Ribeirão Embira – Lateral do Quartel (Loteamento Vale do Sol)
Goianésia – Parque de Exposições Agropecuárias (Rua José Carrilho, Bairro Muniz Falcão)
Morrinhos – Sindicato Rural (Rua Adelino Ribeiro da Silva, Qd S Lt 1, Morro da Saudade)
Rio Verde – Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Rio Verde (saída para Montividiu)

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA