Minas Gerais

Romeu Zema e ministro do Meio Ambiente lançam edital para melhorar destinação do lixo em Minas Gerais

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O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (17/5), ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do lançamento do edital de chamada pública para seleção de projetos para melhorar a gestão de resíduos sólidos em Minas. A iniciativa faz parte do programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, que tem objetivo de eliminar lixões e apoiar municípios em soluções sobre a destinação de resíduos sólidos.

Serão disponibilizados R$ 100 milhões, com recursos de acordos de multa ambiental firmados entre Vale S/A e Ibama, para auxiliar cerca de 400 municípios na destinação ambientalmente adequada de resíduos, por meio da reciclagem e recuperação de materiais. 

Durante a cerimônia, realizada na Fiemg, em Belo Horizonte, Zema destacou que a medida vai gerar, além de ganhos ao meio ambiente, benefícios econômicos e geração de empregos. 

“Sabemos que isso significa não só redução de danos ao meio ambiente como também mais saúde à população, já que a disposição inadequada de resíduos acarreta uma série de problemas. Vem em uma ótima hora, pois também significa movimentação econômica e geração de empregos. Tudo isso contribui de forma muito expressiva para o nosso estado que enfrenta tantas dificuldades”, afirmou.

O governador também lembrou que os R$ 100 milhões disponibilizados complementam o total de R$ 1 bilhão recebidos pelo Estado via termo de reparação com a Vale, para investimento nas cidades do entorno do Rio Paraopeba.

“Esses locais passarão a ser atendidos com tratamento de água, esgoto, e resíduos adequados. Tudo isso vai contribuir para substancial mudança na questão do tratamento de resíduos do Estado. Ainda temos muito lixões e muito o que fazer, mas a evolução tem sido constante”, disse. 

Desenvolvimento

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que melhorar o tratamento de resíduos e o saneamento são fundamentais para o desenvolvimento do país. 

“Decidimos colocar os R$ 100 milhões para a agenda do combate aos lixões, agenda de resíduos sólidos, que, junto com o saneamento, são a maior marca do nosso subdesenvolvimento no Brasil. Um país em que 100 milhões de pessoas não têm coleta e tratamento de esgoto; 35 milhões de brasileiros não têm sequer água encanada em casa e mais de 3 mil municípios no Brasil têm graves problemas de gestão dos resíduos sólidos, que nós, popularmente, chamamos de lixões”, esclareceu. Ele ressaltou que a verba vai permitir a instalação de centros de triagem mecanizadas de resíduos sólidos nas cidades. 

“É aquela separação do lixo, para que se permita de um lado dar valor àquilo que pode ser reciclado, reinserido no princípio da economia circular, e por outro lado diminuir o volume de resíduos que vai para os aterros”, explicou. 

Impulso à economia

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, defendeu que o projeto dá fim a 50 anos de ausência de solução definitiva para o meio ambiente, além de impulsionar a economia.

“O lixão é uma solução em que você contém o lixo em algum lugar, mas ele está ali, é um passivo ambiental para a sociedade. Retirar do lixão os lixos que podem ser reutilizados na economia é reforçar uma política ambiental adequada, é reforçar a economia. Algo que era descarte vira receita, ou seja, nós estamos transformando o lixo em geração de renda e em geração de produtos para a sociedade”, destacou.

Também presente na cerimônia, o senador Carlos Viana ressaltou que o equilíbrio do meio ambiente é um interesse comum de todos.
“Naturalmente, a questão do meio ambiente gera muitas polêmicas, mas há um interesse comum entre estas partes: a de que nós consigamos chegar ao equilíbrio da preservação, do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade das nossas cidades. Este é um assunto em que o Brasil está muito atrasado e nós precisamos daqui para frente trabalhar com muita seriedade e, principalmente, com muito planejamento”, disse. 

Usinas de triagem

Os consórcios públicos intermunicipais serão selecionados e receberão financiamento para implantação de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos, onde ocorre a separação dos resíduos. Os consórcios contemplados terão o compromisso de operar as usinas de triagem e a responsabilidade de encerrar os lixões nos municípios beneficiados pelo projeto.

Essas usinas permitirão a separação de materiais recicláveis, valorização dos resíduos orgânicos e geração de combustível derivado de resíduos, que substituem combustíveis fósseis. 

Além disso, a separação dos resíduos contribuirá para o aumento da vida útil dos aterros sanitários, bem como o encerramento de locais inadequados de disposição de resíduos urbanos, tais como lixões e outros pontos de descarte irregular.

Números

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente apontam que Minas tem, hoje, 406 municípios (33% da população) que integram um ou mais consórcios públicos intermunicipais que atuam na gestão de resíduos sólidos 

De 2019 para 2020, houve aumento de 36 municípios que regularizaram a destinação de seus resíduos sólidos. Os aterros regularizados e compartilhados estão nas regiões Sul (Alfenas, Andradas, Itajubá e Nepomuceno), Triângulo Mineiro (Uberaba), Norte (Montes Claros), Central (Betim, Conselheiro Lafaiete e Sabará), Zona da Mata (Juiz de Fora e Leopoldina) e Leste (Santana do Paraíso). Eles recebem 7,6 toneladas de resíduos/dia.
 

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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