Minas Gerais

Programa Gestão pela Aprendizagem é ampliado

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A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, nesta sexta-feira (18/12), em parceria com o Instituto Unibanco, o “2º Seminário Gestão Educacional do Ensino Médio”. O evento virtual marcou a ampliação do Programa Gestão pela Aprendizagem, voltado para escolas estaduais mineiras que disponibilizam o ensino médio. A partir do próximo ano, escolas de mais 11 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) implementarão as estratégias Jovem de Futuro, ação de combate à evasão escolar.

A ampliação no número de escolas faz parte da segunda etapa de implementação da iniciativa. A primeira, iniciada em 2019, incluiu 1.343 unidades de ensino de 24 SREs. Na segunda e atual fase, a iniciativa contemplará mais 11 regionais e, somando as duas etapas, chegará ao total de 1.928 escolas beneficiadas. Já em 2022, na terceira etapa, a previsão é de que todas as escolas que ofertam o ensino médio serão contempladas.

Iniciativa

Durante a abertura do seminário, em vídeo, a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, ressaltou a importância de expandir uma iniciativa que tem trazido tantos resultados positivos para o estado. “Este programa vem nos ajudando a melhorar o processo de gestão, priorizando as ações voltadas para o ensino médio, etapa de ensino que tem uma importância muito grande na definição do futuro dos jovens do nosso estado. Estamos muito felizes em poder fazer a expansão do programa”, afirmou.

O Programa Gestão pela Aprendizagem é uma iniciativa da SEE/MG desenvolvida em parceria com o Instituto Unibanco. A ação utiliza a metodologia do Jovem de Futuro e tem como objetivos o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores de aprendizagem.

Participações

Em sua apresentação, o superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, apresentou a organização da estratégia Jovem de Futuro, abrangência da iniciativa em todo o país e os resultados que a proposta tem trazido para as escolas mineiras desde sua implementação, em 2019. “O esforço central do Jovem de Futuro é pensar como a gestão pedagógica pode estar inteiramente a serviço de uma escola, totalmente integrada, valorizando seu corpo docente e fazendo com que o estudante possa aprender mais e ficar na escola”, ressaltou.

O superintendente também pontuou que “temos uma visão ousada de fazer com que o ensino público em Minas Gerais seja ainda mais capaz de se transformar em referência de uma educação de qualidade efetivamente para todos”.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Geniana Faria, destacou a importância dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o trabalho de gestão. “O índice nos diz sobre dois grandes processos de gestão: o aprendizado e o fluxo. São eles que conduzem a nossa gestão e nos dizem quais ações são intervenientes neste processo para que a gente possa melhorar”.

O programa fará capacitações voltadas para os Inspetores Escolares e as escolas. “Para que a gente possa ter uma implementação efetiva, nós teremos, em janeiro, uma formação com os Inspetores Escolares que são peças fundamentais para que o programa ocorra e ganhe em qualidade. E ainda, ao longo do primeiro semestre, com os demais atores que estão envolvidos nesse processo”, conclui.

A partir do próximo ano, o Gestão pela Aprendizagem estará presente nas escolas das SREs de Araçuaí, Diamantina, Januária, Patos de Minas, Ponte Nova, Sete Lagoas, Caratinga, Janaúba, Nova Era, Poços de Caldas e Pouso Alegre.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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