Cidades
Prefeitura de Goiânia inicia restauração de pavimento do Eixo Anhanguera, nesta terça-feira (07/06)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), inicia, nesta terça-feira (07/06), obras de restauração de pavimento do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo. Termo de acordo com a Metrobus Transporte Coletivo, que dispõe sobre serviços de fresagem, recapeamento e manutenção da via, foi assinado em maio.
As obras começam pelo terminal da Praça da Bíblia, sentido Praça A, no cruzamento da Avenida Anhanguera com a Rua 208. A previsão é de que as intervenções no trecho de 300 metros sejam realizadas até sexta-feira (10/06), sem alterações nos pontos de embarque e desembarque.
Não haverá desvios para outras vias ou bloqueios, porém, nos trechos em obras, os ônibus do Eixo não circularão em suas faixas exclusivas, mas na faixa da direita, junto aos demais veículos. Agentes de trânsito permanecerão no local para controle viário.
Na ocasião da assinatura do termo, em maio, o prefeito Rogério Cruz destacou que “intervenções relacionadas à melhoria da mobilidade e do transporte coletivo na capital terão sempre o apoio da gestão”.
Desde o início das negociações, em março, com a Metrobus e Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) analisa parâmetros técnicos e cronogramas de desenvolvimento das obras, uma vez que compreendem intervenções nos 28 quilômetros da via.
“É uma via muito importante, extensa, com 28 quilômetros – considerando os dois sentidos, com um dos maiores sistemas de transporte de passageiros de Goiânia e Região Metropolitana. Portanto, são necessárias estratégias específicas para o cumprimento das metas”, explica o secretário de Infraestrutura de Goiânia, engenheiro Everton Schmaltz.
Para assegurar perfeita trafegabilidade no Eixo Anhanguera, que conta com um pavimento construído ainda 1976, ficou acordado entre as partes que a Seinfra executará, de junho a novembro deste ano, serviços de fresagem e recapeamento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, entre os terminais Padre Pelágio (Jardim Fonte Nova) e Novo Mundo (Jardim Novo Mundo).
A segunda etapa acontecerá entre os meses de agosto de 2023 e julho de 2024, quando a Seinfra fará a reconstrução do pavimento em toda a extensão do Eixo Anhanguera, conforme solução técnica determinada em decisão judicial.
Permanentemente, serão realizadas manutenções rotineiras, como tapa-buracos ou outras medidas emergenciais que se fizerem necessárias para sanar riscos pontuais ao longo de todo o Eixo, independentemente do período climático, seco ou chuvoso.
Tais serviços, que incluirão a limpeza e retirada de detritos próprios da operação, serão realizados mediante solicitação da Metrobus, que ficará responsável pelo monitoramento do pavimento, indicando à Seinfra os locais exatos das intervenções emergenciais que surgirem.
“Acreditamos que, dessa maneira, será possível atender bem o cidadão e a frota de ônibus da Metrobus, que terá sempre um pavimento de boa qualidade para trafegar em segurança”, pontua o titular da Seinfra.
Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia
Cidades
Governo de Goiás chega a 40% de execução na obra de duplicação da GO-010
Equipes avançam com frentes de trabalho simultâneas em terraplanagem e implantação de pavimento no trecho entre Goiânia e Senador Canedo
A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) alcançou 40% de execução nas obras de duplicação da GO-010, entre Goiânia e Senador Canedo. Equipes técnicas realizam serviços de terraplanagem e aplicação de pavimento, simultaneamente, no trecho de 10,22 quilômetros.
Na sequência, a rodovia receberá elementos de drenagem superficial, como meios-fios e canaletas, bem como sinalização definitiva da obra. A implantação da ponte sobre o Córrego Bonsucesso já foi concluída.
A rodovia é uma importante ligação entre a capital, região Metropolitana e municípios da região da estrada de ferro. Segundo o presidente da autarquia, Santos Filho, o novo asfalto suportará as tensões do intenso tráfego de veículos pesados e de passeio que circulam diariamente pelo local.
“Cerca de 6 mil veículos transitam pela GO-010 todos os dias. A rodovia é uma rota importante de escoamento de produções agroindustriais em conexão com a capital. A duplicação vai beneficiar moradores de cidades vizinhas, trabalhadores e estudantes com mais conforto, agilidade de tráfego e segurança viária”, reforça Santos Filho.
Fotos: Goinfra / Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes – Governo de Goiás
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