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Equatorial Goiás assina acordo com MPGO e Procon que põe fim a 30 ações civis públicas

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Acordo beneficia clientes goianos por renúncia de receita de R$ 18 milhões por parte da companhia de energia 

Equatorial Goiás firmou acordo com o Ministério Público de Goiás (MPGO) e o Procon Goiás referente a passivos (obrigações financeiras passadas) da Celg-D e da Enel, quanto a contas de energia faturadas por média em janeiro de 2015, referente a não realização de leituras nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2014.  

À época, 29 ações civis públicas foram propostas pelo MPGO em municípios do interior do Estado e outra pelo Procon Goiás, em defesa dos consumidores da capital. Com o acordo, a distribuidora de energia renuncia a uma receita de mais de R$ 18 milhões em benefício de clientes goianos de 96 municípios. 

Desse modo, decisões referentes a estas demandas determinaram o refaturamento das contas do período, para verificar o consumo efetivo. Ocorre que a Equatorial se adiantou na análise total dos valores devidos em todo Estado e chegou ao montante de R$ 18.649.945,89, que seria devido pelos consumidores. Visando à resolução no âmbito das ações judiciais, a Equatorial se dispôs a uma solução conciliatória, na qual abre mão dessas receitas em benefício econômico direto aos consumidores goianos. 

De acordo com o presidente da concessionária, Lener Jayme, é uma resolução muito natural para a forma de gestão a que se propõe a Equatorial. “Temos um perfil conciliatório, essa é a nossa forma de trabalho”, afirma. 

O promotor de Justiça Goiamilton Antônio Machado, titular da 70ª Promotoria de Justiça de Goiânia, destaca a importância dessa forma de resolução da demanda. As tratativas foram conduzidas em parceria com a promotora Sandra Mara Garbelini, titular da 12ª Promotoria de Goiânia. Para ela, “é uma solução que atende interesses de todas as partes e, principalmente, beneficia inúmeros consumidores goianos”. 

Sobre a Equatorial Goiás  

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². 

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Confira o cronograma de manutenções programadas desta semana da Equatorial Goiás

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Clientes que serão impactados recebem aviso da distribuidora ou podem consultar sua unidade consumidora no site da empresa 

Comprometida em manter uma comunicação transparente com seus clientes, a Equatorial Goiás divulga semanalmente um cronograma com as manutenções programadas, ou seja, os pontos na área de concessão que receberão melhorias na rede elétrica e o fornecimento de energia precisará ser interrompido. 

A rede de distribuição de energia elétrica também precisa de manutenção, por isso, as manutenções programadas proporcionam melhorias na rede e têm o objetivo de levar mais qualidade e confiabilidade ao fornecimento de energia. As ações contemplam podas de árvores, limpeza de faixas de servidão (áreas localizadas sobre as linhas de distribuição) e instalação e substituição de postes, transformadores e cabos, entre outras atividades. 

As manutenções programadas podem ocorrer com a rede desligada, apenas na região em que será executado o serviço, ou ligada, a chamada linha viva. Nos casos em que há o desligamento, a Equatorial Goiás sempre avisa os clientes com, no máximo, 72 horas de antecedência, por meio de cartas entregues na unidade consumidora afetada informando data, horário e endereços envolvidos. Por isso é importante que os clientes mantenham sempre seu cadastro atualizado junto à distribuidora de energia. 

O cliente também pode se antecipar e consultar se haverá manutenção programada que atingirá sua unidade consumidora. Para isso, deve realizar o seguinte procedimento:   

– acessar a Agência Virtual da Equatorial Goiás em https://equatorialgoias.com.br/LoginGO.aspx ou, no site https://www.equatorialenergia.com.br/, clicar em Goiás e, em Links Úteis, acessar Agência Web; 

 

– em seguida, digitar sua unidade consumidora (número disponível na parte superior da conta de energia, com fundo laranja), o CPF do titular e confirmar o captcha;  

– no menu de Opções, à esquerda, clicar em Atendimento e, em seguida, Consulta de Desligamento Programado.  

Na área de Desligamento Programado estarão disponíveis a data, horário de início e fim do serviço e o tipo de tarefa a ser realizada. 

O gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, lembra que devido a impedimentos técnicos, a programação pode sofrer atrasos ou ser cancelada sem aviso prévio. “E caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será reenergizada sem necessidade de outra comunicação”, explica. 

Vinicyus destaca, ainda, que em condições climáticas severas, ocorrência de raios, colisões de veículos contra postes da rede elétrica, furtos de cabos ou atos de vandalismo, não é possível realizar o aviso antecipado. “São situações alheias ao nosso controle”, afirma. O gerente do COI também ressalta que as manutenções programadas contemplam trechos de bairros, ruas ou locais específicos dos municípios onde é necessária a ação preventiva ou obra de melhoria, não abrange cidades inteiras.  

Mais informações podem ser obtidas por meio dos seguintes canais de comunicação:   

– Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;   

– Assistente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020;   

– Central de Atendimento 0800-0620196;   

– Agências de atendimento presencial, confira a lista aqui: https://go.equatorialenergia.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Enderecos-das-agencias-de-atendimento-Equatorial-Goias.pdf 

A lista de manutenção programada da semana entre 26/02 a 03/03 pode ser conferida aqui: https://go.equatorialenergia.com.br/2024/02/26/confira-o-cronograma-de-manutencoes-programadas-desta-semana-da-equatorial-goias/.  

Sobre a Equatorial Goiás   

 A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence à holding Equatorial Energia, 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem cerca de 13 milhões de clientes. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de clientes, localizados em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². 

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