Geral

Primeira etapa das obras da Avenida Hélio Prates alcança 30% de execução – Agência Brasília

Publicado

em


Uma das mais importantes rodovias para quem transita por Taguatinga e Ceilândia, a Avenida Hélio Prates está em obras. A primeira fase dos serviços, que vai da via N3 até a M1 em Ceilândia, completou, em janeiro, 30% de execução. A reforma pretende uniformizar e modernizar a área que abriga diversas instituições de ensino, de saúde e de esporte, além de residências e um forte comércio.

A estimativa é de que esta primeira etapa, que tem investimento de R$ 14,3 milhões, seja concluída até o próximo mês de junho | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os trabalhos concluídos consistem na parte de drenagem, implantação do pavimento rígido na faixa preferencial de ônibus e remodelação dos estacionamentos do comércio local.

“As calçadas serão acessíveis. Hoje você encontra degraus e desníveis que impedem a circulação e causam dificuldade de locomoção. A gente quer, com essa obra, dar mais mobilidade”Luciano Carvalho, secretário de Obras

Dos 1.640,14 metros de rede de água pluvial, foram concluídos 991,80 metros. Com relação à instalação do pavimento rígido – que tem durabilidade de até 30 anos – na pista exclusiva para coletivos dos dois lados da avenida, 24% dos serviços previstos estão finalizados.

Ainda nesta semana quatro pontos de ônibus serão instalados na QNN 17 e QNN 18, sendo dois de cada lado. Das 373 vagas remodeladas nos estacionamentos de bloquetes das áreas comerciais (QNN 17, 18, 1 e 2 e QNM 2 e 1), 77 estão prontas.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, os trabalhos foram prejudicados no fim do ano passado pelas fortes chuvas, que atingiram uma média acima da esperada nos últimos meses. Já a parte interna da área comercial ficou para este ano para não prejudicar a circulação de clientes durante o período natalino.

“Não mexemos na pista antes, porque estávamos no final de ano, era tempo de Natal, quando o comércio está mais aquecido. Queríamos deixar o acesso mais livre durante aquele período. O que a gente pretende fazer agora é fechar essa primeira etapa. Queremos recuperar esse prazo”, afirma.

A aposentada Damares Maria Alencar, 71 anos, avalia que os bolsões das paradas de coletivos ficarão mais confortáveis: “Vai melhorar”

O foco agora são os trabalhos de pavimentação rígida na via de circulação de veículos na área comercial, que terá ainda uma faixa para descarga, e a construção das calçadas de acessibilidade multiúso com concreto pigmentado com terracota em frente às lojas.

“As calçadas serão acessíveis. Hoje você encontra degraus e desníveis que impedem a circulação e causam dificuldade de locomoção. A gente quer, com essa obra, dar mais mobilidade”, explica o secretário.

Benefício para o futuro

A estimativa é de que a primeira etapa, que tem investimento de R$ 14,3 milhões, seja concluída até junho. “Sabemos que gera um certo desgaste junto aos comerciantes. Temos enfrentado reclamações, mas temos procurado nos reunir com eles para mostrar os benefícios do projeto e também estamos em constante diálogo para atender suas demandas. O resultado final será muito benéfico”, comenta Luciano.

“O que hoje causa incômodos aos comerciantes e frequentadores, em breve, se tornará um benefício muito grande para todos eles, inclusive, valorizando seus imóveis”Fernando Fernandes, administrador de Ceilândia

O comerciante Bruno Roberto Gomes, 39 anos, que é dono de uma loja de açaí na área comercial às margens da Avenida Hélio Prates, diz que consegue enxergar as vantagens no futuro. “Vai beneficiar muito o fluxo na avenida toda e, consequentemente, aqui no comércio. Neste primeiro momento atrapalha bastante, mas sabemos que será melhor”, defende.

Acostumada a andar de ônibus, a aposentada Damares Maria Alencar, 71 anos, avalia que os bolsões das paradas de coletivos ficarão mais confortáveis para os usuários de ônibus após o fim das obras. “Acho que vai melhorar, acredito que será mais confortável”, diz.

Essa é a mesma avaliação da dona de casa Marleide Aparecida Ferreira, que acredita que a reforma deixará as paradas de ônibus mais cômodas para os usuários que utilizam a avenida. “Aqui ficava lotado, com muita gente mesmo. Nem cabia na parada. Agora acho que terá mais espaço”, comenta.

O administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, destaca que o projeto vai valorizar a região. “O que hoje é um transtorno e causa incômodos aos comerciantes e frequentadores, em breve, se tornará um benefício muito grande para todos eles, inclusive, valorizando seus imóveis. Estamos modernizando e trazendo uma nova roupagem para a avenida”, afirma.

Próximas fases

A recuperação da Avenida Hélio Prates é mais uma das obras que compõem o Corredor Eixo Oeste. Além desta, estão em andamento a construção do Túnel de Taguatinga, do viaduto da Epig, de dois novos viadutos no Setor Policial e a reforma completa da Estrada Parque Setor Policial Militar (ESPM).

A segunda etapa na avenida compreende o trecho entre a QNG/QI 1 e a EPCT (DF-001) – Pistão Norte, com extensão de 2.010 metros. O processo de contratação da empresa responsável pela execução da segunda etapa da obra segue em andamento por meio de licitação e tem previsão de conclusão em março.

Nessa fase serão feitas a ampliação e a remodelação de calçadas, incluindo acessibilidade e travessias de pedestres; reordenamento e pavimentação de estacionamentos; implantação de ciclovia, paisagismo e mobiliário urbano; e execução de obras no interior do Parque Ecológico do Cortado e com implantação de lagoas de detenção.

Já a terceira etapa fará modificações na parte central da Hélio Prates, com ciclovia e corredor de BRT, enquanto a quarta fase corresponderá aos serviços de drenagem pluvial principal, corredor de ônibus (BRT), pavimentação asfáltica, ciclovia e complementação da arborização.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secom ganha prêmio de transparência com o ComunicaBR

Publicados

em

Plataforma de transparência ativa do Governo Federal superou outros cinco finalistas na 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública, nesta quinta-feira (25), em Florianópolis (SC)

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) conquistou nesta quinta-feira, 25 de abril, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública com o ComunicaBR. A produção em vídeo criada para divulgar a plataforma de transparência ativa do Governo Federal nas redes sociais superou outras cinco finalistas na Categoria Transparência da premiação, concedida pela WeGov.

» Conheça a produção em vídeo premiada

Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”
PAULO PIMENTA Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Criado em parceria pelo Gabinete Pessoal do Presidente da República, Secom, Casa Civil e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o ComunicaBR dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228 de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, destaca a amplitude do ComunicaBR ao atingir diversos públicos. “Esse prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito pelo Governo Federal em prol de todos os brasileiros. Com o ComunicaBR, falamos diretamente com a população e mostramos os resultados e entregas do governo na região onde cada um mora e no país todo. Também auxiliamos a imprensa e os gestores a terem os dados mais atualizados e corretos”, afirma.

Para o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a conquista do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública é mais uma demonstração de que o governo está no caminho certo. “O ComunicaBR é um grande exemplo de boas práticas que podemos ter no ambiente digital, promovendo o acesso fácil, simples e rápido da população a informações confiáveis sobre seu município. É uma iniciativa moderna para garantir transparência, que também é um compromisso do presidente Lula. Essa premiação reforça que estamos no rumo certo”, destaca.

“A transparência ativa diretamente para os cidadãos e cidadãs é uma marca do governo Lula. Feliz com o reconhecimento dessa iniciativa desenvolvida na parceria MGI/Secom que permite que todos acompanhem as ações do governo federal em sua cidade”, comemora a ministra da da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

CRITÉRIOS – Os finalistas da 2ª edição do Prêmio Social Media Gov de Comunicação Pública foram definidos após análise que compreendeu o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, e levou em conta os critérios de envolvimento e impacto coletivo das publicações, além da pertinência com a temática da categoria.

Na Categoria Transparência, foram consideradas instituições que promoveram a transparência na Administração Pública por meio de seus conteúdos, posicionamentos e ações.

“O ComunicaBR é um instrumento de transparência ativa. Representa o compromisso do governo Lula de aprimorar continuamente os mecanismos de prestação de contas à sociedade. Ganhar esse prêmio não só mostra que estamos fazendo um trabalho sério, mas também nos estimula a melhorar cada vez mais”, diz Sandra Brandão, chefe de gabinete da Presidência.

COMUNICABR – O ComunicaBR foi criado em 2023 com o objetivo de facilitar o acesso a dados de programas do Governo Federal, por meio de uma interface simples e intuitiva, com informações atualizadas e contextualizadas, para o maior número de pessoas, de forma ampla e democrática.

Em constante atualização, o portal apresenta cards informativos, relatórios e panfletos com dados divididos por eixos temáticos. Estão disponíveis informações sobre a execução de ações do governo e programas como Mais Médicos, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Escola em Tempo Integral, Pacto Nacional pela Retomada de Obras, Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Escolas Conectadas, Bolsa Família, Bolsa Atleta, Lei Paulo Gustavo, obras do Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Rural (Agronegócio) e Crédito Rural (Agricultura Familiar), entre outros.

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA