Minas Gerais

Romeu Zema visita escola em Monte Carmelo do projeto Mãos à Obra

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O governador Romeu Zema visitou nesta sexta-feira (18/12) em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, as obras da Escola Estadual Dona Sindá, contemplada no programa Mãos à Obra, que prevê a revitalização de escolas públicas do Estado com reformas e melhorias. Já foram investidos R$ 216 milhões em obras, que contemplaram mais de mil diferentes escolas em cerca de 430 municípios mineiros.

“A escola Dona Sindá é uma das mais de mil unidades escolares de Minas que estão passando por reformas. Nos últimos anos, nenhuma escola em Minas recebeu qualquer tipo de intervenção e os problemas foram surgindo.  Aqui foi trocado o telhado, toda a iluminação interna, os banheiros foram reformulados e está sendo feita uma via de acesso ao segundo pavimento, de forma que a escola ofereça segurança e conforto aos alunos. O programa está sendo desenvolvido em todo o Estado e está naquilo de a gente devolver aos cidadãos aquilo que ele paga de impostos”, afirmou o governador.
 

Pedro Gontijo / Imprensa MG

As escolas atendidas pelo programa são definidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), considerando a situação crítica e urgências para a realização da obra. Em 2019, foram feitas visitas às unidades para fazer um diagnóstico. O município de Monte Carmelo conta, ainda, com reformas de outras cinco instituições estaduais.

Obras necessárias

A Escola Estadual Dona Sindá foi contemplada com quatro obras, com valor superior a R$ 650 mil. São intervenções e reparos no telhado, rede elétrica, muros, reconstrução da arquibancada da quadra, alteamento do muro e a construção de uma rampa de acessibilidade, assim como a adequação de banheiros acessíveis.

A unidade escolar, que tem mais de 63 anos, atende cerca de 560 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos. São aproximadamente 50 servidores lotados na escola. A diretora da instituição, Lilian Daniela Macedo Gomes da Silva ressaltou a importância das intervenções para melhorar o atendimento aos alunos.

“É a primeira reforma de grande porte que a gente recebe, como a rampa e banheiro de acessibilidade, pois nossa escola atende crianças especiais. Isso é muito importante para nós, pois temos uma comunidade participativa, atenta à escola, e que está muito feliz com a obra”, afirmou a diretora.

Pedro Gontijo / Imprensa MG

Assistência Social

Cumprindo o compromisso firmado durante a campanha de não receber o salário até que todo o funcionalismo público esteja recebendo seus proventos em dia, o governador Romeu Zema visitou a Associação Luta pela Vida, que há 30 anos realiza serviços sociais em Monte Carmelo. Zema repassou à instituição R$ 3.982,44, referente à metade de seu salário.

A instituição atende 110 crianças e adolescentes – desde bebê até 15 anos -, todas em situação de vulnerabilidade social e moradoras do município. Indiretamente, são 1,5 mil pessoas atendidas pelo projeto, incluindo as famílias das crianças.

“A doação vem em boa hora, vamos aplicar nas cestas para as famílias carentes. Fiquei surpreso em ver um governador doar um salário para a instituição, coisa que eu nunca tinha visto. O fato de ele se dispor a vir conhecer nosso trabalho mostra que a associação é importante para a sociedade e ele é uma pessoa que enxerga longe, que o trabalho social é tão importante em um momento tão crítico que estamos vivendo”, afirmou o fundador da Associação Luta pela Vida, Osvaldo Antônio da Silva.

Coromandel

Cumprindo mais um Giro pelo Estado no Alto Paranaíba, o governador participou ainda na manhã desta sexta-feira (18/12) da inauguração da 2ª Vara Cívil, Criminal e da Infância e Juventude na Comarca de Coromandel, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
 

Pedro Gontijo / Imprensa MG

Com a inauguração, Coromandel passa a ter duas Varas. A então Vara Única da Comarca passa a ter a denominação e a competência de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. A estrutura local passará a contar com dois assessores de juiz, um gerente de secretaria e cinco cargos de oficial judiciário.

“Fico satisfeito de estar de volta à Coromandel neste momento em que a 2ª Vara está sendo instalada para dar mais celeridade aos serviços públicos da cidade e região. O Tribunal de Justiça tem investido pesado na automação, digitalização de processos, para que seja mais célere e, consequentemente, mais justa. Temos trabalhado a quatro mãos e aquilo que o Tribunal de Justiça depende de nós tem sido feito em prol do povo mineiro”, afirmou o governador.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou que o órgão vem desenvolvendo um Plano de Aceleração de Obras, com a entrega de novas estruturas do tribunal no interior de Minas, com foco na construção e a reforma de fóruns. O objetivo, segundo o presidente, é garantir melhor atendimento à população, facilitando ainda o acesso à Justiça.

“O Poder Judiciário tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos. É o que buscamos fazer aqui: entregar ao cidadão coromandelense uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz”, afirmou o presidente do TJMG, Gilson Soares.

Também participaram das agendas com o governador a deputada federal Greyce Elias, os deputados estaduais Bosco, Luiz Humberto Carneiro e Leonídio Bolças; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio; prefeitos, vereadores, representantes de outros Poderes, entidades, associações e lideranças regionais.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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