Geral

Jornadas do Patrimônio debatem assuntos da Educação

Publicado

em


Consolidadas como evento técnico, científico, educativo e cultural, a nona edição das Jornadas do Patrimônio DF começam na próxima semana. Assim como no ano passado, todas as atividades serão executadas no formato on-line, com transmissão pelo canal da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação no YouTube .

Confira, abaixo, a programação do evento, que terá todas as palestras com início às 14h30. Os 200 primeiros participantes de cada mesa receberão comprovantes de participação.

Palestras começam no dia 17 e vão até o início de setembro, sempre às 14hh30 | Foto: Divulgação|SEE

Dia 17

  • Caminhos participativos na educação patrimonial
    A abertura do evento será no Dia do Patrimônio Cultural e terá como palestrante a coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Rampim, com mediação do gerente de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte da Secretaria de Educação (SEE), David Nogueira. A data faz parte do calendário escolar da pasta e de eventos oficiais do Distrito Federal.

Dia 19, 

  • Brasília, a cidade com asas
    O segundo dia terá como foco reflexões sobre o livro Gabriel em Brasília: a cidade com asas, de Elisa Leonel. A autora fará uma imersão na obra literária com base nos processos de ensino-aprendizagem fundamentados na educação. Os palestrantes são a gerente de Políticas de Leitura da SEE, Sonia Maria Soares, e a professora de Artes Visuais Renata Azambuja, integrante da equipe de Educação Patrimonial da SEE.

Dia 24, às 14h30

  • Educação para cidadania – escola, museu e cidade
    Para falar sobre a união entre educação e cidadania no contexto escolar, museal (relativa a museus) e urbano, o evento contará com a participação da doutora Eva Waisros Pereira, do Museu da Educação do DF, e da especialista em gestão de políticas públicas de cultura Atila Tolentino. A mediação será da professora Vanessa Freitas, integrante da equipe de Educação Patrimonial da SEE.

Dia 26, às 14h30

  • Museu como espaço educativo
    A partir de reflexões do museu como espaço educativo, a palestra terá como apresentadoras a supervisora de acervo do Museu Nacional da República, Morena Reis; a coordenadora do Museu Nacional da República, Arlene Von Sphsten, e a coordenadora pedagógica do Museu Nacional, Viviane Pinto. A mediação ficará com a diretora do Museu Nacional da República, Sara Seilert.

Dia 31, às 14h30

 Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural

  • O quinto dia das Jornadas do Patrimônio será marcado pela apresentação do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF. O convidado é o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. Também participam a diretora de Preservação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Daniela Zambam, e, representando o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do DF (Condepac), José Cavalcanti. O encontro será mediado por Letícia Viana, também integrante do Condepac.

2/9, às 14h30

 Democracia e formas e participação social

  • Para promover o debate sobre as potencialidades e as possibilidades na construção de caminhos participativos para o fortalecimento da democracia nos processos de ensino-aprendizagem, o evento contará com a palestra do especialista em Carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental Daniel Pitangueira de Avelino e da professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Maria Luiza Pinho Pereira. A conversa será conduzida pela professora de História Inara Bezerra Pereira Sousa, integrante da equipe de educação patrimonial da SEE.

Trabalho em equipe

A meta é que os encontros inspirem professores, demais profissionais de Educação, agentes culturais e estudantes na construção de caminhos participativos que possam valorizar a identidade local, revisitar memórias e fortalecer as noções de pertencimento.

Para isso, a SEE trabalha em parceria com a Superintendência do Iphan no DF e da Secec, com apoio da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e da Universidade de Brasília (UnB).

*Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA