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Reformada na Unidade de Assistência Social da Estrutural

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Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (22) portaria conjunta entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria do Trabalho (Setrab) para a chamada descentralização da execução de crédito (procedimento por meio do qual um órgão ou entidade transfere a outro a possibilidade de utilização dos créditos orçamentários) no valor de R$ 460.718,00 destinados à reforma do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Estrutural.

A liberação dos recursos por meio da descentralização é necessária porque o espaço onde está instalada a unidade socioassistencial fica no Edifício Centro de Cultura, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia), Área Especial nº 20, Setor Central – Cidade Estrutural. O local está cedido para Setrab e passou por reforma recente para receber também uma Agência do Trabalhador.

Mesmo com a reforma, o Creas Estrutural manteve os atendimentos normalmente | Foto: Divulgação/Sedes

Mesmo com a reforma, o Creas Estrutural manteve os atendimentos normalmente. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, essa verba foi destinada à reforma para manutenção do Creas Estrutural e de parte do espaço comum que será utilizado pelas duas secretarias.

“O Creas passou por uma reforma importante para receber melhor as famílias em vulnerabilidade social atendidas na unidade e oferecer mais qualidade de vida aos servidores que trabalham no local. Essa obra viabilizou a manutenção do prédio do Creas, acabando com infiltração, trocando iluminação, entre outros reparos”, explica.

“A modernização do espaço comum, como o auditório, vai beneficiar a todos e pode ser utilizado pelas duas secretarias”, diz a secretária.

“Essa iniciativa se soma às várias outras, como a inauguração de dois novos Centros de Referencia em Assistência Social (Cras) no Sol Nascente e no Recanto das Emas. E mostra o compromisso da Secretaria em ampliar e qualificar o atendimento à população do Distrito Federal”, completa Mayara Rocha.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, a parceria entre as duas secretarias modernizou todo o espaço para ampliar o atendimento às pessoas que mais precisam. “O GDF trabalha em conjunto para fortalecer a rede de proteção social. É a intersetorialidade que vai permitir as famílias em risco social terem um atendimento digno e que atenda todas às suas necessidades. Tanto o Creas quanto a Agência do Trabalhador são unidades fundamentais para garantir autonomia a essa população”, reforça a gestora.

“Várias dessas propostas não teriam uma execução rápida se não tivéssemos condições administrativas de execução. Somos um só governo, alinhado. A pasta do Trabalho é transversal e nosso objetivo é integrar todos, para que tenhamos maior produtividade. A determinação do governo é ter efeitos reais, que sejam sentidos pela população”, destaca o secretário do Trabalho, Thales Mendes.

Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública da política de assistência social que atende as pessoas e famílias que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. Na unidade, os servidores recepcionam, acolhem, fortalecem vínculos familiares e comunitários, disponibilizam informações sobre direitos e viabilizam acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados pelo trauma.

O Distrito Federal tem, atualmente, 11 Creas organizados por territórios, além do Creas Diversidade voltado especificamente para atender situações de discriminação, por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.

“O DF possui uma rede estruturada de proteção social, atuando em todas as Regiões Administrativas, nas áreas onde a população mais precisa da política de assistência social.  Atualmente, temos 84 unidades socioassistenciais que prestam o atendimento direto aos cidadãos, sendo 29 Cras, 12 Creas, 2 Centros Pops, voltado ao atendimento da população em situação de rua, 18 Centros de Convivência, 1 Unidade de Proteção Social 24h, 1 Central Regulamentação de Vagas, 1 Unidade de Serviço Funerário, 14 Restaurantes Comunitários e 6 Unidades de Acolhimento”, ressalta Mayara Rocha.

* Com informações da Sedes

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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