Distrito Federal

Programa social da Sejus desembarca na Estrutural

Publicado

em


Desde que foi oficialmente instituído pelo Governo do Distrito Federal, em abril de 2019, pelo Decreto nº 39.775, o programa Sejus Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), já passou por 11 administrações regionais, atendendo mais de 72 mil pessoas.

Nesta semana, o projeto desembarca na Estrutural trazendo como novidade uma parceria com a Defensoria Pública do DF: a Carreata Itinerante. Os atendimentos gratuitos serão nesta quinta (17) e sexta-feira (18) das 9h às 17h, na Praça Central, ao lado da administração regional. É obrigatório o uso de máscaras e haverá distribuição de álcool gel.

“O programa é uma política de Estado que chega à Estrutural reunindo várias ações com praticidade e agilidade. Além do atendimento jurídico, há todo um atendimento de cidadania com atuação de vários órgãos em parceria com a secretaria”, explica Marcela Passamani, secretária da Sejus.

Projetada com acesso para pessoas com deficiências, sala de reuniões e autonomia de funcionamento para até 8h, a unidade móvel pode atender até treze pessoas simultaneamente com demandas jurídicas. “A ideia é incluir serviços da defensoria

no programa Sejus mais Perto do Cidadão, com atendimentos voltados para crianças, adolescentes e todo o seu ambiente familiar”, explica Passamani.


 

Como o próprio nome diz, a ideia do Sejus mais perto do Cidadão é se aproximar da população com ações de cidadania, oferecendo serviços sociais essenciais. Entre os trabalhos que estarão à disposição da população nesses dois dias está a emissão da carteira de identidade (1ª e 2ª via), além de atendimentos no Procon e no Na Hora.

A população também terá oportunidade de ser assistida por profissionais da Saúde como enfermeiras, oftalmologistas, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
 
A programação também inclui serviços de barbearia e a carreta da beleza para as mulheres. Segundo a administradora da Estrutural, Vânia Gurgel, a expectativa é de cerca de 2.500 pessoas passem por lá por dia.“Estamos de braços abertos para receber a Sejus aqui na Estrutural, uma cidade que precisa muito da atenção de outros órgãos”, agradece a administradora. “Esse programa traz muitas ações que a cidade precisa e que vai beneficiar bastante cidadãos”, reforça a gestora.

 

Graças à parceria com outros órgãos, o público beneficiado com as ações de prestação de serviços da Sejus vai contar também com uma programação alternativa. Uma delas é a exposição Museu das Drogas com orientações sobre prevenção e combate ao uso de drogas dados pela Polícia Civil. Já temas voltados à alimentação saudável e sustentável serão abordados no projeto Cozinha Brasil, realizado em parceria com o Sesi-DF.

Na Feira de Talentos serão vendidos produtos de artesanato confeccionados por pessoas atendidas pelo Programa Pró-Vítima. Acompanhado do mascote Brasinha, o Corpo de Bombeiros do DF terá atividades com as crianças, além de uma exposição sobre primeiros socorros.
 
“Esse tipo de evento tem muita relevância para a corporação porque é uma forma do Corpo de Bombeiro estar presente nas comunidades mais carentes”, explica o tenente-coronel, Leomax Júnior, do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

“Geralmente realizamos ações explicando sobre a nossa cultura, o que somos e como atuamos, além de fazer um trabalho de prevenção sobre acidentes domésticos e primeiros socorros”, detalha o militar.

 

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA