Política

Caiado diz que crescimento do Estado vem do respeito ao dinheiro público e qualificação técnica

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, governador comenta dados do Índice de Atividade Econômica Regional, do Banco Central, com resultado positivo consecutivo por 30 meses, terceira maior sequência histórica do BC para Goiás

“Respeito ao dinheiro público e governo qualificado tecnicamente, que não transforma o Estado em máquina político eleitoral.” Segundo o governador Ronaldo Caiado, essa é a fórmula para garantir o crescimento de Goiás por 30 meses consecutivos. A fala foi durante entrevista nesta quinta-feira (19/10) ao Jornal do Meio Dia, da TV Serra Dourada, e refere-se aos resultados do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central do Brasil.

No acumulado até o mês de julho, Goiás tem 30 meses seguidos com resultado positivo. Divulgado todos os meses, o IBCR reúne informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e comércio. O resultado positivo é superior a 900 dias de crescimento proporcional e representa a terceira maior sequência histórica do BC para Goiás. O levantamento é realizado desde 2003.

Referência
“Goiás dá o tratamento que o empresário merece, facilitando sua vida e o Estado é o primeiro lugar do Centro-Oeste em oferta de mão de obra, benefícios e qualificação”, cita Caiado. Segundo o governador, um dos fatores para o bom desempenho no Estado é o Programa de Desenvolvimento Regional (ProGoiás), com ações de desburocratização da concessão de benefícios fiscais para o setor industrial e garantias de segurança jurídica e impessoalidade.

Na oferta de empregos, Caiado destacou o Feirão de Empregos na Praça Cívica, que vai até essa sexta-feira (20/10), atendendo cerca de 3 mil pessoas por dia. “As pessoas enxergam o respeito com que trabalhamos. Goiás hoje é referência na educação, segurança pública e saúde, tudo isso criado dentro de um governo”, ressaltou o governador.

Em entrevista, Caiado destaca que série de resultados positivos do Estado vem do respeito ao dinheiro público e gestão profissional

Em entrevista, Caiado destaca que série de resultados positivos do Estado vem do respeito ao dinheiro público e gestão profissional

Dentre as mais recentes ações de governo, Ronaldo Caiado foi perguntado sobre o pagamento de bônus por resultados para os servidores da Rede Estadual de Educação. “Fizemos uma revolução na educação, as pessoas viram que podemos ter escolas públicas com resultados melhores que as particulares”, disse Caiado. Ele explicou que o bônus foi estipulado como incentivo: “Todos os servidores da Educação terão bônus de 95% dos seus vencimentos”. O benefício será pago na folha de dezembro, com investimento de R$ 198 milhões do Tesouro Estadual.

Cora e cirurgias eletivas
Durante a entrevista, Caiado afirmou nunca ter admitido Goiás não ter leito público para o tratamento de pacientes com câncer. “Tenho certeza que a população questionava isso”, comentou. “Com toda dificuldade que recebi o Estado e a pandemia, criamos tratamento oncológico em Uruaçu, Itumbiara, fizemos convênio em Jataí e, agora, vamos montar aquilo que é algo que me dediquei o tempo todo. Vai ser o maior centro oncológico da América Latina”, disse Caiado ao anunciar que o Cora já tem 40% da obra concluída.

Ao mencionar o mutirão realizado em Goiás para diminuir a fila de cirurgias eletivas, agravadas durante o período da pandemia, o governador destacou a unificação da demanda represada dos municípios e afirmou que o Estado não se exime de sua responsabilidade. “O cidadão precisa de saúde estando na lista do município ou do Estado. Tanto é que o modelo de Goiás foi copiado. Perto do fim do ano, vamos chegar perto de 100 mil operados”, anunciou.

Fotos: Junior Guimarães / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA