Geral

Qualificação para assistentes sociais inscreve até amanhã

Publicado

em


Terminam na próxima segunda-feira (20) as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação para trabalhadores da assistência social que vivem no Distrito Federal. O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas) é voltado a profissionais que, sendo ou não servidores, desejam se atualizar sobre a legislação da área e os procedimentos essenciais ao desempenho das suas atribuições.

“A legislação vai mudando com o passar dos anos. É fundamental o trabalhador do Suas passar por essa atualização”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Mas atenção: as vagas são limitadas. O CapacitaSuas é coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Cidadania e, no DF, pela Sedes, integrando o Plano de Formação e Educação Permanente do órgão.

“É uma oportunidade de os trabalhadores fazerem uma reciclagem”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “A legislação vai mudando com o passar dos anos, foram incorporadas novas regras, direitos e procedimentos para o atendimento à população. É fundamental o trabalhador do Suas [Sistema Único de Assistência Social] passar por essa atualização.”

Aulas virtuais

Os cursos começam em 17 de janeiro, em formato on-line, para facilitar o acesso dos profissionais da assistência social que vivem em regiões mais distantes. O limite é de até 800 trabalhadores do Suas, que serão divididos em turmas.

800 é o limite de vagas para trabalhadores do Suas, que serão divididos em turmas

São três novos cursos, cada um com 40 horas de carga horária: Atualização em Vigilância Socioassistencial, com 250 alunos; Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas, com 300 alunos, e Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços de Proteção Social Especial do Suas, com 250 alunos.

A subsecretária de Assistência Social da Sedes, Kariny Alves, lembra que essa capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede de assistência social é uma demanda antiga da categoria. “O programa CapacitaSuas garante oferta de formação para os profissionais, que é necessária”, afirma. “Nossa profissão requer esse conhecimento da legislação para que possamos oferecer um serviço de qualidade”.

Além das oficinas ao vivo, ficarão disponíveis aulas gravadas na Escola Virtual da Sedes. Ao final, todos os participantes aprovados receberão um certificado que contará para a progressão da carreira.

CapacitaSuas

O CapacitaSuas foi instituído pelo Conselho Nacional de Assistência Social em resposta às demandas de trabalhadores do Suas nas conferências da categoria. A Sedes aderiu ao CapacitaSuas em maio de 2012. O programa disponibiliza recursos para três etapas de cursos de capacitação. A primeira etapa foi em 2014, na modalidade presencial, quando foram capacitados mais de mil trabalhadores.

“Depois de sete anos sem executar os cursos do CapacitaSuas, empenhamos esforços para promover a segunda etapa do programa, visto que a educação permanente é uma das principais estratégias da atual gestão para o aprimoramento das ofertas de serviços na assistência social do DF e a valorização do servidor”, reforça o subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes, Rodrigo Freitas.

Servidores

Os servidores da Sedes não poderão participar de mais de um curso por período, devendo combinar com a chefia imediata a liberação para as aulas.

Além da ordem de inscrição, são critérios de desempate ser servidor da Sedes, ter a função relacionada com o conteúdo do curso de formação e ser servidor mais novo. Nesse último caso, a meta é promover a qualificação do profissional recém-nomeado. Só no último ano, foram nomeados quase 500 novos servidores.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA