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Recolhimento de lixo verde vai evitar problemas com chuvas

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Um mutirão de limpeza foi realizado com apoio do GDF Presente, esta semana, na área central da capital e nas quadras 707/708 da Asa Norte. Os trabalhos tiveram início com jatos de água levando embora a sujeira das paradas de ônibus localizadas na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), entre a Polícia Civil e entrada do Parque da Cidade, Sudoeste e Eixo Monumental, próximo ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A retirada de lixo verde na Asa Norte atendeu  pedido de moradores, feito por meio da ouvidoria, e avançou no canteiro central da W3 Norte, na altura da Entrequadra 508/509 | Fotos: GDF Presente

Na Asa Norte, os serviços se concentraram na retirada de lixo verde, conforme pedido de moradores encaminhado via ouvidoria. Desde cedo, cerca de 20 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) se dividiram nas atividades de roçagem, capina e varrição. Com a ajuda de uma pá mecânica e um caminhão-caçamba, foram recolhidas mais de 10 toneladas de material, incluindo entulhos jogados por moradores da região.

“O Plano Piloto e, em especial, a Asa Norte, necessitava desse cuidado. São serviços importantes que proporcionam qualidade de vida aos moradores da região”Alexandro Cesar, coordenador do Polo Central Adjacente III

“Solicitei a limpeza aqui porque era um lugar que estava muito sujo e abandonado”, conta a aposentada Maria de Oliveira, 65 anos, moradora da 708 Norte. “Além das galhas e folhas de árvores, os moradores também fazem bastante sujeira com lixo doméstico.”

Para o também aposentado Ubiraci Gomes de Lima, 68 anos, a ação de limpeza efetuada pelos reeducandos da Seape tem um efeito preventivo. Como a quadra é cheia de pés de manga, a folhagem e os frutos caem com o vento e causam transtornos. “É só chover que tudo é arrastado para as bocas de lobo, entupindo tudo, então esse trabalho de limpeza é essencial porque evita aborrecimentos com a chegada da chuva”, relata.

A retirada de galhos e folhas avançou também no canteiro central da W3 Norte, na altura da Entrequadra 508/509. “O Plano Piloto e, em especial, a Asa Norte, necessitava desse cuidado. São serviços importantes que proporcionam qualidade de vida aos moradores da região”, destaca o coordenador do Polo Central Adjacente III, Alexandro Cesar.

Operação tapa-buraco

Além do mutirão de limpeza, servidores do Polo Central Adjacente III do GDF Presente, em parceria com a Novacap, atuaram na recuperação asfáltica na quadra 708 Norte. “A coisa estava feia; como fica muito carro estacionado aqui, caía no buraco mesmo”, lembra a professora Ester Alencar, 39 anos, moradora do bloco G da 708 Norte.

As manutenções do asfalto também aconteceram na 707/907 Norte, próximo a uma universidade particular. Mais de 10 toneladas de massa asfáltica foram usadas nas duas operações. “São ações que reforçam o trabalho diário no atendimento imediato às demandas de nossa população”, observa a chefe de gabinete da Administração Regional do Plano Piloto, Jeanine Woycicki. “Esses serviços de manutenção deixam nossa cidade mais segura, habitável e melhor para se viver.”

Fonte: Governo DF

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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