Política

Proposta de Virmondes Cruvinel, Alego celebrou, com homenagens, o Dia do Defensor Público, na noite dessa 5ª-feira, 23

Publicado

em

Por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), a Assembleia Legislativa promoveu na noite dessa quinta-feira, 23, sessão solene extraordinária para a entrega de Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, em celebração ao Dia do Defensor Público.

Compuseram a mesa de trabalhos, além de Virmondes na presidência: a esposa do presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira (PSD), Camila Vieira, representando o parlamentar; soldado Carlos Roberto Costa Gomes; e o presidente e diretor legislativo da Associação Goiana de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Allan Montoni Joos.

Quatorze profissionais da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO) foram agraciados com o certificado, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. A honraria é uma das formas de o Parlamento goiano homenagear pessoas que contribuem e contribuíram para o desenvolvimento e transformação do estado. 

A DPE-GO foi criada em 2011, para promover os direitos humanos e prestar assistência jurídica integral e gratuita à população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. A atuação da DPE é por via judicial e, de forma extrajudicial, na solução das demandas que afetam os que buscam pela assistência da instituição.

Título de Cidadania

Virmondes, também, homenageou com o Título de Cidadania Goiana o presidente e diretor legislativo da Anadep, Allan Montoni Joos, natural de Embu (SP). Membro titular da DPEGO, o homenageado é formado em Direito, com especialização em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional, especialização em Direitos Humanos com atuação na área pela DPEGO. Ele é, também, professor de Direito Penal e Processual Penal e de Pós-Graduação.

Na sessão especial, o soldado da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) Carlos Roberto Costa Gomes foi agraciado com a Medalha Pedro Ludovico Teixeira. A entrega foi feita em nome do deputado Tião Caroço (UB), que propôs a honraria.

Discursos

Na tribuna, Virmondes afirmou que a palavra servir foi o grande propósito da sessão. “O reconhecimento da Defensoria e das pessoas que ajudam a transformar o nosso estado é muito importante. Nós fazemos questão de agradecer a cada um de vocês. Lutamos para que na Casa de Leis tivéssemos um espaço da Defensoria Pública para que pudéssemos atender, também, o povo e nos surpreendemos com o tamanho sucesso. Isso nos dá orgulho. Somos felizes por sermos propositores do Dia do Defensor Público em Goiás, mas para que seja um dia efetivo para lembrar a defesa e garantia dos direitos do povo”, destacou.

Segundo o parlamentar, mesmo diante dos desafios que o mundo enfrenta, a Defensoria Pública não se distanciou da comunidade. “Estamos passando por momentos difíceis no mundo, mas testemunhei de perto o trato que a Defensoria teve com o povo. Ela não se distanciou e buscou continuar lutando pelo direito da sociedade. Desejo que possamos ver a Defensoria Pública cada vez mais em destaque.”

O presidente e diretor legislativo da Anadep, Allan Montoni Joos, novo cidadão goiano honorário, agradeceu a honraria recebida e falou do trabalho do defensor público, que é mais que uma profissão. “É uma missão em prol da coletividade e muito altruísta, porque tem muito trabalho e muita luta.”

Allan Joos discorreu um pouco sobre o trabalho, lembrando que, em um ano, centenas de milhares de pessoas foram atendidas pelos 83 defensores atuais. “Logo, virão mais 47 e esse número vai aumentar, é o que nos alegra. Ocupamos o primeiro lugar em crescimento. Vamos seguir adiante e superar as necessidades que ainda temos. Comemoro todo meu amor pela Defensoria e por esse estado, verdadeiramente me sinto em casa em Goiás”, afirmou.

O defensor-público geral de Goiás, Domilson Rabelo, também deu seu testemunho sobre a história da instituição. “O tempo de caminhada é grande. Em 28 de janeiro de 2015, erámos 12, poucos, mas engajados, vivendo o novo. Sempre estamos vivendo e revivendo o novo. Continuamos ali uma estrada de outros que vieram antes de nós. Ali começava a idealização da Anadep”, contou.

Ele ressaltou sua gratidão por receber a honraria. “Em 2022, com o apoio desse Parlamento, mais uma página é escrita na história da Defensoria Pública. Não existe instituição sem valorização e sem estímulos. Somos um time que trabalha, sou testemunha. Sempre precisaremos manter um olhar de correção. Somos eternos aprendizes. Parabéns a todos.”

A defensora pública Michelle Bitta subiu à tribuna para falar em nome dos homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. “Homenagear a Defensoria Pública é reconhecer a causa desta instituição, que luta diuturnamente para que todos os cidadãos vulneráveis consigam alcançar direitos básicos, como saúde, educação e moradia. Ano passado realizamos quase 200 mil atendimentos. É um número considerável se pensarmos que somos apenas 83 defensores”, tratou.

Defensores homenageados:

Antônia Maria Ribeiro Neta

Bruna do Nascimento Xavier

Cláudia Nunes Troncoso Ribeiro

Cleusa Ferreira de Assis

Cleyton Rodrigues Barbosa

Gabriela Marques Rosa Hamdan

José Luiz Pereira de Sousa

Liliane Medeiros Wascheck

Lucianna Fernanda de Castro Barbosa

Luiz Henrique Silva Almeida

Marco Túlio Félix Rosa

Maria Alice Bastos Lima

Maria Aparecida de Ávila Brito

Mayara Batista Braga

Michelle Bitta Alencar de Sousa

Pedro Ferreira Mafra Neto

Philipe Arapian

Salomão Rodrigues da Silva Neto

Tatiana Maria Bronzato Nogueira

Telma Mundim de Siqueira

Tiago Gregório Fernandes

Vilmar Alves de Brito

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA