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Região do Jardim Botânico revela encantos naturais aos turistas

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Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, com o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, o Administrador do Jardim Botânico, Roberto Andrade, e o deputado Distrital Daniel Donizete inauguram o CAT. Foto: Renato Braga/Setur-DF

As regiões administrativas de Brasília estão sendo olhadas como destino turístico de acordo com a vocação e especificidades de cada uma. O programa Turismo em Ação, da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), já chegou a dez cidades e nesta sexta-feira (13) desembarcou no Jardim Botânico.

A região administrativa oferece experiências incríveis nos segmentos do ecoturismo, turismo de aventura, de contemplação, de lazer, gastronômico, religioso e comercial. “Poucos moradores do DF sabem disso e o nosso objetivo é ofertas novas rotas e novas vivências ao morador e ao visitante”, afirmou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. 

Servidores da Administração Regional do Jardim Botânico no CAT. Foto: Renato Braga/Setur-DF

Ela e o administrador Hamilton Santos inauguraram uma unidade do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) dentro da Administração Regional para atender os turistas de fora do DF e a população que queiram conhecer mais sobre as riquezas naturais da região.

“Estamos recebendo hoje na Administração Regional do Jardim Botânico o Centro de Atendimento ao Turista. É um momento ímpar para a região administrativa porque o Programa Turismo em Ação do GDF tem beneficiado, transformado e levado o nome de Brasília para o resto do Brasil e para o mundo e, partir de hoje, estamos nos enquadrando e passando a fazer parte deste momento. Por meio do programa, as pessoas poderão conhecer os movimentos, monumentos e tudo de melhor que temos para oferecer na região. Temos a Reserva Ambiental do Jardim Botânico, o Salto do Tororó e outras dezenas de lugares que poderão ser curtidos no dia-a-dia por todos que vierem ao Jardim Botânico”, declarou o administrador Hamilton Santos.

Para o assessor técnico da administração local, Tiago Wilson, a descentralização do turismo é um bom caminho para desenvolver todo o Distrito Federal. “Descentralizando o turismo faz com que cresça o movimento nas cidades e aqueça a economia por meio do aumento de hospedagem, comércio em geral. Assim, fica bom para todo mundo”, disse.

O CAT será a porta de entrada para os visitantes, contará com profissionais responsáveis por fornecer informações sobre os pontos turísticos da cidade, produtos, serviços e artesanato. O novo espaço seguirá os padrões dos outros CATs já existentes na capital, com atendimento todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, das 9h às 18h.

O empresário e morador da RA considera  importante a valorização que a Secretaria de Turismo tem dado às administrações regionais para aumentar as opções de experiências dentro do turismo local. “Quando recebemos turistas em Brasília, só pensamos no aviãozinho, no Plano Piloto e nos esquecemos dos outros pontos que a cidade oferece. Como morador do Jardim Botânico, acho importante valorizar a região  porque gera movimento, investimento e estruturação. É fundamental esse olhar global para o nosso quadradinho”, argumentou.

Artesanato

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, com o secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, a mestre-artesã Roze Mendes e a artesã Tânia Cristina de Oliveira.  Foto: Renato Braga/Setur-DF

Durante o evento, a artesã Tânia Cristina de Oliveira Vieira Alves recebeu emocionada a Carteira Nacional do Artesão. O documento habilita o profissional a trabalhar legalmente em todo o país e oferece a possibilidade de participação em  eventos locais, nacionais e internacionais, dos quais tenham a participação da Setur.

“Estou muito emocionada em receber a Carteira do Artesão. Agradeço muito o empenho da Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e de toda equipe que no dia-a-dia estão sempre buscando novas frentes, sempre reconhecendo e sempre adotando ações para fortalecer cada dia o nosso trabalho. Agradeço a todos que, de alguma forma, nos ajudam a mostrar esse trabalho tão lindo que fazemos com amor. Todas as nossas peças têm um pouco da gente, são peças únicas e em cada uma delas está o nosso amor e a nossa dedicação”, falou Tânia Alves.

Segundo a Secretária Vanessa Mendonça, existem cerca de onze mil artesãos em todo o DF, um segmento do turismo que tem recebido ações diretas de valorização e promoção por parte do governo local, como nunca antes aconteceu.

Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, o Administrador do Jardim Botânico, Roberto Andrade, e a turismóloga Satyam Bomer na Cachoeira Tororó durante o Turismo em Ação. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 “A Carteira Nacional do Artesão abre um céu de oportunidades. Essa carteira está dentro  do Artesanato brasileiro e a gestão é da Secretaria de Turismo do DF sob o comando do Ministério da Economia. Na carteira tem um número do Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro), a matéria prima e a técnica que o artesão usa. O documento permitirá que a senhora Tânia participe de todas as nossas feiras, seja aqui em Brasília ou em qualquer outra cidade do Brasil. Nós temos, até dezembro, três feiras confirmadas e os produtos vão no Caminhão do Turismo, que é do artesão. Nós resgatamos esse caminhão que estava abandonado para o artesanato de Brasília. É um momento de muita emoção, quero dedicar o nosso trabalho para que essas mulheres tenham um espaço permanente para vender seus produtos, pois elas sustentam suas famílias com esses produtos e nós queremos que elas tenham cada vez mais condições” Vanessa Mendonça .

Atrações locais

A região, rica em atrações turísticas, também vai ganhar um mini guia produzido pela Setur-DF, apontando os principais pontos turísticos da região, com destaque para a Cachoeira Tororó, restaurante Sai da Toca, Parque Tororó, Igreja São Francisco e Shopping Jardim Botânico.

Daniela Bernardi é moradora da região há 22 anos e acompanha de perto o movimento de visitantes no Parque do Tororó. A moradora conta que o local é sempre muito frequentado e que tanto ela quanto os demais moradores prestam os cuidados necessários para a sua preservação. Daniela destacou também que o número de visitantes aumenta durante os finais de semana e feriados. No entanto, há também visitações de grupos  durante a semana para a prática de atividades como o rapel.

“Nós moradores cuidamos de tudo aqui. Vem gente de todos os lugares, inclusive de outros países, fazemos a limpeza e os cuidados, não fazemos melhorias porque somos apenas moradores, às vezes faço almoço para os turistas que frequentam. Queremos investir e a vinda da Secretaria de Turismo e da administração nos motiva, tendo segurança tenho certeza que vai melhorar ainda mais”, afirma Daniela Bernadi.

A turismóloga formada pela Universidade de Brasília e voluntária do Conselho Comunitário de Segurança do Parque Tororó, Satyam Bomer, acompanhou a visita técnica do Turismo em Ação e está certa de que o programa vai fomentar turismo local com o aumento de visitantes.

“Eu só posso dizer que estou muito feliz com esse projeto. É muito bom ver o governo se interessando por todas as regiões administrativas da nossa cidade, querendo fomentar o turismo,  fazendo a economia girar. Isso é incrível. A cachoeira do Tororó é um lugar lindo e as pessoas precisam conhecer. Com esse programa, mais pessoas passarão a frequentar”, afirmou a turismóloga  Satyam Bomer

O programa Turismo em Ação é coordenado pela Setur-DF com o objetivo de levas ações de estruturação, qualificação, promoção e divulgação do turismo em todas as regiões administrativas do Distrito Federal. A caravana itinerante já passou pelo Lago Sul, Guará, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia, Riacho Fundo II, Gama, Brazlândia, Paranoá e Fercal.

* Com informações da Setur

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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