Política

Reunião da CCJ de hoje

Publicado

em

Parlamentares membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Parlamento de Goiás se reúnem nesta quinta-feira, 27, a fim de deliberar acerca de 45 processos, dentre eles estão nove vetos oriundos da Governadoria (um com entendimento pela manutenção, sete com parecer pela rejeição e um pela rejeição parcial), além de 36 matérias de autoria parlamentar.

Ainda constam da pauta, 26 proposituras aptas à distribuição. A reunião será conduzida pelo deputado Dr. Antonio (UB), presidente do colegiado, às 14 horas. O encontro poderá ser acompanhado por meio da TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

De autoria do deputado Cláudio Meirelles (PL), duas matérias versam sobre questões ambientais e têm parecer favorável da relatoria. A criação da Patrulha PET, objeto do processo nº 9353/21, com atribuição de realizar policiamento ostensivo e preventivo para coibir e repreender a prática do crime de maus-tratos contra animais de estimação. Se a proposta for aprovada, o resultado deverá ser maior celeridade na apuração de casos de violência contra animais, fazendo cessar com maior brevidade o sofrimento daqueles que necessitam de tutela.

Na justificativa, o parlamentar ressalta que a impunidade tornou-se uma regra revoltante em relação a todos os crimes ambientais, especialmente os crimes contra animais de estimação. “Uma das razões para tanta impunidade é a dificuldade de processamento de denúncias e realização de investigações específicas para elucidar casos de agressão a animais.”

A redação ressalta que não é mais possível admitir o tratamento servil que muitos ainda insistem em destinar aos animais, de modo que se faz necessária a compreensão coletiva da importância destes seres enquanto sujeitos de direitos.

Comércio ilegal de madeiras

Já no texto do processo nº 9357/21, Meirelles propõe combate ao comércio ilegal de madeiras em Goiás. Conforme a propositura, os estabelecimentos comerciais e industriais que venderem ou utilizarem madeira extraída ilegalmente das florestas brasileiras terão imediatamente cancelados seus cadastros como pessoa jurídica pela Secretaria de Estado de Fazenda.

Na matéria, encerrar imediatamente o cadastro das empresas infratoras como pessoa jurídica seria uma medida bem-vinda, pois as punições previstas pela legislação vigente, baseadas apenas em multas (na maioria das vezes de valor pequeno) e na apreensão temporária da mercadoria, têm-se revelado insuficientes para combater esse tipo de crime. 

Rol de processos

Votação 

Veto

Manutenção

Processo nº 10380/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 291, de 27 de abril de 2022. De autoria do deputado Wagner Camargo Neto, que obriga a instalação de sistema de captação de energia solar em novos prédios públicos. Relatado pelo deputado Coronel Adailton.

Rejeição 

Processo nº 7844/21 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 173, de 15 de setembro de 2021. De autoria dos deputados Karlos Cabral, Tião Caroço e Delegado Humberto Teófilo, que altera a Lei n° 17.477, de 25 de novembro de 2011, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) Saúde. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10055/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 107, de 19 de abril de 2022. De autoria do deputado Bruno Peixoto, o texto autoriza o uso de imagens provenientes de câmeras de segurança para defesa prévia e recurso de infrações de trânsito. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 10152/22 – Veto da Governadoria ao autógrafo de lei nº 190, de 20 de abril de 2022. De autoria do deputado Karlos Cabral, torna obrigatória a informação sobre cor ou identificação racial em todos os cadastros, banco de dados e registros de informações assemelhados, públicos e privados. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10165/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei complementar nº 6, de 20 de abril de 2022. De autoria do deputado Coronel Adailton, estabelece diretrizes e bases do Sistema Educativo do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10260/22 – Veta parcialmente o autógrafo de lei nº 233, de 20 de abril de 2022. Proposta pelo deputado Jeferson Rodrigues, institui garantias às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10298/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 256, de 27 de abril de 2022. De autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi, a propositura visa instituir Política Estadual para a População em Situação de Rua. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10416/22 – Veto da Governadoria ao autógrafo de lei nº 337, de 31 de maio de 2022. Proposta do deputado Charles Bento, visa conceder isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação (ICMS), e do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Rejeição parcial

Processo nº 10311/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 348, de 7 de junho de 2022. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel, institui Política de Incentivo à Conservação e Construção de Barragens em Goiás. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Favorável

Processo nº 8707/21 (Redistribuição) – Deputado Rafael Gouveia – Declara de utilidade pública a Associação Terapêutica Resgatando Vidas, com sede no município de Campinorte. Relatado pelos deputados Dr. Antonio e Francisco Oliveira.

Processo nº 9353/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Dispõe sobre a criação da Patrulha PET. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 9357/21 – Deputado Cláudio Meirelles – Trata do combate ao comércio ilegal de madeiras em Goiás. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 1278/22 – Deputado Chico KGL – Institui a Política Estadual de Integração da Cultura do Imigrante. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 1280/22 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Declara de utilidade pública o Lar Bom Samaritano, com sede no município de Firminópolis. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 1284/22 – Deputado Chico KGL – Dispõe sobre o combate do assédio religioso nas instituições públicas e privadas. Relatado pela deputada Delegada Adriana Accorsi.

Processo nº 1963/22 – Deputada Lêda Borges – Regulamenta a utilização de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas, bibliotecas e outros espaços de estudos das instituições de ensino públicas e privadas e revoga a Lei n° 16.993, de 10 de maio de 2010. Relatado pelo deputado Charles Bento.

Processo nº 2346/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui o Programa Estadual de Proteção e Apoio à Mulher Vítima de Violência Doméstica ou Familiar (Promulher). Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10038/22 – Deputado Amauri Ribeiro – Declara de utilidade pública a Associação Sintonia Animal, com sede no município de Piracanjuba. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10096/22 – Deputado Charles Bento – Declara a árvore de baru símbolo do Cerrado em Goiás, proíbe seu corte e derrubada. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10097/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Determina que estabelecimentos de ensino das redes públicas e privadas disponibilizem cadeiras adaptadas para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida. Relatado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo.

Processo nº 10101/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Institui a Política Estadual de Incentivo à Geração de Energia Renovável por Produtores Rurais. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10114/22Deputado Virmondes Cruvinel – Altera a Resolução n° 1.590, de 20 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a criação do Fórum Permanente de Assuntos Relacionados ao Setor Energético do Estado de Goiás. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10117/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Cria o Programa Censo de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e de seus Familiares (TEA) e seus familiares. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10118/22 – Deputado Major Araújo – Declara de utilidade pública a Associação Cultural – Blocão 1018 do Setor Pedro Ludovico, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Talles Barreto pela diligência.

Processo nº 10119/22 (Apensamento processo nº 10225/22) – Deputado Delegado Eduardo Prado – Altera a Lei n° 19.999, de 2 de fevereiro de 2018, que autoriza a concessão das rodovias estaduais. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10129/22 – Deputado Rafael Gouveia – Confere ao Município de Bela Vista de Goiás o título de Capital Goiana Produtora de Mandioca. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10147/22 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a entidade Associação Cultural Quadrilha Junina Arrasta Pé, com sede em Senador Canedo. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10149/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Altera a lei complementar n° 26, de 28 de dezembro de 1998. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10160/22 – Deputado Chico KGL – Estabelece o regime jurídico das parcerias entre a Administração Pública Estadual e as Organizações da Sociedade Civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação; define diretrizes para a política de fomento, de colaboração e cooperação com Organizações da Sociedade Civil; revoga a Lei n° 7.371, de 20 de agosto de 1971. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 10175/22 – Deputado Chico KGL – Institui o Dia Estadual da Epilepsia. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10180/22 – Deputado Talles Barreto – Declara de utilidade pública a Associação Semeadores do Bem de Goiânia. Relatado pelo deputado Virmondes Cruvinel.

Processo nº 10197/22 – Deputado Max Menezes – Declara de utilidade pública a Associação dos Nordestinos de Senador Canedo, com sede naquele município. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 10199/22 – Deputado Henrique César – Institui a Capital Nacional dos Muladeiros, o município de Iporá. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10202/22 – Deputado Coronel Adailton – Dispõe sobre o reconhecimento da Folia de Santo Reis, realizada no município de lnaciolândia, como patrimônio cultural e imaterial goiano. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10205/22 – Deputado Julio Pina – Declara de utilidade pública a Federação de Capoeira de Goiás, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Wilde Cambão pela diligência.  

Processo nº 10223/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Altera a Lei n° 17.119 de 27 de julho de 2010 sobre a unidade de medida de oferta de produtos. Relatado pelo deputado Francisco Oliveira.

Processo nº 10226/22 – Deputado Jeferson Rodrigues – Declara de utilidade pública a Associação de Equoterapia Reabilitando Vidas, com sede no município de Bela Vista de Goiás. Relatado pelo deputado Coronel Adailton.

Processo nº 10228/22 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Declara de utilidade pública o Instituto Fila da Catarata, com sede em Goiânia. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 10236/22 – Deputado Chico KGL – Declara de utilidade pública a Associação Desportiva Aston Vila (Adav), com sede no município de Planaltina. Relatado pelo deputado Coronel Adailton pela diligência. 

Processo nº 10240/22 – Deputado Rubens Marques – Altera a Lei n° 20.873, de 8 de outubro de 2020, que institui a Política de Atenção e Direitos ao Portador de Síndrome da Fibromialgia e Doenças Reumatológicas. Relatado pelo deputado Amilton Filho.

Processo nº 10242/22 – Deputado Karlos Cabral – Altera a Lei n° 20.196, de 6 de julho de 2018, que dispõe sobre a jornada de trabalho de psicólogos. Relatado pelo deputado Talles Barreto.

Processo nº 10252/22 – Deputado Cairo Salim – Altera a Lei n° 13.896, de 24 de julho de 2001, que dispõe sobre a criação de espaço em bares, lanchonetes, restaurantes e similares para deficientes físicos. Relatado pelo deputado Humberto Teófilo.

Processo nº 10254/22 – Deputado Bruno Peixoto – Inclui no Calendário Cívico Cultural e Turístico do Estado de Goiás o Festival Gastronômico do Cerrado e a Festa do Milho, realizados no município de Santo Antônio de Goiás. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 10271/22 – Deputado Francisco de Oliveira e outros – Concede Título de Cidadania Goiana a Azaide Donizetti Borges Martins. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Contrário

Processo nº 1709/22 – Deputado Lucas Calil – Dispõe sobre o aumento da idade máxima para ingresso na Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). Relatado pelo deputado Coronel Adailton. 

Distribuição

Processo nº 10718/22 – Veto parcial da Governadoria ao autógrafo de lei nº 421, de 24 de agosto de 2022, de autoria do ex-deputado Diego Sorgatto. O texto dispõe sobre a proibição da comercialização do cachimbo de água egípcio, denominado ‘narguilé’, aos menores de 18 anos. 

Processo nº 10719/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 422, de 24 de agosto de 2022. De autoria do deputado Henrique César, a propositura garante às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, a isenção das taxas de serviços para a emissão de segunda via de documentos.

Processo nº 10720/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 423, de 24 de agosto de 2022. Proposta do deputado licenciado Wagner Camargo Neto obriga a identificação de produtos provenientes da agricultura familiar. 

Processo nº 10721/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 424, de 24 de agosto de 2022. Proposta do deputado Karlos Cabral, que regulamenta o inciso IX do art. 92 da Constituição Estadual, que dispõe sobre a reserva de percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência, e define os critérios de sua admissão”, para que o portador de deficiência auditiva unilateral, não passível de correção, possa concorrer às vagas reservadas aos deficientes em concurso público para investidura em cargo ou emprego público.

Processo nº 10722/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 443, de 6 de setembro de 2022. De autoria do deputado Karlos Cabral e outros, que concede à pessoa com deficiência auditiva gestante o direito a um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para acompanhar o trabalho de parto. 

Processo nº 10723/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 444, de 6 de setembro de 2022. De autoria do deputado Chico KGL, altera a Lei n° 11.651, de 26 de dezembro de 1991, Código Tributário do Estado de Goiás (CTE), para isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a propriedade de veículo destinado ao uso de pessoa ostomizada.

Processo nº 10724/22 – Veto integral ao autógrafo de lei nº 446, de 6 de setembro de 2022. De autoria do deputado Helio de Sousa, o texto dispõe sobre a denominação de próprios estaduais, para impedir a substituição da denominação, quando o próprio público já estiver denominado com o nome de uma pessoa.

Processo nº 10725/22 – Veto integral da Governadoria ao autógrafo de lei nº 449, de 6 de setembro de 2022. De autoria do deputado Bruno Peixoto, que altera nº 20.918, de 21 de dezembro de 2020, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do artigo 92, inciso X, da Constituição do Estado de Goiás. 

Processo nº 10734/22 – Deputado Karlos Cabral e outros – Altera Lei Complementar n° 161, de 30 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás (RPPS/GO).

Processo nº 10736/22 – Deputado Bruno Peixoto – Institui o Dia Estadual do Agente de Crédito.

Processo nº 10737/22 – Deputado Karlos Cabral – Dispõe sobre a necessidade de se estabelecer piso salarial para os profissionais da fonoaudiologia.

Processo nº 10738/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Altera Lei n° 10.321, de 20 de novembro de 1987, que cria o Parque Estadual dos Pireneus.

Processo nº 10739/22 – Deputado Virmondes Cruvinel Declara de utilidade pública a Associação Comercial e Industrial do Distrito de Ingá (Acidi), com Luziânia.

Processo nº 10740/22 – Deputado Wilde Cambão – Declara de utilidade pública a Sociedade Esportiva Viper, com sede Luziânia. 

Processo nº 10741/22 – Deputado Virmondes Cruvinel – Declara de utilidade pública a Associação Caminho de Cora Coralina, com sede em São Francisco de Goiás. 

Processo nº 10742/22 – Deputado Paulo Cezar Martins – Declara de utilidade pública a Associação Favos – Família, Amor,  Voluntariado, Oportunidade e Saúde – Contra o Câncer, a Favor da Vida, com sede em Jataí.

Processo nº 10743/22 – Deputado Álvaro Guimarães – Dispõe sobre a estadualização da Rodovia municipal Ataíde Rodrigues Borges, conhecida como ‘prainha do vermelhão.

Processo nº 10747/22 – Deputado Charles Bento – Institui a Política de Incentivo ao uso de Veículos Elétricos, a Bateria e, Veículos Elétricos, a Célula Combustível.

Processo nº 10748/22 – Deputado Coronel Adailton – Altera Lei n° 11.416, de 5 de fevereiro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Bombeiros Militares do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Goiás.

Processo nº 10749/22 – Deputado Antônio Gomide – Declara de utilidade pública o Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso, com sede naquele município.

Processo nº 10750/22 – Deputado Gustavo Sebba – Declara de utilidade pública a Associação Amigos dos Animais de São Simão, com sede naquele município. 

Processo nº 10751/22 – Deputado Francisco Oliveira – Declara de utilidade pública a Missão Vidas Vale Mais, com sede no município de Morrinhos. 

Processo nº 10754/22 – Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui o programa “Óculos Falantes” para os deficientes visuais nas bibliotecas e na rede pública de educação.

Processo nº 10756/22 –  Deputada Delegada Adriana Accorsi – Dispõe sobre a inclusão da Semana do Cerrado, no Calendário Letivo da rede de ensino de Goiás. 

Processo nº 10757/22 –  Deputada Delegada Adriana Accorsi – Institui cotas raciais em concursos públicos para provimento de cargos efetivos no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

Processo nº 10758/22 – Deputado Lissauer Vieira – Revoga Lei n° 21.528, de 4 de agosto de 2022, que dispõe sobre a afixação permanente de placas ou cartazes nos estabelecimentos que comercializam carne.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA