Distrito Federal

Primeiro paciente do Hospital de Campanha do Autódromo recebe alta

Publicado

em


Um dia após dar alta ao centésimo paciente do complexo dos novos hospitais de campanha, a unidade do autódromo deu alta ao seu primeiro paciente internado. Emanoel Alberto de Figueiredo, 62 anos, deu entrada no hospital na madrugada do dia 16 de maio e – na tarde desta segunda-feira (31) – foi liberado para retornar à sua casa.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
“Eu fui o primeiro paciente do hospital. Durante três dias eu fui o VIP daqui e, do começo ao fim, me trataram com amor, carinho, respeito e profissionalismo”, disse Emanoel, ao receber alta | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Ao sentir os sintomas da doença, Emanuel recebeu o primeiro atendimento na UPA do Núcleo Bandeirante. Chegou a ficar internado na unidade, mas seu quadro demandava um leito com um suporte mais específico ao tratamento de covid. Desta forma, recomendou-se a sua transferência ao Hospital de Campanha do Autódromo. “Eu fui o primeiro paciente do hospital. Durante três dias eu fui o VIP daqui e, do começo ao fim, me trataram com amor, carinho, respeito e profissionalismo”, afirma Emanoel.

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Em um dos diários de internação, Emanoel escreveu uma carta em agradecimento à equipe que o atendeu

O paciente chegou a tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Contudo, antes mesmo dos 15 dias de intervalo até o organismo começar a produzir os anticorpos, apresentou sintomas da doença.

Emanoel chegou a ter 70% do pulmão comprometido. Ao comentar sua chegada à unidade, o paciente brinca. “Eu levei um susto, um carro encostou aqui e tinha 20 pessoas me aguardando, todo mundo colorido. Pensei que eu estava no céu”, contou.

A auxiliar administrativa de enfermagem Rosiane Silva dos Santos foi uma das convidadas – pelo próprio paciente – para assistir o momento de vitória do biólogo e se despedir dele. De acordo com a profissional, este foi um momento de grande expectativa.

“Ele convidou a gente para estarmos aqui no momento da alta dele. O prontuário dele era um dos maiores. Hoje nós estávamos passando para ver os pacientes e, desde ontem, ele estava nessa expectativa e eu sempre desejando que ele tivesse alta. Estou com o meu coração extremamente acelerado e emocionada”, relata Rosiane.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA