Distrito Federal

Revista das Cidades Ibero-americanas traz texto de Ibaneis

Publicado

em


| Imagem: Reprodução
Participação do governador na publicação da rede de cidades | Imagem: Reprodução

“Reorientando de imediato nossos esforços, estabelecemos como máxima prioridade a contenção do vírus e agimos com assertividade para enfrentar os impactos sanitários e econômicos resultantes da atual crise” Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal

A mais recente edição da Revista Cidades Ibero-Americanas trouxe relatos dos governadores e prefeitos das cidades-membros da rede sobre o combate à pandemia da covid-19. Entre eles, consta o do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O texto está disponível para visualização e download no site da publicação.

“O desafio imposto pelo novo coronavírus resultou em drástica alteração nesses planos (comemoração do aniversário da cidade). Reorientando de imediato nossos esforços, estabelecemos como máxima prioridade a contenção do vírus e agimos com assertividade para enfrentar os impactos sanitários e econômicos resultantes da atual crise”, afirmou Ibaneis no texto publicado na última edição da revista.

O relato brasiliense traz um resumo e fotos das principais medidas tomadas pelo GDF nas frentes de atuação do governo, começando com as ações emergenciais de saúde, educação e assistência social, como as aulas remotas, a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e a construção de hospitais de campanha.

Visibilidade no cenário internacional

A participação do DF nas redes de cidades, especialmente com uma maior quantidade de encontros virtuais, traz visibilidade às boas práticas locais e posiciona a capital no cenário internacional.

“Por conta das chamadas de financiamento de projetos, da participação em editais de premiações internacionais e o contato constante com a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) , é criado um ambiente de troca constante, que é o objetivo da rede”Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais

Para Renata Zuquim, chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, “por conta das chamadas de financiamento de projetos, da participação em editais de premiações internacionais e o contato constante com a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) , é criado um ambiente de troca constante, que é o objetivo da rede”.

Agenda 21

Vale lembrar que UCCI também tem como norteadora de suas ações a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável. Os editais, convocatórias e encontros sempre estão alinhados e voltados para resultados que colaborem para o desenvolvimento sustentável das cidades-membros.

A secretária geral da UCCI, Almudena Maíllo, lembrou que os efeitos da pandemia foram sentidos localmente primeiro e que o momento é histórico.

“Desde os primeiros meses da pandemia, nos propusemos a reforçar nossas ações virtuais, com a força dos valores históricos da UCCI: solidariedade, união, trabalho conjunto e troca de experiências, e foi isso que fizemos, por meio da tecnologia e inovação com uma página web moderna e de fácil acesso (…), com plataformas de intercâmbio virtual e com uma nova estratégia de comunicação”, afirmou.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA