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Procon Tocantins realiza pesquisa de ceia e encontra variação de até 170% em produtos

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Faltando 10 dias para o natal, o palmense já se prepara para encontrar o melhor custo-benefício dos produtos da ceia natalina. Para orientar o consumidor na hora da compra, o Procon Tocantins realizou nesta quarta-feira, 14, uma pesquisa de preços em seis supermercados da Capital. A ação verificou o preço de 93 produtos entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones. Em alguns produtos produtos a variação chega a ser 170%.

“O objetivo da pesquisa realizada é verificar a variação de preços entre os estabelecimentos no período, tornando a escolha dos produtos mais assertiva, uma vez que a economia possibilita o consumidor a se organizar melhor e não gastar mais que o necessário”, destaca Rafael Pereira Parente, superintendente do órgão de defesa do consumidor.

Percentuais encontrados

O maior percentual de variação de preços foi encontrado no quilo do tender suíno bolinha, que tem variação de 171%, vendido entre R$ 47,99 e R$ 129,99. Em segundo lugar, ficou o pêssego em calda de 450 gramas. O mesmo é vendido entre R$ 10,45 e R$ 25,29. O que significa uma diferença de 142%. Em seguida, está o quilo da ameixa, vendido entre R$ 7,90 e R$18,99, o que representa uma diferença de 140%.

Panetones

Entre os panetones, as maiores variações apresentadas foram os sabores alpino recheio cremoso e prestígio 450 gramas. Com variação de 116%, vendidos entre R$ 22,49 e R$ 48,59.

“As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada. Os preços praticados atualmente podem ser diferentes, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções. Além disso, lojas da mesma rede podem praticar preços diferentes”, explica Magno Silva, gerente de fiscalização.

A pesquisa não considera a marca dos produtos, apenas o menor preço encontrado nas prateleiras de cada estabelecimento comercial, exceto para os panetones, nos quais a marca também é considerada.

A pesquisa completa realizada nos supermercados de Palmas pode ser consultada no site do Procon, acessando o link https://central.to.gov.br/download/312190

Dicas para realizar compras sem transtornos

Pesquisa e planejamento são essenciais para quem busca economizar. É recomendável que o consumidor faça uma lista dos itens necessários e procure quais estabelecimentos apresentam.

Além de um bom preço, busque facilidades na hora da compra, como, por exemplo, proximidade, estacionamento, descontos, promoções e opções de formas de pagamento, entre outros.

Ao escolher quais alimentos irão para o carrinho de compras, é importante estar atento às informações que constam na embalagem, tais como data de validade; lote; identificação do produtor/fornecedor; peso; medida; ingredientes; características nutricionais; SIF (Serviço de Inspeção Federal) caso o alimentos seja de origem animal e se contém ou não glúten, no caso de alimentos industrializados.

As promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas, por isso, o consumidor deve guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas.

Ao passar os produtos pelo caixa, se houver diferença entre o preço registrado e o que estava informado na prateleira, prevalece o menor.

O Procon Tocantins alerta que o consumidor deve efetuar a pesquisa de preço, avaliando sempre a relação preço e qualidade, atendo-se às informações contidas nos rótulos, como peso, data de fabricação, prazo de validade e condições de conservação.

Encontrou algo errado? Denuncie

Em caso de denúncias, o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia (63) 9 9216-6840.

Entre os panetones, a maior variação apresentada foi de 116% – Procon/Governo do Tocantins

O quilo da ameixa apresentou uma variação de 140%, vendido entre R$ 7,90 e R$ 18,99 – Procon/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

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Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

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