Cidades

Rogério Greco abre primeiro dia de palestras do Fórum da Polícia Penal de Goiás

Publicado

em


Com a participação especial de um dos maiores especialistas em Direito Penal do país, Rogério Greco, tem início, nesta quarta-feira (27), o primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás. O tema é “Polícia Penal na direção: seus desafios para a transformação da administração penitenciária em Goiás”. O evento se encerra nesta quinta-feira (28) e é voltado para policiais penais e estudantes de Direito. As palestras serão transmitidas, ao vivo, pelo YouTube da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

O evento realizado pela Escola Superior de Polícia Penal (ESPP) vai ocorrer na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego, rua 72, n. 192, Jardim Goiás), das 8 às 18 horas. A previsão é de que aproximadamente 130 gestores (chefes, gerentes e superintendentes) da DGAP participem do Fórum, além de policiais penais e universitários. 

O objetivo do Fórum, nos dois dias de debates, é iniciar a construção de um novo planejamento estratégico para a instituição, com validade de 2023 a 2027. “É um momento muito importante de discussão e debates. São mais de dez anos sem um encontro deste nível com os gestores do sistema penitenciário goiano. Esse estudo vai embasar nosso novo planejamento estratégico e contribuir para o crescimento da Polícia Penal de Goiás”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires. 

O planejamento estratégico seguirá as diretrizes do planejamento da Secretaria da Segurança Pública, lançado este ano e com validade até 2031. “Vamos estabelecer os objetivos e quais caminhos a seguir para alcançarmos nossa missão institucional. Traçaremos as diretrizes de investimento e as metodologias para alcance das metas nas áreas de segurança e reintegração social. Esses indicadores passam a ser os parâmetros a serem seguidos pela gestão. O Fórum também contribuirá para avaliar as metas já realizadas pela DGAP”, explica o diretor-geral.

O evento será dividido em eixos temáticos nas mesas redondas: ressocialização e reintegração social, segurança e inteligência penitenciária, gestão e comunicação. Ao final de casa mesa redonda, será produzido um documento com propostas relacionadas a cada tema. O material será encaminhado ao Gabinete do Diretor-Geral de Administração Penitenciária.

Convidados

Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco é professor de Direito Penal e pós-doutor na área pela Universitá Degli Studi di Messina (Itália). Autor de mais de 20 obras jurídicas no país, o especialista ministrará palestra nesta quarta-feira (27), às 9h15.

Além de Rogério Greco, mais dois convidados abrilhantam a programação do primeiro Fórum da Polícia Penal de Goiás. No segundo dia do evento, a primeira policial penal mulher a ser nomeada secretária de Administração Penitenciária do Brasil (Rio de Janeiro), Maria Rosa Lo Duca Nebel, fala aos convidados, por vídeo, a partir das 14h10. Às 15 horas, será a vez do ex-secretário da Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, ministrar palestra.

Durante a realização das palestras será permitida a participação dos presentes e dos acadêmicos. Os universitários acompanharão o evento ao vivo pelo YouTube. Durante a transmissão, os inscritos deverão preencher ficha de presença para receber certificado contendo horas extracurriculares.

Programação

I Fórum da Polícia Penal de Goiás

27/04 (quarta-feira)

8h – Credenciamento e café

9h – Cerimônia de abertura

9h15 – Palestra de abertura: Rogério Greco – secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais

11h – Comentários e perguntas dos participantes

12h – Almoço

14h – Início dos Eixos Temáticos

16h – Intervalo para o café

18h – Encerramento das atividades do dia

28/04 (quinta-feira)

8h – Retomada dos Eixos Temáticos

9h45 – Intervalo para o café

11h30 – Entrega dos relatórios para o coordenador-geral

12h – Almoço

14h10 – Palestra: Maria Rosa Lo Duca Nebel – secretária de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro

14h40 – Comentários e perguntas dos participantes

15h – Palestra de enceramento: delegado federal Rodney Miranda 

16h  – Comentários e perguntas dos participantes

16h30 – Intervalo para o café

17h30 – Cerimônia de encerramento

Fonte: Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Eleitores de Turvelândia vão as urnas hoje eleger prefeito interino

Publicados

em

Ao todo foram montadas 15 seções eleitorais

Os 4.233 eleitores de Turvelândia são esperados neste domingo (28) nas 15 urnas do município para escolher os novos prefeito e vice-prefeito.

Desde a manhã deste sábado (27), servidores da 128ª Zona Eleitoral estão preparando as seções eleitorais em dois locais de votação: Escola Municipal Floriano Borges e Escola Municipal Geraldo Sirio.

O horário de votação será das 8h às 17h, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Os eleitos no domingo cumprirão mandato até dezembro de 2024.

O pleito ocorrerá em razão de decisão do TSE que, em recente julgamento de recurso nos autos do Processo PJe n.º 0600725-85.2020.6.09.0128, confirmou o acórdão proferido por este Regional, em 2023, e manteve a cassação dos diplomas de Siron Queiroz dos Santos e Marlos Souza Borges, expedidos em razão das Eleições Municipais, em 2020.

Para assumir os cargos vagos, disputarão as funções de prefeito e vice, respectivamente, os candidatos Tenilson Pedreiro (Solidariedade) e Claudio Fontana (PP), da coligação Juntos Faremos Mais; e Osélia do Ailton (PL) e Neto Pimenta (PL).

Para votar

Para votar, basta levar um documento oficial com foto, tal como: e-Título; carteira de identidade; identidade social; passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –; certificado de reservista; carteira de trabalho; e Carteira Nacional de Habilitação.

O título eleitoral não é documento obrigatório para ir às urnas; contudo, é indicado levá-lo para agilizar a identificação perante o mesário. A eleitora ou o eleitor que cadastrou dados biométricos (digitais e foto) também precisa levar documento de identidade oficial com fotografia.

Eleições suplementares

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 881/2023, são reguladas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral). Elas ocorrem quando há nulidade de votos que atinja mais da metade da votação para os cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Também poderão ser convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determinar o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesta última hipótese, o pleito será direto, exceto se a vacância ocorrer a menos de seis meses do fim do mandato.

Resolução TRE-GO nº 399/2024 determinou as instruções para a realização das Eleições Suplementares em Turvelândia, aprovando o calendário eleitoral.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA